Creative Commons e Content ID Bugado

    Autor Mensagem
    Zwipek
    Membro Novato
    # dez/20 · Editado por: Zwipek


    Olá galera.

    Estou engajado em um projeto de Creative Commons, onde pretendo disponibilizar material gratuito para determinadas finalidades.

    O fato é que acessei alguns sites para pesquisar e um deles foi o de um cara que usa o pseudônimo BenSound. Não postarei links mas se tiverem interesse podem entrar no facebook dele, BenSoundMusic.

    Lá chegando vi que algum indivíduo se prestou a registrar a música do Ben como se fosse dele. E por conta disso, as pessoas que utilizaram a tal música (provavelmente uma das mais populares dele, que pudesse reverter em boa monetização pelo Youtube, por exemplo), essas pessoas tiverem seu conteúdo bloqueado na questão de remuneração da plataforma do Google.

    Isso é uma pilantragem sem tamanho, sendo que a música do cara é Creative Commons, livre para utilização. Ele só vende algumas licenças separadas. Mas...

    Esses dias gravei um blues, totalmente improvisado, com uma base feita por mim, bem simples. Upei pro Youtube e até mesmo cheguei a postar aqui na divulgação do fórum, mas aí deletaram o tópico.

    A questão é que uma tal de BMI Broadcast detém os direitos de uma tal música chamada Slammin Door ou algo do tipo, e supostamente meu upload composto INTEGRALMENTE de improviso aberto com licks, cromatismos e sem uma melodia fixa... foi "pega" pelo Content ID, como sendo uma cópia indevida dessa Slammin Door que nunca soube da existência.

    Algumas perguntas:

    1) Se uma canalhice como a que aconteceu com o BenSound ocorre, é provável que o cara perca realmente seus direitos definitivamente? Se o autor não registrou em nada além do Creative Commons, o oportunista que roubou sua música poderá fazer o uso dela como bem entender?

    Lembrando: No caso tem gente com mais de 500 composições liberadas por Creative Commons e não necessariamente registradas em mais lugares do que o próprio Youtube ou algum registro no PC. Registrar todas as composições é inviável se o projeto for FREE.

    2) O Youtube é mesmo uma plataforma injusta no que tange o Content ID? Como uma música 100% improvisada por ter quase 2 minutos de conteúdo protegido por direitos autorais? Beira o ridículo... Mas nos atendo a razão, será que um problema desses é constante?

    JJJ
    Veterano
    # dez/20 · Editado por: JJJ
    · votar


    É um pouco diferente do seu caso, mas... vamos lá...

    Eu tenho um cover de Sweet Virginia, dos Stones, no canal.

    Pois bem... logo que subi a música, o YouTube interpretou como existente e fez os avisos paroquiais de sempre (aos quais já estou acostumado, porque já subi vários covers).

    De modo geral, ou bloqueiam o vídeo e pronto, ou liberam, com a condição de você dividir a monetização com o dono dos direitos autorais. Até aí, tranquilo... aceitei a detecção e esqueci do assunto.

    Qual não foi minha surpresa ao perceber que os detentores dos direitos dos Rolling Stones pediram a mesma repartição de valores, só que um tempo depois... Ou seja: a primeira detecção não era daquela música.

    Daí fui pesquisar qual seria a primeira. Devia ser algo muito parecido, eu supunha (até porque a música é um countryzinho bem "comum"). Putz... nada a ver! Era uma música em espanhol, completamente diferente na harmonia, melodia, ritmo e letra! Nada a ver!!! Mas o finalzinho tinha dois acordes em sequência (sim, só dois) que, de longe, lembram um pouco o que eu fiz.

    Resumo: de duas, uma: ou o algoritmo de detecção do YouTube tem falhas grotescas, ou tem algum malandro aí que fica catando pelo em ovo pra dizer que a música X é cover da música Y dele...

