Smashing Pumpkins

    Autor Mensagem
    yield
    Veterano
    # abr/04


    Usando a busca notei (não sei se é o computador aqui q tá com defeito) que não tem nenhum tópico sobre essa banda. Pow Smashing Pumpkins merece um TOPICUZINHO (sem maldade heheh), altas bandinha massa, alguem ai curte?

    ps : O billy corgan é um otario, mais as musica dele são massa

    Comanche
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    E como.
    Curto muito qualquer trabalho do Corgan. Não conheço muito o que ele fala para saber se ele é otário ou não ... mas o Smashing Pumpkings e o Zwan são fodas ... doem até de tão bom.

    O Gish e o Siamese Dreams saõ albums quase perfeitos. Sou fanzão deles.
    E o James Iha é um puta guitarrista. Recomendo ouvir o trabalho solo dele, meio country.

    yield
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    O MellonCollie and the infinit sadness pra mim é um dos melhores albuns da história. Siamese dreams tbm é muito fodaa

    Nao ouvi o trabalho do corgan solo, vo dá uma procurada, eu acho ele meio otário pq numas entrevista eu vi ele chingando o kurt cobain e metendo o pau no pearl jam tbm. Mais o que importa é o som mesmo. Puta que pariu 1979, thirty-three, disarm, tonight tonight realmente doem de tão bom.

    Leandro
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Smashing eh muito bom.
    Zero, Bullet With Butterfly Wings... tem muita música loka.

    totis
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    eu gosto bastante.....
    Disarm é maravilhosa...muito foda!!

    Comanche
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    eu gosto de Im A One, Daydream, Disarm, Today, Bullet With Butterfly Wings, Geek U.S.A, Rocket, Cherub Rock e Mayonaise.

    Ed_Vedder
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Eu acho muito massa smashing pumpkins!!!

    yield

    vc leu isso mesmo? que estranho eu tinha uma gravação do smashing pumpkins tocando alive.... hehehehe que viaje

    Bono
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Puta banda. O bom gosto musical dos caras é impressionante!!!
    Disarm, 1979, today e tonight tonight são algumas obras-primas dessa banda!!!

    yield
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Ed_Vedder

    Poiseh, o smashing pumpikns até abria show do pearl jam nas antiga, agora eu não mi lembro se eu li ou se algum amigo meu mi falo, posso tá enganado

    Petrukio
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Umas das melhores bandas dos anos 90. O Melon Colie and the infinite sadness é o albun duplo mais vendido da historia da indústria fonográfica. Rinoncheros, Today, Disarm, Tonight Tonight, Bullet with...,1979,Ava adore e Stand inside your love são clássicos do rock. O Zwan também acabou, deixou um único e belo trabalho - Mary star of the Sea. Aguardo ansioso a nova empreitada de Billy Corgam.

    Lizard King
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    sinceramente, eu odeio.

    Shaft
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Smashing detona!!!
    Faz mó cara q eu não posto aki, e meu primeiro tinha q ser sobre Smashing!!!! \o/\o/

    Mais do que a sonzera q tmb é muito boa, o billy corgan é um letrista muito bom!

    ANTONIO VIEIRA
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Eles tem tambem uns videoclips muito legais.
    Tonight, tonight virou classico.
    Outro muito bom e que foi censurado em quase todo o mundo é TRY, TRY, TRY que está no dvd Greatest Hits que mostra um casal de jovens de rua apaixonados que fazem uns furtos para comer, a garota está gravida e se prostitui para comprar drogas e depois de dar uns picos num banheiro imundo ela tem uma hemorragia e vai para o hospital.
    O clip é pesadaço, mas as cenas de carinho dos dois, a edição e a musica não deixa o clip muito chocante.
    Vale a pena ver.

    rooster
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    yield
    . Pow Smashing Pumpkins merece um TOPICUZINHO (sem maldade heheh), altas bandinha massa, alguem ai curte?
    Que isso, merece é um topicuzão (sem maldades também!!!). Smashing Pumpkins é muiiito massa!

    Ed_Vedder
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    ANTONIO VIEIRA

    eu tenho esse dvd, realmente esse clipe é muito bom

    yield
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    A maioria dos clipes do Smashing Pumpiks são foda.. Mais pra mim o melhor de todos não só deles, mais de todos os clipes é Thirty-Three (junto com jeremy e hurt)

    HARD_ROCKEIRO
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    ANTONIO VIEIRA

    se for para ver histórias trágicas de pessoas decadentes eu prefiro ver um filme francês (com legenda, naum to pagando de intelectual) no Eurochannel ou mesmo um do Nelson Rodrigues... heheheeheheheh

    Petrukio
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Ví uma vez o video de try try try...realmente ele é foda. Mas eu prefiro o alto astral da musica e do video de 1979.

