O que é relevante para vocês quando escutam uma música?

    Autor Mensagem
    ErickDutraLemos
    Veterano
    # 26/jun/20 03:32


    Beleza galera?

    Quando vocês escutam uma música qual é a parte que vocês se prendem mais?

    Eu sinceramente sou bastante preso ao ritmo, gosto bastante mesmo. Mas sei que isso varia de pessoa pra pessoa e de música para música.

    Eu fiz um vídeo conversando um pouco sobre o assunto, quem quiser dar uma olhada e se inscreve sinta-se a vontade. hehehe aceno de longe.



    -----------------------------------
    EDITADO PELO MODERADOR

    1.4. Deixe claro o assunto do tópico no título. Títulos como "preciso de ajuda", "alguém sabe..." podem fazer com que o tópico em questão seja fechado e/ou apagado. Lembrando que títulos precisam ter pelo menos 3 palavras e 15 caracteres;

    https://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=regras

    Ningen
    Veterano
    # 26/jun/20 04:07 · Editado por: Ningen
    · votar


    ErickDutraLemos

    Quando vocês escutam uma música qual é a parte que vocês se prendem mais?

    Boa pergunta. Eu não acho que eu tenha uma preferência clara, depende do estilo, do que tô afim de ouvir, do momento. Seria necessário uma análise estatística, creio rsrs. E mesmo assim duvido que exista uma diferença relevante entre o primeiro e o segundo colocado.

    Contudo, virtualmente, 100% das músicas que ouço tem letra. E quando componho trabalho bastante esse aspecto para que se adéque ao que eu considero de bom gosto. Mas não é algo que "me prende" quando ouço músicas de outros. Porém, sem dúvida, é algo que gosto de pensar sobre. Mais de uma maneira subjetiva e até "simplista". Inclusive acho que não existe interpretação incorreta de letra. A música é aquilo que você achar/sentir que ela é quando você ouve. Não tem bula. Não tem que ter.
    _

    O que é relevante para ti.

    Algo que sempre me vem à cabeça em relação a isso que você disse é esse trecho do livro Zen Guitar que concordo bastante:

    "Alguns músicos fazem cálculos comerciais e comprometem seus gostos musicais
    em um esforço para apelar a um público maior, ainda assim eles correm risco de rejeição.
    Se chegar ao ponto de nem o músico, nem o público gostarem da música, qual o sentido de tocar?
    "

    Particularmente, tenho 0 interesse em abrir mão do meu gosto musical. Não sou tão diferente assim, tampouco tenho aspirações monumentais. Então acabo fazendo o que quero e se alguém mais aprovar, bônus.

    _

    [OffTopic:]
    Maninho, não sei se já comentaram isso mas deixo uma sugestão em relação a seus vídeos. Acho um pouco desconfortável assistir você se comunicar comigo, olhando para outro canto que não seja a câmera. Parece que tô espiando uma conversa alheia. E acho que muita gente também pode sentir essa estranheza. Enfim... tentando ajudar rsrs. Acho que vale super a pena passar mais tempo na edição por repetir várias vezes a mesma frase. Seu vídeo vai ficar mais "profissional". Você vai demonstrar mais segurança. Mesmo que o vídeo esteja todo cortado.

    Buja
    Veterano
    # 26/jun/20 08:43
    · votar


    O baixo.

    A não ser que seja uma musica bem diferente que não tem baixo, as que tem, presto bastante atenção e se é bom, me liga muito a musica.

    HortaRates
    Membro
    # 26/jun/20 09:12
    · votar


    No geral, sempre ouvi rock e metal, com letras em inglês.

    Pra mim a parte mais importante é o instrumental. Não importa qual instrumento, as vezes gosto muito de uma música e ouço diversas vezes só por causa de um riff específico de guitarra, uma passagem que eu gostei no baixo, ou um trecho que achei incrível na bateria.

    O engraçado é que eu acostumei a não prestar atenção na letra das músicas. Quando comecei a ouvir música, obviamente não entendia nada. Hoje até consigo entender, mas foi tanto tempo ouvindo sem entender que eu tenho que fazer um esforço consciente pra parar de prestar atenção no instrumental e começar a prestar atenção na letra.

    Buja
    Veterano
    # 26/jun/20 10:16
    · votar


    Acho que vale super a pena passar mais tempo na edição por repetir várias vezes a mesma frase. Seu vídeo vai ficar mais "profissional". Você vai demonstrar mais segurança. Mesmo que o vídeo esteja todo cortado.


    Super dica! Sempre notei isso mesmo em videos de canais novos. Com o tempo vai pegando essa maldade ai que o Ningen citou.

