| Autor | Mensagem | 
| inthelight Veterano
 | # set/04 

Uma duvida: qdo eu tiver usando um modo grego, por exemplo, E dorico, que acordes eu uso pra acompanhar esse modo? Os acordes do tom da musica (no caso D), os da tonalidade de E?

E se eu harmonizar a escala dorica?Os acordes que sairem poderão ser usados qdo?

| 
| Alexandre Souza Veterano
 | # set/04 · votar

inthelight
 Cara pelo pouco que eu manjo disso eu acho que vc uso os acordes do tom da musica. No seu ex. E dorico seriam os acordes do tom D...
 Eu acho que é isso, quem souber direito posta ae pra nóis...

| 
| LeandroP Moderador
 | # set/04 · votar

inthelight

São os mesmos acordes do tom de Ré maior, só que neste caso a atenção é mais voltada pro Em.

Um exemplo de uma música em Am Dórico é a "2 Minutes To Midnight" do Maiden.

Progressões do tipo II, V, I também são bem características.

| 
| LeandroP Moderador
 | # set/04 · votar

Outra progressão bem comum em Mi dórico é esta:
 .

|   Em7   |   A7(9)   |   Em7   |   A7(9)   |

.
 Teoricamente esta é uma meia-cadência ou cadência interrompida. Depois do acorde A7(9) o mais esperado é o D7M. Como ele não foi para o acorde de Ré, então toda a atenção fica em torno do Em7, dando até a impressão de que a música está no tom de Mi menor natural.

Neste caso, você não precisa usar uma progressão dórico durante a música toda. Você pode mudar pra outro modo ou até mesmo modular. Este é um truque muito utilizado na música.

Pra ilustrar bem como a coisa funciona, a música "Thanck You" do Led Zeppelin (banda que eu sei que você não gosta nada he he he) é tocada o tempo todo dando atenção para o acorde D. É claro, a tonalidade é de Ré, mas o tom é de Sol (veja que tom e tonalidade são duas coisas diferentes). A música trabalha sobre o modo mixolídio, onde o D é o V de G.

Sacou???

| 
| Reinken_o Organista Veterano
 | # set/04 · votar

LeandroPanucci

blz, acho q entendi. se eu harmonizasse a escala dorica de E, teria os mesmo acordes da escala de D jonio, certo?

mas não tem certos acordes que caracterizam os modos? ou naum?

| 
| LeandroP Moderador
 | # set/04 · votar

Reinken_o Organista

Tem as progressões que indicam o modo. Usando o exemplo da música "Thanck You":

.

|   D   |   D/C   |   G/B   |   D   |

.

Apesar do acorde D estar mais evidente que os demais, o tom usado pra escrever é o de Sol (tudo em função da nota D/C que surge na progressão).

Como você perguntou se algum acorde pode caracterizar o modo, eu posso te dar um exemplo de um "dominante secundário".

.

IIIm7   V7(#9)/II    IIm7
 |   F#m7  |   B7(#9)  |  Em7  |

.

O tom é Ré, mas o B7(#9) aparece como "dominante secundário" do II, que é o Em7.

|