    Edson Régis
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    tonight,tonight, mayonaise,disarm, perfect,ava adore,1979,everlasting gaze,today... justificam a boa qualidade da banda

    Jason
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    sinceramente, eu odeio.

    CIRO
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    eu gosto muito...tem ótimas letras...são bem criativos...

    Ed_Vedder
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    FONTE: WHIPLASH


    Em 1984, Billy Corgan era estudante da Glenbard North High School, em Chicago. Ele fazia parte da equipe que publicava um jornal estudantil, sendo o responsável pela revisão de textos e também criação de artigos e resenhas sobre música. Ou seja, desde cedo o futuro líder do Smashing Pumpkins já era um aficcionado em música, mais especificamente, rock 'n' roll. Ele lembra de dois de seus artigos dessa época: Em um deles elogiava o novo disco do Van Halen, chamado "1984", em comparação aos dois anteriores, "River Down" e "Women & Children First", que ele havia achado fracos. E no outro artigo ele apontava, dentre as bandas que estavam começando a fazer sucesso nessa época, quais mais lhe chamavam a atenção. Eram elas o Metallica, o R.E.M. e o U2.

    Seus antigos professores lembram dele como um estudante exemplar, inteligente e criativo. O seu professor de Ciências, Walter Schearer, o lembra como "um estudante relativamente quieto, que ganhou medalha de mérito por ter tido as melhores méidas em um certo ano". Mas seus ex-colegas de classe não costumam lembrar desse seu lado "bom aluno". Marlo Macaisa, um dos melhores amigos de Billy na época de High School, conta alguns "feitos" dos velhos tempos: "Certa vez ele cortou o rabo de um gato e o colocou no bolso traseiro de sua calça, passeando dessa maneira pela escola inteira. E em uma outra ocasião, em uma visita ao Art Institute, onde fomos assistir à uma palestra sobre história americana do professor John Slusser, ele e nosso colega Pete Sallis praticamente destruíram o banheiro com o papel higiênico". "Billy usava roupas estranhas, se portava de maneira diferente e tinha sempre um sorriso esquisito no rosto enquanto falava", lembra outro ex-colega e futuro companheiro de banda, Dan Shaw.

    Billy Corgan falaria mais tarde dos seus anos de High School: "Eu odiava tudo aquilo. Eu odiava aquela atmosfera de avareza e inveja. Foi a época em que eu comecei a usar cortes de cabelo diferentes e estava me achando o próprio Mr. Alternativo. Eu sabia que não poderia viver daquela maneira. De jeito nenhum".

    Ele começou a tocar guitarra aos 14 anos, em parte por causa de seu pai (um guitarrista profissional de jazz) e em parte pelo seu amor aos discos do ano 70. Aprendeu a usar a guitarra na casa de um amigo, usando sua Flying V. Depois de ganhar seu próprio instrumento, costumava praticar até de madrugada, e cada vez mais as bandas que ouvia o encantavam. Nomes como Beatles, Black Sabbath, Cheap Trick, David Bowie, Judas Priest e Jimi Hendrix o causavam forte impressão, e foram grandes responsáveis pelo início de sua carreira musical.

    Em 1985, com 18 anos, Billy graduou na Glenbard North High School. A essa altura, ele já sabia o que queria: sua vida seria dedicada ao rock 'n' roll. Seus pais já eram separados, e ele trabalhava como lavador de pratos para ajudar sua mãe na renda familiar. Já possuia sua primeira banda, o The Marked (esse nome é devido a uma sinal de nascença que Billy possui em uma de suas mãos), que costumava se apresentar em pequenas clubes e bares da região. A uma certa altura, ele deixou o emprego e parou de jogar basquete em um time da região, para proteger seus dedos. Seu ex-colega Marlo diz que ele não se concentrava em nada, só pensava em tocar e escrever canções.

    Os outros membros da banda eram seus colegas de High School, Dan Shaw e Ron Roesing. Pouco depois do fim das aulas, eles se mudaram para a Flórida. Depois de cerca de 20 shows em 9 meses, eles decidem acabar com a banda, e voltam para Chicago. De volta à sua cidade natal, Billy conseguiu um emprego em uma loja de discos usados. Foi ouvindo os discos antigos e de gêneros díspares entre si como Miles Davis, Stooges, John Coltrane e Jimi Hendrix, que ele diz ter aprendido que "a boa música vai além de qualquer concepção de gênero". Billy Corgan estava determinado a seguir a carreira musical, e já pensava em formar um novo conjunto.

