Fisgadas no punho e perto da palma da mão

    Autor Mensagem
    lealzzzz
    Membro Novato
    # jul/20


    Galera, to há alguns dias sentindo umas fisgadas péssimas no punho sempre que vou fazer um powerchord nas cordas E e A, alguém sabe o que pode ser isso e como resolver ?

    jprpfera
    Veterano
    # jul/20
    · votar


    Você é iniciante? Pode ser técnica ruim.O melhor a fazer é ir ao médico para fazer uma ressonância e ver se está ok.
    Caso esteja tudo bem, é melhor rever a postura para fazer os acordes.Se tiver dificuldade é melhor procurar um professor.

    entamoeba
    Membro Novato
    # jul/20
    · votar


    Síndrome do túnel do carpo. Bem provável.

    Ou tendinite.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # jul/20
    · votar


    Amigo, digo isso não de uma forma agressiva mas preocupada. Isso é um fórum de música, isso aí é assunto para médicos.

    O que pode ser? Pode ser LER (lesão por esforço repetitivo), pode ser início de tendinite, pode ser síndrome túnel do carpo, sei lá... Pode ser só cansaço!

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # jul/20
    · votar


    Pare, descanse, alongue, e se não melhorar vai pro medico

    Schelb
    Veterano
    # jul/20
    · votar


    Como o pessoal falou aí pode ser uma série de coisas, algumas delas podem virar problemas crônicos se num tratadas logo .... então se tiver dor, pare de tocar e procure um ortopedista logo que você puder pra se garantir que não é nada que vá piorar.
    Um pouquinho de dor muscular é até normal, mas fisgadas ou dores que persistem depois de parar de tocar têm que ser levadas muito a sério.

    lealzzzz
    Membro Novato
    # jul/20
    · votar


    Amigo, digo isso não de uma forma agressiva mas preocupada. Isso é um fórum de música, isso aí é assunto para médicos.
    Eu entendo cara, eu apelei pro fórum porque eu achei que talvez alguém que já tivesse passado pelo mesmo problema pudesse me dar uma explicação que me despreocupasse um pouco. Mas logo que passar a quarentena eu vou consultar um médico sim, é com certeza o mais sensato a se fazer.

    lealzzzz
    Membro Novato
    # jul/20
    · votar


    Você é iniciante? Pode ser técnica ruim.O melhor a fazer é ir ao médico para fazer uma ressonância e ver se está ok.

    Eu toco violão desde pequeno, mas só comecei a tocar guitarra esse ano, foi com ela que comecei a ter esses problemas. Pensando melhor agora, talvez esses incômodos sejam resultado do meu esforço repetitivo, mas vou tentar consultar um médico o mais breve possível só pra garantir.
    Obrigado

    lealzzzz
    Membro Novato
    # jul/20
    · votar


    Síndrome do túnel do carpo
    Putz, é só o que me falta mesmo kkkkk

    macaco veio
    Veterano
    # jul/20
    · votar


    Eu toco violão desde pequeno, mas só comecei a tocar guitarra esse ano, foi com ela que comecei a ter esses problemas.
    Ah! então tá explicado, O problema não é o pianista, o problema é o piano que é ruim. Não tá aceitando powerchord, tem que dar pauchord.
    É que a maioria toca de forma errada, alguns ficam apertando o braço da guitarra com o polegar e os 4 dedos restantes (ou dois dedos no powerchord) e ainda tem uns que apertam o polegar e dobram o dedo medio ou anular fazendo uma pestana! credo!. Não use o polegar atras do braço, deixe ele livre sem encostar no braço,,pressione os dedos para fazer os acorde empurrando o braço da guitarra pra traz, o corpo da guitarra irá pra frente mas com a mão direita puxa o corpo da guitarra pra traz pra contrabalançar. Dessa maneira voce pode tocar até a guitarra ficar com braço vermelho. É pegada errada, tem nego que põe a guitarra na barriga com o braço caido (haja pulso), guitarra é do lado direito do corpo,braço de guitarra pra frente e inclinado pra cima de forma que se olha pra baixo e vê o braço sem olhar para a esquerda.

