Transmissão de som via ZOOM, MEET e afins

    Autor Mensagem
    entamoeba
    Membro Novato
    # jan/21 · Editado por: entamoeba


    Meus caros, estou com um problema.

    Estou fazendo uma edição no Cakewalk e gostaria que outras pessoas pudessem assistir enquanto eu trabalho. Não moro na mesma cidade que o resto da banda, só eu sei utilizar o programa e preciso da contribuição de todos.

    A ideia é usar um desses aplicativos de comunicação, mas até agora só consegui compartilhar a tela, sem som. Precisaria ter o microfone ativo, para falar com eles, e o som do Cakewalk ativo, para que eles escutem como está ficando.

    Para evitar conflitos, pensei em colocar meu microfone em uma track e habilitar a audição, enquanto não estiver gravando. Mas, mesmo assim, não tenho conseguido transmitir o som do próprio Cakewalk. Alguma ideia?

    Ningen
    Veterano
    # jan/21 · Editado por: Ningen
    · votar


    entamoeba

    Eu tentaria usar o VB-Audio Potato... Ele é uma espécie de mesa virtual que pode juntar essas duas fontes de áudio (Microfone e DAW), aplicar algum efeito, somar e direcionar para alguma saída. Dependendo do programa de transmissão, você consegue monitorar essa saída somada, se não conseguir, no Potato você também pode direcionar essaa soma a uma saída virtual que se transforma em entrada (Loopback). Esse loopback é aceito por todo programa, pois ele se parecerá com um microfone.

    Dê uma olhada nas entradas e saídas virtuais que ele cria.

    Complicado de explicar exatamente cada uma das configurações necessárias para fazer isso funcionar, mas para quem já tem intimidade com terminologias audiófilas, dá para fazer funcionar no trial-and-error.

    Edit: Andam utilizando muito o OBS Studio, mas pessoalmente nunca usei.

    Buja
    Veterano
    # jan/21
    · votar


    Eu uso o Obs Studio no zoom.
    Da muito certo;

    entamoeba
    Membro Novato
    # jan/21
    · votar


    Ningen
    Buja

    Valeu. Vou testar essas opções!

    Ripadorde
    Membro Novato
    # jan/21
    · votar


    entamoeba
    Quando você compartilha uma tela no zoom você pode compartilhar o som junto, tem uma opção na janela onde você escolhe a tela para ser compartilhada!

    entamoeba
    Membro Novato
    # jan/21
    · votar


    Ripadorde
    Quando você compartilha uma tela no zoom você pode compartilhar o som junto, tem uma opção na janela onde você escolhe a tela para ser compartilhada!

    Sim, mas quando abro o Cakewalk isso não funciona.

    Ripadorde
    Membro Novato
    # jan/21
    · votar


    entamoeba
    Você usa interface? Se sim, o problema é o ASIO! Ele não é compartilhado, por isso o zoom não consegue captar o som. Nunca experimentei o Asio4all, mas vai que...

    entamoeba
    Membro Novato
    # jan/21
    · votar


    Ripadorde
    Você usa interface? Se sim, o problema é o ASIO!

    Utilizo. Inclusive, ela é reconhecida no Zoom. As vezes uso nas transmissões.

    Ningen
    Veterano
    # jan/21
    · votar


    entamoeba

    Mas e aí? Conseguiu alguma coisa?

    entamoeba
    Membro Novato
    # jan/21
    · votar


    Ningen

    Ainda não tive a chance de tentar, porque nosso projeto é vagaroso. Mas penso em testar sozinho, fazendo uma transmissão de um computador para o outro. Depois volto para compartilhar os resultados dos experimentos.

    Ningen
    Veterano
    # jan/21
    · votar


    Beleza.

    mgustavo72
    Membro Novato
    # jan/21 · Editado por: mgustavo72
    · votar


    entamoeba

    Não testei uma transmissão do Cakewalk com o Zoom, mas a alguns anos compartilhei o mesmo pelo Skype, parece que funcionou!

    Também referente ao Cakewalk lembro que ele tem uma opção para suspender o áudio quando o programa não está em foco, não sei se tem a ver!

    Ripadorde
    Membro Novato
    # jan/21
    · votar


    entamoeba
    Tenta fazer isso aqui
    https://www.youtube.com/watch?v=LhEjMW299MU

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/21
    · votar


    entamoeba

    Cara eu não sei se é o que você precisa (prá ser sincero não entendi direito), mas, eu há um tempo queria separar todos meus audios...

    Sabe aquela merda que acontece com o Asio que você abre a DAW fica sem som no Youtube, ou não consegue plugar um instrumento trabalhar com DAW aberta e deixar rolando um audio de fundo no Media Player, por exemplo?

    Aí eu via, por exemplo, moleque fazendo live de game, e tinha o som do game, som de fundo, microfone do cara, a voz dos amigos dele...

    Bom, não sei se resolve seu problema, mas resolvi o meu com um programa gratuito chamado Voicemeeter Banana:

    https://vb-audio.com/Voicemeeter/banana.htm

    Ningen
    Veterano
    # jan/21 · Editado por: Ningen
    · votar


    Ripadorde

    O problema com sua sugestão é que os VB Cable comuns não foram feitos para trabalhar com ASIO. Só "MME, KS, DX, KS or WASAPI".

    Então, voltamos à minha sugestão do início do tópico de utilizar o Potato*, que foi feito para isso.

    Veja.

    Especificações.

    Além disso, ele já instala as entradas e saídas virtuais automaticamente.

    Edit: * o Banana, versão intermediária das mesas da VB-Audio, que o Lelo recomendou, pelas especificações, me parece trabalhar com ASIO. Também pode funcionar, mas, particularmente, nunca usei.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Transmissão de som via ZOOM, MEET e afins