    Em 1987, na loja onde trabalhava, Billy conheceu James Iha, um americano descendente de japoneses. James estudava Artes Gráficas na Loyola University, e tinha uma banda, chamada Snake Train. Com o tempo, James e Billy perceberam ter gostos e interesses similares, e acabaram por formar juntos uma banda. James continuou a tocar no Snake Train, enquanto Billy procurava por outras pessoas interessadas em se juntar a eles.

    Certa vez, ainda em Chicago, Billy estava em um bar chamado Avalon. Do lado de fora do bar, ele acabou entrando em uma discussão sobre os méritos de uma banda que costumava tocar frequentemente ali, chamada Dan Reed Network. Na verdade, Billy interrompeu a conversa de um grupo de amigos pra dizer o que achava desse conjunto e uma garota não gostou nada do que Billy disse e começou a discutir com ele. Durante a discussão, ela disse a ele que era baixista, e Billy, depois de lhe dizer que tinha uma banda e estava procurando por alguém que tocasse baixo, acabou lhe dando seu número para que ela ligasse e fizesse um teste com ele.

    O nome da garota loira com quem Billy se desentendeu no Avalon era D'arcy Wretsky-Brown, e depois de um tempo, ela acabou ligando para ele para uma audição.

    No dia marcado, D'arcy estava muito nervosa, e de acordo com Billy Corgan, ela mal conseguia segurar direito o baixo. Mas ele gostou de seu jeito e de sua personalidade, e acabou integrando-a ao conjunto, mesmo sem ouvi-la direito tocando o baixo.

    Nessa altura, Billy e James já tinham algum material gravado. Juntamente com Ron Roesing - o baterista do The Marked - eles haviam gravado uma demo tape no estúdio doméstico do produtor Bob English, em junho de 1988. A fita foi intitulada de "Nothing Ever Changes" e a banda ganhou o estranho nome de Smashing Pumpkins. Reza a lenda que esse nome vem de uma piada que Billy costumava contar aos seus colegas. Pouco depois dessa primeira experiência em um estúdio, Ron deixou o grupo. Com uma bateria eletrônica, Billy e James gravaram uma segunda demo tape, que possuia músicas como "My Eternity", "Screaming" e "Bleed", todas escritas e compostas por Billy Corgan. Essa fita foi dada a Joe Shanahan, dono do Metro Club, lugar bastante famoso em Chicago.

    A primeira apresentação do Smashing Pumpkins aconteceu no dia 10 de agosto desse mesmo ano, no Avalon, com cerca de 50 pessoas assistindo. D'arcy já empunhava o baixo, com Billy nos vocais e guitarra, e James na segunda guitarra (a bateria ainda era eletrônica). Joe Shanahan estava presente e gostou da performance da banda, convidando-os a tocar no Metro Club, com uma condição: que arranjassem um baterista de verdade.

    A partir dessa condição, o Pumpkins começou a procurar por um quarto membro, enquanto fazia pequenos shows e começava a ficar conhecido no underground americano. Um amigo de Billy sugeriu que eles contactassem Jimmy Chamberlin, um baterista de jazz que fora integrante do JP & The Cats. Jimmy estava desempregado nessa época, e aceitou na hora o convite de Billy Corgan para integrar o Smashing Pumpkins. Ele, inclusive, estava presente em alguns dos primeiros shows da banda, e tinha achado o conjunto uma "atrocidade", mas com potencial, e muito boas letras. Ainda em 1988, em novembro, o Pumpkins - já com um certo prestígio no circuito alternativo - conseguiu uma bela chance de divulgar seu trabalho: foram convidados paraa abrir um show do Jane's Addiction, uma das bandas de rock alternativo mais importantes dos EUA.

    No começo de 1989, o Smashing Pumpkins participou de um programa especial na rádio WZRD de Chicago, tocando 11 músicas, para promover o seu futuro primeiro álbum e uma nova demo tape gravada há pouco tempo (sem título). No dia 17 de março (Billy estava fazendo 22 anos nesse dia), eles participam de um festival chamado "Light Into Dark", que contava ainda com mais 4 bandas de Chicago. Cada banda teve 30 minutos para mostrar seu trabalho, e mais tarde uma compilação desse festival saiu pelo selo Halo Records, sendo que o Smashing Pumpkins aparece com duas músicas, "Sun" e "My Dahlia". Em setembro, mais uma demo tape (chamada "Moon") é gravada e comercializada pela banda. Pra fechar o ano, eles são convidados pra ser a banda de abertura do Lemonheads em novembro, e participam de um show no último dia do ano ao lado da banda My Life With Thrill Kill Kult.