    Schelb
    Veterano
    # jul/20
    · votar


    macaco veio, com todo respeito, achei meio estranho esse seu posicionamento ...
    Mas a questão em si do posicionamento é mesmo muito relevante. Inclusive, nesse começo da prática de um instrumento é que um professor mais faz diferença, e uma das coisas é justamente corrigir posicionamentos errados que criam vícios difícil de corrigir depois (fora lesões).
    Você pode até ver vídeos sobre isso ou pegar dicas aqui no fórum, mas não vai ser como ter um professor. Mas de maneira geral, dentro do que conheço, a posição da guitarra no corpo e da mão no braço varia um pouco de estilo pra estilo e de preferências pessoais também, tem gente que usa mais na frente do corpo, outros mais ao lado, mais pra baixo ou pra cima, com o braço inclinado ou mais plano .. varia. A posição do polegar atrás do braço também varia de um estilo pra outro e de pegada (mais no meio, mais acima ... normalmente você muda conforme o que está tocando).
    Coisas que são mais gerais e importantes é não ficar muito tenso enquanto toca, seja no ombros, pescoço, braços e mãos. Tentar perceber essas tensões e tentar aliviar. O polegar não deve fazer muita força atrás do braço, só apoiar, os dedos na frente do braço só fazem a força necessária pra tocar as notas. O punho de ambos os braços deve ficar o mais neutro possível (mais plano comparando o antebraço com a mão). Quando você tem a técnica certa, é preciso de pouca força pra tocar a guitarra, a não ser que a força seja com um propósito, por conta da pegada, do estilo, sei la. Mas geralmente é melhor evitar usar muita força pra tocar.
    É importante também começar a tocar o instrumento mais devagar, pra aquecer e aos poucos ir fazendo coisas que demandem mais alongamento ou agilidade. Alongamentos são sempre bem vindos também, principalmente depois de tocar. Fazer pausas, não ficar tocando por muitas horas, e dor é sinal pra diminuir ou parar. Tem gente que acha que a dor é necessária pra evoluir ("no pain no gain" e tal), mas isso aí é muito arriscado. Eu lutei alguns anos contra uma tendinite e putz, é muito difícil melhorar ... sigo as orientações de prevenção até hoje.

    jprpfera
    Veterano
    # jul/20
    · votar


    Me considero sortudo, nunca senti dor e nunca fiz alongamento nem aquecimento, e posso tocar o dia inteiro que não fadigo.Mas acho que varia de pessoa pra pessoa.
    Eu acho que a boa técnica é o principal fator para evitar lesões.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/20
    · votar


    alguém sabe o que pode ser isso e como resolver ?

    procure um médico

    mas o que já pode ir se policiando
    quando estuda o instrumento já falaram acima


    outras atividades durante o dia
    muito celular
    video game
    ficar no pc com o cotovelo na mesa e dobrando a mão no queixo
    mesa do trabalho, apoio do braço em quina
    apoio do pulso quando digita
    altura da cadeira quando mexe no pc

    as vezes a guitarra pode ser somente a "azeitona da empada" nessa hístória

    macaco veio
    Veterano
    # jul/20
    · votar


    Schelb
    Pois é, cada mão é de um jeito, eu até admiro que tem cara que toca aqueles violão folk e consegue usar o polegar pra apertar notas no braço, usa os 5 dedos pra fazer um acorde. Eu não consigo não, aprendi violão clássico com um professor cego que punha mão na minha testa pra ver se eu não estava frizando a testa.Tinha que esconder o polegar e usar ele só pra guiar o braço. Acabei dando aulas boa parte da minha vida, Muitas vezes vinha aquelas meninas com uma mãozinha pequena e um violão grande e duro, eu dizia não vai dar não, com esse instrumento voce vai desistir. Eu tinha um motor com uma pedra de esmeril e abaixei o cavalete de violão de muitos alunos pra ajudar a ficar macio. Muitas vezes o problema é o piano, não é o pianista.

    Schelb
    Veterano
    # jul/20
    · votar


    macaco veio
    E vdd, o instrumento faz muita diferença mesmo, as vezes uma regulagem simples deixa td muito mais fácil e macio. Tensão das cordas também, tem muita gente que toca com acordoamento mais grosso por que dizem ter um timbre melhor e fica sofrendo. Na real a tensão precisa ser aquela que adapta melhor a tocabilidade né. Eu toquei com 0.10 um tempão pq parecia até errado usar acordoamentos mais fino. Depois da tendinite, to bem demais com minhas 0.09, muito melhor. Quem tem mao pesada são outros quinhentos, mas num é meu caso.

