2 Perguntas sobre escalas e oitavas

    Autor Mensagem
    Abacaxi14
    Membro Novato
    # jan/22


    Acho que essas perguntas são meio bobas, ou talvez não sei la. Não encontrei essas respostas na internet, então resolvi perguntar aqui mesmo.

    Enfim, as notas de uma escala devem ser tocadas na mesma oitava? E como encontro as oitavas no violão? Tipo, no piano é super fácil.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/22
    · votar


    as notas de uma escala devem ser tocadas na mesma oitava?
    eu me pergunto o que o autor quis dizer com a frase?

    se eu entendi
    se você toca a escala pensando em exercício, em treino de técnica, sim
    para você "escalar" uma montanha, você sobe e desce, então no treino de escala do instrumento, você sobe e desce

    porém se usa a escala como referencia para composição, improviso, a melodia que você inventa esta estruturada na formação dessa escala, e as notas não são obrigadas a estarem ali próximas uma das outras, e você não vai ficar subindo e descendo como um exercício

    =====================================

    E como encontro as oitavas no violão? Tipo, no piano é super fácil.

    piano não é, parece que é
    uma de Dó maior está ali pronta nas brancas, mas e as outras você tem que saber quais serão os # e b que aumentam e para tocar cada uma você tem um dedilhado (digitação) diferente, outro dedilhado se for tocar uma oitava só ou se for tocar em mais oitavas
    violão se você decora a digitação da escala maior você usa esse "desenho" para fazer toda escala maior em qualquer tom e corre o braço todo

    Brock
    Membro Novato
    # jan/22
    · votar


    Não sei muito bem qual a sua dúvida, mas vou tentar te ajudar.

    No violão você consegue executar uma mesmo nota em cordas e casas diferentes.

    Exemplo: Dó3: corda lá casa 3, corda mi casa 8.
    Ré 3: Corda mi casa 10, corda lá casa 5, corda ré solta.
    Mi 3: corda mi casa 12, corda lá casa 7, corda ré casa 2.

    Isso na afinação padrão: mi,si,sol,ré,lá,mi.

    A grosso modo, a sexta corda é um mi 2. Sendo assim, se você for avançando as casas, terá: mi2, fá 2,fá# 2,sol 2,sol# 2,lá 2,lá# 2,si 2. Quando chegar no Dó, aí será um Do3.

    Então seguindo a afinação:

    primeira corda: mi4
    Segunda corda: si3
    Terceira corda: sol3
    Quarta corda: Ré3
    Quinta corda: Lá 2
    Sexta corda: Mi 2

    O ideal é você aprender as escalas e fazê-las em pontos diferentes do braço.

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/22 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Abacaxi14

    "Enfim, as notas de uma escala devem ser tocadas na mesma oitava?"

    Devem? A resposta é não!

    Se você está digitando um exercício de escala, nota à nota, progressivamente (subindo) ou regressivamente (descendo) é óbvio que estará na mesma oitava até que atinja a próxima oitava.

    No entanto numa música, tema, improviso ou mesmo exercícios variados não existe nenhuma obrigação ou dever em "respeitar" a oitava.

    O resto a galera já respondeu.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a 2 Perguntas sobre escalas e oitavas