    O ano de 1990 começa com o lançamento de um vinil (de 7") chamado "I Am One", pelo selo Limited Potential. O mini disco possui também a faixa "Not Worthing Asking". Em agosto, tanto o recém formado projeto paralelo de Billy Corgan, o Starchildren, quanto o Smashing Pumpkins, fazem apresentações pelos EUA. Nessa época, o Pumpkins já tocava algumas músicas que iriam aparecer em sue primeiro disco, além de covers como "Sookie Sookie" do Steppenwolf e "Godzilla" do Blue Oyster Cult. Billy dizia que sua banda tinha influências do movimento grunge que começava a movimentar Seattle, e de bandas de hard rock antigas, como Cream, Blue Cheer e Led Zeppelin.

    Em dezembro, a banda lança mais um mini disco, intitulado "Tristessa". Dessa vez o lançamento aconteceu pela famosa Sub Pop, de Seattle. Foram lançada duas versões, uma de 7" e outra de 12" (que possuiam os respectivos B-Sides: "La Dolly Vita" e "Honeyspider"), sendo que a primeira fez parte do festejado Sub Pop Singles Club, que era um sistema de distribuição de singles de bandas ainda desconhecidas do grande público (um single famoso que fez parte desse sistema foi "Love Buzz" do Nirvana).

    Ainda em dezembro a banda consegue um bom contrato para o lançamento de seu primeiro álbum. Esse contrato foi feito com a Caroline Records, de New York. A banda queria colocar no mercado seu primeiro disco rapidamente, e para isso agendaram as sessões de gravação com o produtor Butch Vig (que também estava trabalhando com o Nirvana nessa época) no Smart Studio, em Madison, no estado de Wisconsin, para começarem ainda em dezembro d

    Ed_Vedder
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Ainda em dezembro a banda consegue um bom contrato para o lançamento de seu primeiro álbum. Esse contrato foi feito com a Caroline Records, de New York. A banda queria colocar no mercado seu primeiro disco rapidamente, e para isso agendaram as sessões de gravação com o produtor Butch Vig (que também estava trabalhando com o Nirvana nessa época) no Smart Studio, em Madison, no estado de Wisconsin, para começarem ainda em dezembro de 1990.

    Nessa época, Billy já havia decidido qual seria o nome do álbum. Em homenagem à uma famosa atriz de cinema mudo, de quem sua mãe era fã, o debut do Smashing Pumpkins iria se chamar "Gish".

    "Gish" é finalmente lançado no dia 28 de maio de 1991, sendo que a banda já estava em turnê desde o dia 9 desse mês, abrindo os shows do Gun's and Roses. Em uma entrevista, Billy Corgan disse o seguinte sobre o debut do Smashing Pumpkins: "O álbum é sobre medo e anscensão espiritual. Não é um álbum político, é um álbum pessoal". Muitos dizem que esse primeiro disco do Pumpkins só não foi um grande sucesso comercial pois foi ofuscado pelo lançamento quase que simultâneo de "Nevermind", do Nirvana (também produzido por Butch Vig). De qualquer maneira, a expectativa inicial da Caroline de vender 30.000 cópias foi superada em muito. Ainda sobre o debut, vale ressaltar que todas as sessões de bateria foram gravadas em 4 dias, e que "I Am One" e "Tristessa" - músicas que apareceram nas demos tapes da banda - foram regravadas e figuram no playlist deste disco.

    Depois dos shows ao lado de Axl Rose e cia, o Smashing Pumpkins parte para uma turnê mundial de divulgação de "Gish", que duraria 18 meses e quase leva ao fim precoce do conjunto. Ao longo dessa turnê, foram começando a aparecer problemas entre os quatro integrantes, ao mesmo tempo que ficava evidente que eles não se davam muito bem. Paralelamente à turnê, o conjunto foi agendando vários shows, aparições em programas de TV e rádios, entrevistas e matérias em revistas, etc. Aos poucos, o Smashing Pumpkins ganhava fama.

    Alguns desses eventos que valem ser citados foram:

    Um pequeno show na Reckless Records, em Chicago, no dia 22 de junho. Nesse show a banda tocou a música "Drown" (que saiu posteriormente na trilha sonora do filme "Singles") e uma outra inédita, chamada "Jesus Loves His Babies".

    Um show acústico na Rose Records, onde apresentaram um cover de Syd Barret, "Terrapin".

    Uma apresentação na rádio CMJ RadioNetwork, no dia 16 de junho.

