Autor |
Mensagem |
duguitarrero Veterano |
# abr/03
fala ae galera...
essa pergunta eh para quem tem banda...
quando vcs vao afinar os instrumentos,(ex: afinacao 1/2 tom abaixo do normal) o baixo tambem afina 1/2 tom abaixo?
|
JPedro Veterano |
# abr/03
· votar
Todos os instrumentos têm que ter a mesma afinação, nesse caso então, o baixo teria que ser 1/2 tom abaixo.
|
boka Veterano |
# abr/03
· votar
nao tem q tar na mesma afinacao nao...
eh o soh o baixista saber o q o guitarrista ta fazendo e ele fazer algo q caiba nakilo
|
Toddynho Veterano |
# abr/03
· votar
É usual todos os instrumentos terem a mesma afinação. No caso do baixo, não é necessário
|
conte Veterano |
# abr/03
· votar
ueh, entaum daria na mesma afina o baixo em Eb (1/2 tom abaxo) e a guitarra dexa normal!!!!!
claru q tem q afina, eh bem menos complicado. c fosse o caso, o guitarrista´, pro ex. , faz um acorde em Ré, dai o baxista teria q fazer alguma coisa em C#, dai fica mais complicado.
|
conte Veterano |
# abr/03
· votar
tdos os instrumentos devem estar na msma afinaçao, experimenta dexa diferente pra ve a "bleza" q issu fica
|
joao balao Veterano |
# abr/03
· votar
tem que estar na mesma afinção sim crianças...
se a guitarra tá em Eb e o baixo em E, o baixo não vai poder dar as notas mais graves...
fica bem mais complicado de tocar se tiver em afinação diferentes
|
boka Veterano |
# abr/03
· votar
mas dah..
axo q eh oi hendrix q toka em Eb em algumas musdicas coim o baixo na afinacao normal...
afinal de contas nao ha soh um Eb no braco e tb eh so o baixista trasnpor o q ele iria fazrer
|
joao balao Veterano |
# abr/03
· votar
boka, exatamente, precisa transpor, o que não é difícil, mas não é o natural...
agora, não existe isso de tocar a guitarra em Eb e o baixo em E... ficaria completamente dissonante.
|
boka Veterano |
# abr/03
· votar
logico ia dar akele super som bonido de 2 menor
mas se o baixista transpor nao vejo problemas
eh a mesma coisa por ex.. qdo o guit poe um capo na 2 casa o baixista nao temq por tb
pq ele traspoe
|
Morello Veterano |
# abr/03
· votar
Nossa, claro que pode usar afinãções diferentes.
Até as guitarras podem.
É só fazer a transposição.
É bem legal fazer isso, ja que voce pode usar o fato de ter duas guitarras para deixa-las com timbre diferente uma da outra criando um ambiente diferente.
No baixo é mais facil ainda. O baixo normalmente toca uma nota só por vez, entao é so fazer a transposição.
|
nukebass Veterano |
# abr/03
· votar
Não aconselho transpor por uma questão de timbragem e também porque se a música tiver um riff com cordas soltas vc não vai conseguir executá-lo com a mesma facilidade e ainda conseguir manter uma boa entonação das notas.
O ideal mesmo é afinar todos iguais...
Nos ensaios da minha banda de Hard Rock eu levo os dois baixos; um em Eb e outro em Diapasão 440Hz
|
Luna Veterano |
# abr/03
· votar
Bem como eu toco teclado e naum precisa de afinar, eu naum sei.. hauahuahauahuahauha
Bjs...
|
MKazan Veterano |
# abr/03
· votar
duguitarrero
nem sempre. depende da musica.
por exemplo, com afinação normal. se tivermos uma musica em Lá, vc é capaz de tocá-la em Lá bemol sem afinar o instrumento 1/2 tom a baixo.
depende da musica, e depende da habilidade do musico.
|
Guitar_Fury Veterano |
# abr/03
· votar
na minha banda todos nos usamos afinação E !!
|
iSiNhA Veterano |
# mai/03
· votar
Guitar_Fury, eh o padrao! :o)
pode afinar um instrumento diferente do outro sim, mas daí tem que tá ligado as notas ficam diferentes e tal. Fica um poukinho mais dificil, mas nao eh tanto. tem banda que toca assim, acho que era a do hendrix...
|
Guitar_Fury Veterano |
# mai/03
· votar
iSiNhA pode cre....mas acho q seria uma coisa meio inutil, ja q muitas vezes vc ja tem tantas coisas pra c preocupar na hora de tocar..... !! =)
|
Chance Veterano |
# mai/03
· votar
eh soh usa a mesma afinacao de qdo estiveh improvisandu
se o guitarrista faz um riff e u baxista um outro em cima
e a guitarra tava 1/2 tom abaixo e o baixo c/ afinacao normal, vao te ki toca sempri c/ essa afinacao nessa musica,
u ideal eh ou deixa us 2 afinados no mesmo tom ou faze uma afinacao individual e p/ sempre
|