O que vocês acham do Hermeto Pascoal?

    Autor Mensagem
    Kenai
    Membro Novato
    # out/19 · Editado por: Kenai


    Nunca tinha conhecido o trabalho do cara, vi algumas entevistas dele na televisão e um vídeo com o Nelson Faria que eles tocam juntos, mas confesso que ele é meio bizarro e fodão ao mesmo tempo, o que vocês acham povo?

    makumbator
    Moderador
    # out/19 · Editado por: makumbator
    · votar


    Kenai

    Eu gosto bastante. Ele realmente é meio doido, e compreendo quem não aprecie as obras mais "vanguardistas" dele. Mas mesmo assim, há música boa dele até pra quem é mais conservador em música.

    Aqui uma música bem conhecida do Hermeto:

    https://www.youtube.com/watch?v=_rHB0fjiK4k




    Eu acho legal também o sistema de cifragem que o Hermeto criou (que mostram e fundem acordes diferentes em um sistema peculiar, fora do padrão americano de cifragem).

    Kenai
    Membro Novato
    # out/19
    · votar


    Eu gosto bastante. Ele realmente é meio doido, e compreendo quem não aprecie as obras mais "vanguardistas" dele. Mas mesmo assim, há música boa dele até pra quem é mais conservador em música.

    Aqui uma música bem conhecida do Hermeto:

    https://www.youtube.com/watch?v=_rHB0fjiK4k


    Foda demais mano!!, com certeza vou ouvir mais das obras dessa grande músico.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/19
    · votar


    Kenai
    Hermeto é uma dos maiores músicos do mundo.
    Abç

    Casper
    Veterano
    # out/19
    · votar


    Só existem dois músicos brasileiros vivos
    que eu considero que são gênios:

    Hermeto Pascoal e Egberto Gismonti.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/19
    · votar


    Casper
    Exatamente.
    E são reconhecidos como tal no mundo todo.
    Abç

    makumbator
    Moderador
    # out/19
    · votar


    É só não confundir o Hermeto com o Sivuca que está beleza.

    Julia Hardy
    Veterano
    # out/19
    · votar


    Não é alguém que eu ouça direto. Mas, gosto de algumas coisas.

    Isto, por exemplo:





    Casper
    Veterano
    # out/19
    · votar


    Cara Julia Hardy:

    Existe algo que a senhora realmente aprecia?

    Lelo Mig
    Membro
    # out/19
    · votar


    Kenai

    Cara, ele faz uma música difícil... totalmente desvinculada dos padrões Pop que estamos habituados.

    Gostar ou não é subjetivo, mas reconhecer que ele está num outro patamar (pelo menos no campo de sua "intenção e objetivos") como artista, é inegável.

    Eu gosto, não é o tipo de música que ouço direto, mas ouço. Slaves Mass é um álbum épico e muito interessante. Música Livre e Cérebro Magnético, também são álbuns bem legais.

    Fui em dois shows dele e um, em especial, foi muito legal e marcou minha juventude e minhas impressões como músico iniciante, na época, minha visão sobre improviso e tudo mais.

    beto_piccoli
    Membro Novato
    # out/19 · Editado por: beto_piccoli
    · votar


    Kenai

    O pessoal mandou bem nas respostas aí. Hermeto é um gênio desses bem raros!
    Os gênios da música, em geral, lidam com a música de forma muito intuitiva. Isso não quer dizer que os caras não estudem música - muito pelo contrário! - mas eles estudam de maneira a explorar e priorizar o ouvido e as próprias conexões emocionais em relação aos sons. Acredito sinceramente que essa é a grande diferença entre os grandes mestres e nós, meros mortais.
    Não há nada de errado em lidar com a música de maneira formal, seja lá como for o jeito que você estuda. Mas pode experimentar, num dia qualquer, simplesmente passando um tempo com qualquer assunto de estudo musical, brincando, cantando, inventando moda, tocando outros instrumentos ou até mesmo com coisas que não consideramos instrumentos musicais (característica do Hermeto). A verdade é que essa brincadeira toda vai acabar resultando em muito mais musicalidade do que o resultado de um estudo mais metódico.
    E, na minha opinião, o Hermeto é isso. Uma vida inteira brincando de música e estudando de maneira muito intuitiva.

    Sugiro uma boa escutada na discografia do mestre, e também sugiro dar uma olhada em um livro de partituras dele chamado "Calendário do Som", onde o Hermeto simplesmente anotou uma composição dele por dia, até completar um ano!
    Além do fato de muitas dessas músicas serem obras-primas, é muito interessante analisar a maneira com que ele escreve as partituras. Fica muito claro que ele aprendeu a escrever música de maneira muito intuitiva também.
    Não sei se o livro ainda está disponível em livrarias, mas com certeza você encontra algum usado por aí, ou cópias pela internet.

    Ah, sim! Se você tiver a oportunidade, vá ver um show dele, especialmente do quinteto. É uma experiência pra vida inteira!

    "Tudo é som!"

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/19
    · votar


    O show que ele tá afim de tocar vai.. o show que ele ta afim de arrotar em copo de água e outras coisas do tipo haja saco

    Pra babar... água então meu cachorro é um gênio

    mgustavo72
    Membro Novato
    # out/19 · Editado por: mgustavo72
    · votar


    Curti bastante os discos do Hermeto Pascoal nos anos 90! Fui em algumas apresentações e às vezes vejo algumas coisas no Youtube.

    Os discos mais novos, desde Festa dos Deuses, eu ouvi pouca coisa, mas me lembro de ter ouvido as músicas que ele fez sobre um poema de Mário Lago, um discurso de F Collor e uma aula de natação da filha dele, que são desse CD.

    Esses vídeos que a Julia Hardy postou são bem legais, não conhecia!
    Engraçado que me lembrei de um vídeo do Chick Corea, acredito que dos anos 2000, com um quinteto, porém difícil de acompanhar! Talvez seja falta de hábito em ouvir jazz, principalmente o mais contemporâneo!

    entamoeba
    Membro Novato
    # out/19
    · votar


    Acho figura. Respeito. Não ouço.

    Julia Hardy
    Veterano
    # out/19
    · votar


    Casper

    Eu não disse que é uma bosta

    Casper
    Veterano
    # nov/19
    · votar


    Cara Julia Hardy:

    Não foi essa a minha pergunta.

    Julia Hardy
    Veterano
    # nov/19
    · votar


    Aprecio algumas coisas. Entre elas, música. Não ouço o som do Hermeto Pascoal todos os dias. Gosto de algumas coisas como os vídeos que postei. Deveria conhecer mais pra opinar melhor, mas, por enquanto, é isso.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que vocês acham do Hermeto Pascoal?