    Uma entrevista de Billy Corgan na revista Rolling Stone, do dia 8 de agosto.

    Mais uma apresentação acústica, na Tower Records, em Los Angeles, no dia 12 de agosto.

    Nessa época, a banda já havia acertado um contrato com a Hut, uma subsidiária da Virgin Records. O primeiro lançamento pelo novo selo foi uma edição limitada do single "Siva", que vinha com uma outra faixa de "Gish", chamada "Windowpaine". Lançamentos desse tipo serviam para aumentar as vendas de "Gish", enquanto que o prestígio do Smashing Pumpkins ficava cada vez maior no circuito alternativo americano.

    Em outubro, a banda fez alguns shows com o Red Hot Chili Peppers e o Pearl Jam (o primeira foi no dia 16), no Oscar Mayer Theater em Madison, Wisconsin. No dia 17 de dezembro, a banda se apresenta no famoso Whiskey a Go-Go, em Los Angeles. E para fechar o ano de 1991, mais um lançamento pela Hut Records: um EP chamado "Lull". Este continha as faixas "Rhinoceros", "Blue", "Slunk" e "Bye June" (sendo que esta última canção foi tirada da demo tape "Moon"). A capa desse EP possui uma parte da letra da canção "Obscured", que irá aperecer em futuros lançamentos da banda.

    1992 começa e a primeira aparição do Pumpkins na mídia é uma matéria na revista Spiral Scratch. O artigo intitulado "Fuck Off... We're From Chicago!" conta a trajetória da banda, traz entrevistas com Billy Corgan e Jimmy Chamberlin, e uma resenha de "Gish", destacando o fato de que Billy Corgan ficou cerca de quatro meses dentro estúdio aperfeiçoando cada canção deste trabalho.

    Em março, mas uma matéria em uma grande revista, dessa vez na Guitar Player. Nela, Billy Corgan descreve o processo de gravação de "Gish". Ainda em março, enquanto rolava a turnê mundial, alguns membros da banda faziam aparições especiais, como no dia 28, quando D'arcy, Billy e James sobem em um palco junto com o Pearl Jam. Ao lado do grupo de Seattle, eles tocam "Windowpaine", e um cover do Beatles chamado "I Got a Feeling".

    Em agosto, o Smashing Pumpkins participa do famoso Reading Festival, na inglaterra. Em setembro, a turnê mundial chega ao fim. A banda estava exausta, e ao mesmo tempo que ganharam um razoável prestígio e fama, as relações entre eles estavam bem desgastadas. Jimmy Chamberlin se revelara um alcólatra problemático, e James e D'arcy - que por algum tempo foram namorados - não se suportavam mais. Billy Corgan também estava no limite.

    Os problemas entre os integrantes do Smashing Pumpkins já eram conhecidos e tidos como fato por fãs e imprensa. Eles próprios admitiam isso. Billy disse certa vez que o Pumpkins não funcionava como uma banda normal, e que os períodos juntos eram verdadeiros pesadelos para ele. Atualmente ele acrescenta ainda que, essa fase inicial foi tão ruim que ele não gosta nem de pensar nisso, quanto mais de falar sobre. Por conta disso, ele passou pelo famoso bloqueio criativo do qual tantos artistas reclamam, não conseguindo escrever e nem compor músicas por algum tempo. Para tentar esquecer isso, e enfrentar as expectativas que se criaram em cima do Smashing Pumpkins e principalmente dele próprio, Billy Corgan frequentou durante algum tempo um terapeuta.

    No fim da turnê de "Gish", em setembro de 1992, a banda se concedeu um perídodo de descanso (o fato de ficarem longes um dos outros já era algo reconfortante), mas logo a Virgin começou a pressioná-los para a gravação de um novo disco. Assim, no começo de 1993, o Smashing Pumpkins começa a trabalhar para lançar seu segundo disco, o sucessor de "Gish".

    Mas,antes do lançamento do disco, enquanto iniciavam-se as sessões de gravação, a banda reaparece no cenário musical. No dia 15 de março, fazem um show no Center Stage em Atlanta. Tocam algumas músicas inéditas que irão estar no segundo disco, como "Quiet" e "Today". As gravações desse novo trabalho estavam acontecendo justamente em Atlanta, no Triclops Sound Studio, e um dos motivos que os levaram a escolher esse local foi para tentar manter Jimmy Chamberlin longe de Chicago, onde ele tinha muita facilidade de conseguir drogas. Mas parece não ter adiantado, pois ele teve várias recaídas durante as sessões, chegando até a ter que ficar 5 dias longe dos estúdios para se reabilitar de uma crise mais grave. Fora isso, as gravações decorreram sem problemas mais graves e acabaram consumindo a maior parte da primeira metade do ano de 1993.