    So fica esperto pro video tambem nao ficar cortado demais. Tem uns que ficam tao cortados, que incomoda. Tipo:

    "eu" [corte] "so" [corte] "acho" "que" "voce" [corte] "deveria" "tentar" "falar" [corte] "olhando" "pra" "câmera" [corte] "com" "boa" "naturalidade".

    Isso da uma gastura que so vendo rsrs.

    Ningen
    Veterano
    # 26/jun/20 13:43 · Editado por: Ningen
    · votar


    Buja

    Tem uns que ficam tao cortados, que incomoda.

    Boa!

    entamoeba
    Membro Novato
    # 26/jun/20 14:25
    · votar


    HortaRates
    O engraçado é que eu acostumei a não prestar atenção na letra das músicas. Quando comecei a ouvir música, obviamente não entendia nada. Hoje até consigo entender, mas foi tanto tempo ouvindo sem entender que eu tenho que fazer um esforço consciente pra parar de prestar atenção no instrumental e começar a prestar atenção na letra.

    Acho que ter começado a gostar de música antes de saber inglês me permitiu ouvir a voz como um instrumento, coisa que eu nunca consegui fazer com músicas em português.


    Buja
    O baixo.

    Mesmo em linhas bem quadradas, um baixo com timbre foda, pulsando, faz toda a diferença!

    HortaRates
    Membro
    # 26/jun/20 14:54 · Editado por: HortaRates
    · votar


    entamoeba
    Acho que ter começado a gostar de música antes de saber inglês me permitiu ouvir a voz como um instrumento, coisa que eu nunca consegui fazer com músicas em português.

    Nossa, exatamente! As vezes eu gosto muito de um trecho por causa do vocal, mas não por causa da letra... geralmente é porque tá muito bem cantado.

    Ningen
    Veterano
    # 26/jun/20 15:12
    · votar


    entamoeba

    Acho que ter começado a gostar de música antes de saber inglês me permitiu ouvir a voz como um instrumento, coisa que eu nunca consegui fazer com músicas em português.

    Essa me fez refletir hein rsrs. Acho que tenho muito isso também.

    Filippo14
    Veterano
    # 27/jun/20 00:26
    · votar


    Toda música tem um arranjo e mixagem diferentes e isso faz com que você se prenda a elementos diferentes.

    Outro ponto que acho bem relevante é a forma como você está ouvindo a música no momento.

    Agora mesmo eu estava ouvindo "Sound of Silence" do Simon & Garfunkel nos monitores e nunca tinha sacado o quanto a bateria está para a esquerda. Me prendeu a atenção desde o começo. Agora já chegou em "Homeward Bound" e a bateria tá toda para a direita, essa mudança brusca de lado me chamou a atenção de novo kkkk.

    Abs,

    ErickDutraLemos
    Veterano
    # 27/jun/20 00:30
    · votar


    Ningen
    [OffTopic:]
    Maninho, não sei se já comentaram isso mas deixo uma sugestão em relação a seus vídeos. Acho um pouco desconfortável assistir você se comunicar comigo, olhando para outro canto que não seja a câmera. Parece que tô espiando uma conversa alheia. E acho que muita gente também pode sentir essa estranheza. Enfim... tentando ajudar rsrs. Acho que vale super a pena passar mais tempo na edição por repetir várias vezes a mesma frase. Seu vídeo vai ficar mais "profissional". Você vai demonstrar mais segurança. Mesmo que o vídeo esteja todo cortado.



    Muito obrigado pelas dicas, é realmente nesse vídeo acabei fazendo no meio de uma confusão de outras coisas e acabei cortando mais do que o normal, e eu tento me policiar com o lance da camera mas ainda to errando.

    Muito obrigado pela dica, e uma hora eu chego la. hehe


    Alguns músicos fazem cálculos comerciais e comprometem seus gostos musicais
    em um esforço para apelar a um público maior, ainda assim eles correm risco de rejeição.
    Se chegar ao ponto de nem o músico, nem o público gostarem da música, qual o sentido de tocar?"


    Pior que eu não faço muitos cálculos tb até pra não ficar preso demais, mas achei o assunto interessante para um vídeo.

    ErickDutraLemos
    Veterano
    # 27/jun/20 00:32
    · votar


    Buja
    So fica esperto pro video tambem nao ficar cortado demais. Tem uns que ficam tao cortados, que incomoda. Tipo:

    bah, desculpa ai se os cortes ficaram em exagero. Vou cuidar mais o próximo.

    Obrigado pela dica.

