midis com Voz

    Autor Mensagem
    tatiane
    Veterano
    # jul/04


    Por favor, alguém pode me dizer que programa usar para fazer midis com voz????

    t_uriel
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Olá. Um arquivo Midi não trata exatamente os sons da mesma forma que um arquivo de música real (como o Wav ou Mp3). Não vou explicar como ele funciona exatamente pq não importa mto agora (a menos q alguém queira saber! Alguém quer?! :-D ). Mas enfim... Não dá para vc adicionar voz em um arquivo midi. O q vc pode eventualmente fazer, é criar um arquivo midi, convertê-lo para MP3 (utilizando até soundfonts para deixar melhor) e literalmente gravar uma linha de vocal para ser mesclada ao fundo. Sacou?!

    []s
    Thiago

    Tou
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    a menos q alguém queira saber! Alguém quer?!

    EU! =)

    Demolisher
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Informática + Música = MIDI, e foi por aí que começou o interesse por uma tecnologia que mudou a maneira de como se faz e se produz música.

    Midi é uma tecnologia criada no início da década de 80, que estabelece uma forma de comunicação entre instrumentos musicais. A informação que é transmitida, indica as notas que são tocadas, e os momentos em que elas são tocadas. Em comparação com um arquivo de som sampleado (gravação digital de uma nota ou conjunto de notas tocadas simultaneamente ou em forma seqüencial, por um ou mais instrumentos), é muito menor, por que você não guarda a forma de onda, ou do som, ali, mas apenas informações que permitem que um outro equipamento reproduza a musica executando todos os sons nos momentos certos, ou seja, a transmissão é de dados e não de sons.
    O protocolo MIDI não permite a gravação / transmissão natural de voz. Funciona muito bem para musica instrumental. Tem também uma outra característica: O timbre de cada instrumento depende do equipamento que reproduzirá o arquivo MIDI. Uma pessoa pode fazer uma musica em MIDI com um solo de piano, e se outra pessoa for ouvir em outro equipamento, o timbre do piano pode ser diferente. Assim, os equipamentos usados para reprodução de MIDI variam desde placas da conhecida marca Sound Blaster, passando por módulos externos como os da marca Roland (Sound Canvas), até complexas configurações de sintetizadores.
    A informação MIDI também trafega pelo ciberespaço (a internet). Aliás, é a que trafega melhor, pois é a mais compacta. Agora, a qualidade da musica que você vai ouvir depende, e muito, da qualidade da sua placa de som. As placas Sound Blaster possuem um esquema de síntese inadequado para a reprodução realista de instrumento musicais, que é a síntese FM, por isso, as seqüências MIDI tocadas em uma Sound Blaster comum ficam com aquela característica de "música de videogame". As placas mais modernas, como Yamaha SW1000 XG ou as placas Turtle Beach, possuem uma memória interna com instrumentos musicais sampleados, e reproduzem MIDI através destes instrumentos. O som fica muito mais realista

    Portanto, o som por vezes ruim que você ouve ao tocar um arquivo MIDI esta associado à placa de som, e não o arquivo em si.
    Demolisher
    Membro


    Padrões MIDI:
    O que é GM ?
    O termo GM é freqüentemente usado para se referir a "Sistema Geral MIDI Nível 1".
    Esta não é uma especificação ou padrão por si só, mas uma "Prática Recomendada" para o padrão MIDI.
    O sistema GM foi introduzido em 1991 para superar um problema comum: canções MIDI criadas para tocar em um teclado necessariamente não tocariam corretamente em um gerador de sons diferente. Um problema que foi causado principalmente pelo fato que o mesmo programa selecionaria vozes completamente diferentes em geradores de tom diferentes. O GM proveu um conjunto standard de 128 vozes básicas e algumas regras relativas ao uso dos vários canais MIDI. Criando esta plataforma básica para todo o sistema GM, foi possível harmonizar os geradores, permitindo assim reproduzir arquivos GM com precisão em qualquer teclado ou gerador de sons compatível ao GM.
    Um grande número de seqüenciadores e aplicações de software estão disponíveis para a produção de dados musicais.
    O que é XG ?
    O formato XG da Yamaha é basicamente um conjunto de regras que descrevem como um gerador de tom responderá aos dados MIDI. O formato GM atual é um conceito semelhante e permite reproduzir músicas em formato GM com precisão em qualquer gerador GM de qualquer fabricante.
    Porém, o GM só aplica a um conjunto limitado de parâmetros.
    O XG expande significativamente o formato GM básico e provê muito mais vozes, na capacidade de edição, efeitos, entradas externas e outras características que contribuem para o aumento da expressão musical. E, desde que o XG seja compatível com o GM, podem ser reproduzidos com precisão em qualquer gerador XG e GM.
    Dados no formato XG tocarão com precisão em qualquer gerador XG. Embora o formato de XG defina um alcance extenso de parâmetros e permita controle musical excepcional, nem todos os dispositivos de XG precisam conformar à especificação completa XG. O formato XG permite escalar características e capacidades de acordo com preço e aplicações designadas. O formato XG foi projetado para permitir expansão futura sempre que necessário.
    O que é GS?
    A Roland criou um Sistema Geral MIDI Nível 1, ao qual deram o nome de Padrão GS. Este padrão obedece a todos os protocolos e mapas de som de GM e soma muitos controladores extras e sons
    Os programas em cada banco alinham em geral com o mapa original de Instrumento GM.
    Um conjunto de mensagens “Exclusivas Roland” permitem a reconfiguração e a customização dos módulos. Isto significa que um módulo GS Standard tocará corretamente qualquer canção projetada para o GM. Além disso, se o criador da melodia quiser criar alguma nuance extra, ele pode incluir as extensões Standards GS na sua seqüência.

    Demolisher
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    t_uriel
    Infelizmente vc está equivocado, já existem programas capazes de converter wave ou mp3 em midi, a qualidade de som cai, mas é muito mais leve pra armazenar e circular pela rede. se quiser, me dá seu e-mail que eu te mando algumas...

    Demolisher
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    tatiane
    t_uriel
    Akan
    http://baixaki.ig.com.br/site/detail12184.htm

    Esse programa aqui faz isso...

    SoldierOfFear
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    É preciso esse programa?

    Demolisher
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    SoldierOfFear
    pra transformar wav ou mp3 em midi, sim, ou esse ou qqr outro conversor...

    SoldierOfFear
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Acabei de testar, é ridiculamente impreciso.

    Akan
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    SoldierOfFear

    nem pego mais, eu me guio pelo som e se ele estiver ruim nada haver!

    Demolisher
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    SoldierOfFear
    O sistema MIDI não foi criado pra isso... mas tem alguns programas que conseguem uma definição de som melhor...

    SoldierOfFear
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Não falei da qualidade sonora, e sim da qualidade da transcrição.

    Demolisher
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    SoldierOfFear
    Eu não testei esse software, o que vc chama de transcrição?

    SoldierOfFear
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Resumindo: a MIDI sai uma bosta, notas jogadas ao léu, pouco da música original é detectado.

    Demolisher
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    SoldierOfFear
    Só... se quiser, eu te mando um e-mail com algumas midi que um amigo fez, mas ele utilizou o cake pró audio...

    SoldierOfFear
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Demolisher
    Deve ter uma tecnologia bem mais avançada esse programa.

    Pode mandar: kingincrimson666@hotmail.com

    Demolisher
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    SoldierOfFear
    Mandei a D'yer Maker do Led...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a midis com Voz