    Em maio, Billy Corgan compra uma casa em Chicago, em um bairro chamado Wrigelyville, que fica a cerca de uma hora ao sul de seu bairro natal, Glendale Heights. A casa que ele comprou foi construída originalmente em 1897, tendo passado por uma reforma recentemente. Billy comprou também um piano datado de 1920, colocando-o perto de uma das janelas. Apesar disso, ele só conseguiu passar sua primeira noite no novo lar três meses após efetuada a compra, devido as gravações em Atlanta.

    Em junho, depois de aproximadamente 5 meses nos estúdios (novamente ao lado do produtor Butch Vig) e com 8 horas diárias de trabalho, a banda termina seu segundo álbum. Todas as músicas foram meticulosamente trabalhadas, reforçando ainda mais o mito que se formava em torno de Billy Corgan, que o descrevia como um músico extremamente minuncioso e por vezes até neurótico. Algumas passagens de guitarras chegaram ser regravadas 28 vezes. Aliás, o grande mistério envolvendo esse processo de gravação é se Billy Corgan gravou ou não a mairoria dos instrumentos que ouvimos no álbum. Na época ele dizia simplesmente que não era uma atitude muito política dizer isso, já deixando quase como certo que a afirmação era realmente verdadeira. Hoje em dia, ele costuma dizer que "se" isso aconteceu, foi porque ele era o compositor das músicas e que a banda definitivamente não se acertava.

    O Smashing Pumpkins gravou mais de 25 canções durante esse período dentro do estúdio, sendo que apenas 13 saíram efetivamente no disco. Ainda existiam mais 15 músicas escritas por Billy Corgan, mas que acabaram não sendo gravadas. Essas novas composições sacramentam o estilo de compor e escrever de Billy Corgan, e alçam-no à posição de um dos melhores letristas da década de 90. Em suas canções, transparecem seus sentimentos, seus desejos e emoções. Refletem sua vida, sua infância, seu relacionamento com as pessoas próximas, como amigos, mulheres, pais e irmãos. Por exemplo, "Spaceboy" é dedicada à seu irmão mais novo, chamado Jesse Corgan, que possui um raro problema genético em seus cromossomos. Sobre isso, ele disse em entrevistas que era interessante perceber que enquanto seu irmão era um "freak of nature", ele próprio era um "freak of society". Ainda em junho, depois do exaustivo período no estúdio, a banda se apresenta no Rio de Janeiro e faz um show acústico na MTV americana.

    O primeiro single do novo álbum que está por vir se chama "Cherub Rock" e é lançado no dia 13 de julho. Além da canção título (que Billy diz ser uma reflexão sobre sua relação com a mídia e a contracultura), figuram no single a canção "French Movie Theme" e uma outra que não é listada no encarte.

    No dia 27 de julho, "Siamese Dream", o segundo álbum do Smashing Pumpkins, é finalmente lançado. Um cálculo interessante mostra que para cada 45 segundos de música do disco, dois dias foram consumidos em estúdio. Butch Vig, em uma entrevista na época do lançamento, faz uma comparação entre Billy Corgan e K

    Ed_Vedder
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Em um comunicado oficial no dia 17, a banda anuncia à imprensa que acabara de despedir Jimmy Chamberlin. Billy faz questão de dizer que eles continuavam amigos, mas infelizmente o vício de Jimmy tornava a situação insustentável, e sua saída do Smashing Pumpkins seria melhor para todos, principalmente para o baterista, que teria o tempo necessário para uma tentativa de reabilitação. A banda revela também que procuraria um baterista para acompanhá-los no resto da turnê, prevista para continuar em agosto.

    Durante essa interrupção, Billy Corgan já se acha apto novamente à entrar em estúdio para a gravaçao de um novo disco. Afinal, desde o término das gravações de "Mellon Collie and the Infinite Sadness", ele já estava imaginando e compondo canções, que seriam bem diferentes de tudo aquilo que o Pumpkins já fizera antes. Eles inicialmente resolveram trabalhar como um trio, e dessa experiência nasceram as músicas "To Sheila", "Ava Adore" e "Daphne Descends", gravadas com uma bateria eletrônica. Mas essas sessões iniciais acabaram sendo ignoradas pela banda, pois, de acordo com o próprio Billy Corgan, "they seem to be more like demos".

