Autor |
Mensagem |
inthelight Veterano |
# set/04
Uma duvida: qdo eu tiver usando um modo grego, por exemplo, E dorico, que acordes eu uso pra acompanhar esse modo? Os acordes do tom da musica (no caso D), os da tonalidade de E?
E se eu harmonizar a escala dorica?Os acordes que sairem poderão ser usados qdo?
|
Alexandre Souza Veterano |
# set/04
· votar
inthelight
Cara pelo pouco que eu manjo disso eu acho que vc uso os acordes do tom da musica. No seu ex. E dorico seriam os acordes do tom D...
Eu acho que é isso, quem souber direito posta ae pra nóis...
|
LeandroP Moderador |
# set/04
· votar
inthelight
São os mesmos acordes do tom de Ré maior, só que neste caso a atenção é mais voltada pro Em.
Um exemplo de uma música em Am Dórico é a "2 Minutes To Midnight" do Maiden.
Progressões do tipo II, V, I também são bem características.
|
LeandroP Moderador |
# set/04
· votar
Outra progressão bem comum em Mi dórico é esta:
.
| Em7 | A7(9) | Em7 | A7(9) |
.
Teoricamente esta é uma meia-cadência ou cadência interrompida. Depois do acorde A7(9) o mais esperado é o D7M. Como ele não foi para o acorde de Ré, então toda a atenção fica em torno do Em7, dando até a impressão de que a música está no tom de Mi menor natural.
Neste caso, você não precisa usar uma progressão dórico durante a música toda. Você pode mudar pra outro modo ou até mesmo modular. Este é um truque muito utilizado na música.
Pra ilustrar bem como a coisa funciona, a música "Thanck You" do Led Zeppelin (banda que eu sei que você não gosta nada he he he) é tocada o tempo todo dando atenção para o acorde D. É claro, a tonalidade é de Ré, mas o tom é de Sol (veja que tom e tonalidade são duas coisas diferentes). A música trabalha sobre o modo mixolídio, onde o D é o V de G.
Sacou???
|
Reinken_o Organista Veterano |
# set/04
· votar
LeandroPanucci
blz, acho q entendi. se eu harmonizasse a escala dorica de E, teria os mesmo acordes da escala de D jonio, certo?
mas não tem certos acordes que caracterizam os modos? ou naum?
|
LeandroP Moderador |
# set/04
· votar
Reinken_o Organista
Tem as progressões que indicam o modo. Usando o exemplo da música "Thanck You":
.
| D | D/C | G/B | D |
.
Apesar do acorde D estar mais evidente que os demais, o tom usado pra escrever é o de Sol (tudo em função da nota D/C que surge na progressão).
Como você perguntou se algum acorde pode caracterizar o modo, eu posso te dar um exemplo de um "dominante secundário".
.
IIIm7 V7(#9)/II IIm7
| F#m7 | B7(#9) | Em7 |
.
O tom é Ré, mas o B7(#9) aparece como "dominante secundário" do II, que é o Em7.
|