    Ken Himura
    Veterano
    # jul/20
    · votar


    jprpfera
    Me considero sortudo, nunca senti dor e nunca fiz alongamento nem aquecimento, e posso tocar o dia inteiro que não fadigo
    Você está se enganando, amigo. Uma hora chega a conta dos maus hábitos.

    jprpfera
    Veterano
    # jul/20
    · votar


    Ken Himura
    Obrigado pela preocupação meu caro, mas na minha opinião como educador físico o alongamento "estica" as fibras musculares fazendo perder força (tem artigos sobre isso)podendo aumentar as chances de ter as lesões.Alongamento é pra quem tem músculo encurtado, não para "aquecimento".
    Todos meus amigos que tiveram tendinite por tocar alongavam os músculos da mão, sei que pode ser outros fatores, mas eu prefiro não fazer.
    Não quero gerar polêmica mas essa é minha visão.Toco violão há mais de 15 anos, guitarra há mais de 10 e teclado há quase 3 anos e nunca senti nada, prefiro seguir assim.
    De novo, não quero gerar polêmica e falar que essa a verdade absoluta, mas é o que funciona pra mim.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # jul/20
    · votar


    jprpfera
    Pra mim funciona bem assim: eu toco uma música como aquecimento, e depois disso eu alongo sem exageros, descanso 5 minutos, e vou tocar. Eu percebi que se alongo primeiro, parece que fica pior; não dá pra descrever mas a mão fica esquisita. E se deixo de fazer conforme descrito acima e não faço nada, o músculo não descansa entre um trabalho e outro. Quer dizer, eu toco lá uma master of puppets tudo downpicking e isso cansa, daí eu descanso um minuto (literalmente) e o músculo tá zerado. Se eu não faço aquele aquecimento e alongamento, a mão continua dura depois desse um minuto.
    Quando eu vou tocar pouco, eu sinto que não faz diferença alongar e aquecer, daí eu nem faço nada.

    Ken Himura
    Veterano
    # ago/20
    · votar


    jprpfera
    mas na minha opinião como educador físico o alongamento "estica" as fibras musculares fazendo perder força (tem artigos sobre isso)podendo aumentar as chances de ter as lesões.Alongamento é pra quem tem músculo encurtado, não para "aquecimento"
    Então sugiro que você retorne para a escola; na minha época de educação física (fiz entre 2010 e 13), este pensamento já era considerado retrógrado, foi falseado na academia e os próprios fisiologistas já desenvolveram novidades sobre este pensamento. Também surgiram os conceitos de alongamento estático e dinâmico, por exemplo. Trabalho de alongamento e gerência da tensão corporal é um dos pilares da alta performance esportiva. E, sem dúvidas, alavanca a capacidade de performance musical, principalmente para quem vive no topo, como músico de grandes orquestras ou de banda de turnê. Há muito sendo pesquisado neste campo, incluindo o efeito da yoga na alta performance, e os resultados no geral são muito bons.

    Schelb
    Veterano
    # ago/20
    · votar


    Ken Himura
    "sugiro que você retorne para a escola" é bem grosseiro em .. desnecessário. Bacana a informação que você traz, mas a gente ta aqui pra somar conhecimento e não pra provar quem está mais certo.

    makumbator
    Moderador
    # ago/20
    · votar


    Ken Himura

    O que você sabe sobre a relevância atual da técnica Alexander, por exemplo? Pergunto isso pois tem muitos violinistas por aqui que gostam dessa técnica e a aplicam em alunos para evitar e minorar lesões e problemas de postura. Já é considerada defasada? Estou bem por fora dessa área (e no contrabaixo acústico por exemplo é algo bem importante, pois é um instrumento que demanda esforço até para se carregar).

    Ken Himura
    Veterano
    # ago/20
    · votar


    makumbator
    O que você sabe sobre a relevância atual da técnica Alexander, por exemplo
    Eu já fiz uns seminários, mas nada muito denso, mas preferi a yoga por ser mais livre e, na minha opinião, mais global. Tem alguns trabalhos estudando isto, mas eu me afastei da área da Ed. Fís. por falta de tempo, as outras áreas (musicais) tomaram tudo, hahaha.

    Agora, eu achei a galera especialista da TdA um pessoal estranho. Alguns são esquisitos a nível cultistas. Quando começa a aparecer gente assim, o meu alarme de pseudo-ciência começa a apitar e eu paro de prestar atenção no conteúdo (tipo o pessoal da homeopatia, do kardecismo e afins). Acredito, pelo que vi, que realmente funcione para a consciência corporal, mas não é o suprassumo da ergonomia como alguns fazem parecer.

    Schelb
    é bem grosseiro em
    Grosseria se responde com grosseria.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fisgadas no punho e perto da palma da mão