    A primeira performance de Billy após a morte de Melvoin foi em uma jam com o Cheap Trick no dia 21 de julho, enquanto que D'arcy e James se dedicaram por um tempo à Scratchie Records, selo formado por eles algum tempo atrás. E, para fechar um pouco mais positivamente o trágico mês de julho, a MTV anuncia no dia 31 que o Smashing Pumpkins foi indicado para oito prêmios do Video Music Awards.

    O mês de agosto começa com a banda fazendo audições para encontrar o baterista que iria terminar a turnê que fora interrompida no mês anterior. No dia 6 é anunciado que Denis Flemoin será o tecladista provisório, e dois dias depois, Matt Walker, do Filter, assume a bateria. O Pumpkins começou a ensaiar com os dois novos integrantes logo depois disso, planejando continuar a turnê a partir do dia 27. No dia 13, Jimmy Chamberlin se apresentou à Corte Criminal de Manhattan, onde seria sentenciado a se internar em uma clínica de reabilitação. No dia 23, o Pumpkins faz uma aparição especial (a primeira depois da morte de Melvoin) no Cabaret Metro, em Chicago. A divulgação desse evento foi feita apenas no dia anterior, e mesmo assim o local ficou lotado. Novamente, toda a arrecadação foi doada à uma instituição beneficiente, a Christmas Is For Kids. A performance de Matt Walker foi bastante elogiada.

    No dia 27, a Virgin Records anunciou o sétimo disco de platina de "Mellon Collie and the Infinite Sadness". No Canadá, o disco já tinha nove discos de platina.

    Em setembro acontece o MTV Video Music Awards, no dia 4. A banda ganha sete prêmios, seis referentes ao clip de "Tonight, Tonight" e um referente ao clip de "1979". Eles tocam na festa de premiação e concedem uma longa entrevista à MTV. Um dia depois, a banda anuncia que lançará em breve um box set chamado "Aeroplane Flies High", composto por cinco discos contendo material dos singles e cinco covers gravados especialmente para esse lançamento.

    Em outubro, Jimmy é acusado de mal-comportamento diante da juíza Donna Recant, em seu julgamento no mês de julho. Decide-se que ele deve estar completamente reabilitado até dezembro, caso contrário, deverá cumprir uma pena de 15 dias na prisão. Noticia-se também que Jimmy estaria formando uma banda ao lado de Sebastian Bach (Skid Row), Kelly Deal (Breeders) e Jimmy Flemoin (Frogs). Enquanto isso, o Pumpkins grava duas canções para a trilha sonora do filme "The Lost Highway" (de David Lynch, com Bill Pullman e Patricia Arquette - chamado aqui no Brasil de "A Estrada Perdida"). As músicas se chamam "Eye" e "Tear", sendo que só a primeira acaba sendo escolhida. "Tear" irá aparecer no próximo disco da banda.

    Em novembro, no dia 12, o Pumpkins lança o quinto single de "Mellon Collie and the Infinite Sadness", chamado "Thirty-Three". Mais uma música de James Iha aparece neste disco, chamada "The Bells". Dois dia depois, o Pumpkins ganha mais um prêmio, desta vez na MTV European Music Awards. No dia 26, é lançado finalmente o box set "Aeroplane Flies High". Os cinco discos eram basicamente os cinco singles lançados para "Mellon Collie and the Infinite Sadness", acrescidos de algumas faixas-bônus. No mesmo dia foi lançada a trilha sonora do filme "Ransom" (de Ron Howard, como Mel Gibson e Gary Sinise - no Brasil, chamado de "O Preço de um Resgate"). Este disco possui seis faixas (cinco instrumentais) compostas por Billy Corgan e gravadas por ele com o auxílio de Matt Walker. Pra terminar novembro, Sebastian Bach anuncia que o projeto com Kelly Deal, Jimmy Flemoin e Jimmy Chamberlin finalmente saiu do papel. O nome da banda é The Last Hard Men, e eles estavam esperando Jimmy se recuperar para gravar um single que se chamaria "School's Out", e sairia também na trilha sonora do filme "Scream" de Wes Craven (no Brasil chamado de "Pânico").

    O começo de dezembro marca a saída de Jimmy Chamberlin do centro de reabilitação, que logo se juntou ao The Last Hard Men. No dia 29, Chris Fabian, esposa de Billy Corgan, pede o divórcio. Ela dá entrada aos papéis exigidos para tal ato, alegando "diferenças irreconciliáveis" entre eles. Boatos dão conta de que o casal já estava separado informalmente nos últimos seis meses.

