Leitura de Partitura

    Autor Mensagem
    okaraloki
    Membro Novato
    # jul/20


    Olá, sou iniciante em leitura de partituras e tenho uma dúvida quanto aos acidentes: pelo que eu entendi, caso apareça um acidente em um determinado compasso como C#, no mesmo compasso não haverá o # para marcar caso a nota apareça novamente. Para quê exatamente serve isso? (ao meu ver isso só serve para complicar kkk, seria muito mais fácil se marcassem com o sustenido ou bemol em todas as notas, eliminando essa linha de raciocínio extra que temos de ter, mas posso estar enganado)

    makumbator
    Moderador
    # jul/20
    · votar


    okaraloki
    # para marcar caso a nota apareça novamente. Para quê exatamente serve isso?

    A razão é óbvia. Evitar escrever várias vezes o mesmo símbolo. Imagine que em uma compasso exista uma sequência de 16 notas dó sustenido. Parece óbvio que é pior ter que escrever um sinal de # para cada uma das 16 notas contidas no compasso. Não te parece lógico?

    A origem da notação musical remonta a uma época em que não havia sequer impressão mecânica, portanto tudo era feito à mão. Todas essas regras são feitas para se economizar tempo, esforço, papel, tinta e tudo mais. Não ter um monte de sinais também torna o texto musical mais legível para a leitura a primeira vista.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Leitura de Partitura