    Agora, uma coisa tem que ser levada em conta... Existem milhões de músicas e o YouTube recebe milhares de vídeos musicais por dia. É uma tarefa complexa.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/21
    · votar


    algumas coisas que deparei

    precisei de algumas imagens para um video, encontrei algumas CC, baixei, porem o youtube detectou e acusou alguém como proprietário das imagens, pra isso, eu espelhei o vídeo e não detectou mais... as imagens do vídeo não era autoria minha, então resolvi não brigar só pra mostrar que não é de ninguém
    ------------------------------------------------

    já tive uma versão minha do minueto nº2 de Bach que acusou alguém proprietário de direito autorais
    Bach é de 1685, a obra já caducou, virou domínio publico, a versão era minha, não era outro tocando pra acusar pelo menos algum direito de interprete
    abri contestação e retiram o pseudo dono da música

    --------------------------------------------------------
    outra história
    uma banda que eu tinha tentou subir o vídeo de um cover de hotel Califórnia, youtube cortou o áudio e só deixou o vídeo, tempos depois conseguiram subir

    em meu canal eu subi uma versão minha, ano passado e não deu problema
    esse ano começo da quarentena eu estava revendo alguns vídeos meus perdidos por canais a fora e peguei esse da banda que eu tinha, que estava no youtube, passou de boa

    essa quarentena eu encontrei uma terceira versão com outra banda
    fiz um vídeo de coletanea...
    detectou, e não liberou o vídeo, eu tive que cortar o trecho do vídeo para limpar o bloqueiro

    de curiosidade procurei no youtube, tem covers caseiro de hotel Califórnia por ai
    não entendi a logica do bloqueio do meu ultimo vídeo, resolvi não perder tempo
    trocentos

    Zwipek
    Membro Novato
    # jan/21 · Editado por: Zwipek
    · votar


    Como o @JJJ disse, o Youtube não tem uma das tarefas mais fáceis ao ter de controlar esses conteúdos que sobem para o site. Mas que o algoritmo é meio falhado, isso não podemos negar.

    O que mais me impressiona nos relatos é isso que o @fernando tecladista citou, quando você manda uma música e é contestado pelo content ID mas chovem 200 outras que não são devidamente censuradas. Isso sem contar o caso de composição original que se tiver um trechinho pequeno já corre o risco de ser bloqueada.

    E a questão é que normalmente quando se discute a questão de plágio, a tradição só validaria um determinado argumento após constatar uns 8 ou 10 compassos de cópia melódica e intenções harmônicas dentro de um contexto plausível.

    Ou seja, o Content ID definitivamente não segue nem isso, que apesar de ser longe do ideal ainda é muito melhor do que essa censura maltrapilha de uma das maiores empresas do mundo.

    JJJ
    Veterano
    # jan/21
    · votar


    Zwipek
    E a questão é que normalmente quando se discute a questão de plágio, a tradição só validaria um determinado argumento após constatar uns 8 ou 10 compassos de cópia melódica e intenções harmônicas dentro de um contexto plausível.

    No caso que eu citei eram dois acordes, basicamente. No máximo uns 2 compassos e tudo bem diferente, no geral.

    Zwipek
    Membro Novato
    # jan/21
    · votar


    @JJJ

    É inaceitável esse tipo de coisa, pois ainda que segundo algumas notícias o Youtube não seja uma empresa lucrativa, ainda assim está sob a tutela do Google. Eles destinam recursos pra usar os dados de forma impecável e colocar um anúncio oportuno em seu navegador na hora certa. Mas são incapazes de criar um algoritmo decente.

    Pode parecer uma tempestade em copo da água, e até certo exagero, mas a realidade é que eles também pensam "estão usando de graça, não podem reclamar". Mas se chamá-los de incompetentes, vem pagar de gênios da tecnologia do Vale do Silício.

    Papo furado, tudo balela. Enquanto isso gente honesta tendo música roubada por aí, sendo que está fazendo tudo certo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Creative Commons e Content ID Bugado