    ErickDutraLemos
    Veterano
    # 27/jun/20 00:33
    · votar


    HortaRates


    O engraçado é que eu acostumei a não prestar atenção na letra das músicas. Quando comecei a ouvir música, obviamente não entendia nada. Hoje até consigo entender, mas foi tanto tempo ouvindo sem entender que eu tenho que fazer um esforço consciente pra parar de prestar atenção no instrumental e começar a prestar atenção na letra.

    Massa, então pelo que imagino tu deve curtir tb musica instrumental. haha

    Vai um Frank Zappa?

    ErickDutraLemos
    Veterano
    # 27/jun/20 00:35
    · votar


    Filippo14
    Agora mesmo eu estava ouvindo "Sound of Silence" do Simon & Garfunkel nos monitores e nunca tinha sacado o quanto a bateria está para a esquerda. Me prendeu a atenção desde o começo. Agora já chegou em "Homeward Bound" e a bateria tá toda para a direita, essa mudança brusca de lado me chamou a atenção de novo kkkk.

    Po isso sim é diferente, uma batera toda para um lado. A galera costuma colocar pelo menos caixa e bumbo no centro.

    Deve ser muito doido ouvir nos fones esses sons.

    ErickDutraLemos
    Veterano
    # 27/jun/20 00:39
    · votar


    Ningen

    Outra questão é que as vezes faço muitos cortes com "medo" de fazer uma pausa muito longa e a pessoa sair do vídeo. EAUIHEUIHEUE

    Filippo14
    Veterano
    # 27/jun/20 00:42
    · votar


    ErickDutraLemos

    Realmente hoje em dia a mix de bateria é usualmente com o bumbo e a caixa no centro e o resto no stereo, mas antigamente, principalmente na decada de 60 e começo de 70 o pessoal testava muito essas coisas de instrumentos todos para um lado e tals.

    Beatles, Milton Nascimento e agora o Simon & Garfunkel são artistas que eu já me liguei recentemente que faziam esse tipo de coisa.

    De atual, o Alabama Shakes fez isso de jogar a batera para um lado só. Inclusive acho que foi nesse album que eles ganharam o grammy de melhor mixagem.

    Ningen
    Veterano
    # 27/jun/20 01:05 · Editado por: Ningen
    · votar


    ErickDutraLemos

    Mas não tem que ter medo de cortar, não. Especialmente os silêncios.

    Eu sugeri que você sempre olhe para a câmera, ainda que isso signifique errar bastante. Ponto. O que vai fazer com que você faça muitos cortes no arquivo de vídeo, por você ter que procurar o melhor trecho. Só isso.

    Supondo que você não olha para a câmera porque está lendo o texto em algum outro lugar.

    O Buja concordou, mas fez uma ressalva: que se cortar demais (depois de cada palavra) também vai causar desconforto. Mas você não tá cortando demais não...

    ErickDutraLemos
    Veterano
    # 27/jun/20 02:57
    · votar


    Filippo14

    Realmente hoje em dia a mix de bateria é usualmente com o bumbo e a caixa no centro e o resto no stereo, mas antigamente, principalmente na decada de 60 e começo de 70 o pessoal testava muito essas coisas de instrumentos todos para um lado e tals.

    Beatles, Milton Nascimento e agora o Simon & Garfunkel são artistas que eu já me liguei recentemente que faziam esse tipo de coisa.

    De atual, o Alabama Shakes fez isso de jogar a batera para um lado só. Inclusive acho que foi nesse album que eles ganharam o grammy de melhor mixagem.


    Massa cara, nem sabia dessa historia do instrumental todo num lado. Informação bem interessante, vou procurar ouvir.

    ErickDutraLemos
    Veterano
    # 27/jun/20 02:58
    · votar


    Ningen
    Mas não tem que ter medo de cortar, não. Especialmente os silêncios.

    Eu sugeri que você sempre olhe para a câmera, ainda que isso signifique errar bastante. Ponto. O que vai fazer com que você faça muitos cortes no arquivo de vídeo, por você ter que procurar o melhor trecho. Só isso.

    Supondo que você não olha para a câmera porque está lendo o texto em algum outro lugar.

    O Buja concordou, mas fez uma ressalva: que se cortar demais (depois de cada palavra) também vai causar desconforto. Mas você não tá cortando demais não...

    Novamente muito obrigado pelas dicas, a galera do forum aqui em geral ajuda demais o canal, tanto indo assistir quanto as dicas. Esse negocio de olhar pra câmera, vira e meche eu me toco que eu to olhando pra mim mesmo na tela ao invez da câmera EUAIHEIUHEE erro de principiante.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que é relevante para vocês quando escutam uma música?