    No dia 7 do primeiro mês de 1997, a banda recebe sete indicações ao Grammy. No dia 9, Billy participa da festa de 50 anos de David Bowie, se juntando ao aniversariante em duas músicas no palco do Madison Square Garden, em New York. No dia 25 sai o divórcio de Billy Corgan. Ele já estava, inclusive, com uma nova namorada chamada Yelena Yemchuk. No dia 27, a banda ganha mais um prêmio, dessa vez pelo American Music Awards. A banda não pôde comparecer no evento para receber o prêmio devido à conflito de datas com sua turnê, que finalmente estava chegando ao fim. Ainda em janeiro, a banda anuncia que irá participar de mais uma trilha sonora, dessa vez para o filme "Batman and Robin".

    Em fevereiro termina a extensa e exaustiva turnê de promoção do disco "Mellon Collie and the Infinite Sadness". Foram 165 shows em 14 meses, cobrindo cinco continentes. O último show foi em New Orleans, no dia 5. Depois disso, Billy Corgan participou da produção do disco de Ric Ocasek , chamado "Troubilizing", chegando inclusive a tocar guitarra em várias faixas. No dia 26, o Pumpkins ganha apenas um dos prêmios para os quais foi indicado na 39ª edição do Grammy Awards. Nesse evento, a banda toca "1979" com a participação especial de Chris Vrenna, do Nine Inch Nails, na bateria. Em março a banda anuncia que irá fazer uma pequena turnê de verão pela Europa.

    Em abril, Billy Corgan é escolhido o "segundo artista mais criativo do rock comtemporâneo" pela revista Spin. Foi nessa época que a canção "The End is the Beggining is the End" chegou a rádios americanas, antes ainda de ser lançada a trilha sonora do filme "Batman and Robin". Seu clip começa a passar na MTV no mês posterior, e a banda lança um single com essa música no mês de junho. No dia 14, a banda rejeita uma proposta da MTV para fazer um show acústico visando o lançamento de um disco com essa performance, assim como fizeram o Nirvana e o Alice in Chains, entre outros grandes nomes do rock anos 90.

    Em junho e julho, a banda realiza a turnê de verão na Europa anunciada dois meses antes, tocando em países como a Inglaterra e Checoslováquia. Ao final dessa curta passagem pela Europa, James Iha entra em estúdio para gravar um álbum solo, que seria lançado no ano posterior. O guitarrista convida Matt Walker para tocar bateria em seu debut solo, além de vários outros músicos que faziam parte do cast do seu selo, a Scratchie Records. Enquanto isso, sua sócia grava a canção "Tonight's the Night" junto com Kelly Deal, para ser lançada em um tributo ao cantor Rod Stewart. Para terminar o mês de julho, novas indicações para o Pumpkins na nova edição do MTV Video Music Awards, todas referentes ao clip de "The End is the Beggining is the End".

    As declarações de Billy Corgan de que a banda iria sofrer mudanças em seu direcionamento deixaram muitos fãs preocupados. Ele nunca escondeu o fato de que admirava a música eletrônica, e queria fazer algo nesse sentido. "Mellon Collie and the Infinite Sadness" encerrou um período na história do Smashing Pumpkins, e de acordo com as palavras do próprio Billy Corgan, foi o último disco do "Smashing Pumpkins as people know them now". Para completar, ele dizia também que "there is a certain sound multing around my head". James Iha tentava acalmar os fãs mais ardorosos, dizendo que eles não iriam virar uma banda de "dance music", apenas utilizariam algumas influências eletrônicas para tornar sua música mais rica e experimentar novas sonoridades.

    Em agosto de 1997, a banda volta aos estúdios para começar então a nova fase tão alardeada por Billy Corgan. O local escolhido foi o Chicago Trax Recording, e o produtor contratado foi Brad Wood, que já havia trabalhado com Liz Phair e o Red Red Meat. Na verdade, Brad produziria apenas cinco músicas do novo álbum, pois logo a banda decidiria afastá-lo, pois seu jeito de trabalhar não estava agradando-os. O póprio Billy Corgan produziria o resto das canções.

    Em setembro, o Pumpkins não vence em nenhuma categoria para a qual seu vídeo de "The End is the Beggining is the End" estava concorrendo. Enquanto a banda trabalhava no estúdio, duas notícias divulgadas pela imprensa valem ser relatadas: a primeira garantia que Billy Corgan havia tomado a decisão de não trabalhar mais com computadores e fazer do novo álbum um trabalho completamente acústico. O futuro mostraria que eles estavam certos em parte. E a outra notícia foi sobre um assassinato de um garoto de 11 anos em New York, cometido por um outro garoto, de 15 ano

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Smashing Pumpkins