Wikipedia e as informações sobre a música brasileira.

    Autor Mensagem
    entamoeba
    Membro Novato
    # mar/19


    Hoje, buscava informações sobre o cantor e compositor Toquinho e me deparei com uma página decepcionante! Uma biografia pobre e a discografia. Tem banda que começou ontem que é melhor descrita na Wikipedia.

    renatocaster
    Moderador
    # mar/19
    · votar


    entamoeba

    Vc mesmo pode colaborar para que a página em questão seja mais rica em informações.

    Buja
    Veterano
    # mar/19
    · votar


    É o caminho natural. Sempre há mais informações em coisas que a geral domina.

    vinibassplayer
    Veterano
    # mar/19
    · votar


    Hoje, buscava informações sobre o cantor e compositor Toquinho e me deparei com uma página decepcionante! Uma biografia pobre e a discografia. Tem banda que começou ontem que é melhor descrita na Wikipedia.

    wikipedia nao cria conteúdo, os leitores criam. cada um colabora com o que sabe e corrige o q tá errado. colabore melhorando o artigo, só tome cuidado pra nao colocar coisa errada

    renatocaster
    Moderador
    # mar/19
    · votar


    vinibassplayer

    wikipedia nao cria conteúdo, os leitores criam. cada um colabora com o que sabe e corrige o q tá errado. colabore melhorando o artigo, só tome cuidado pra nao colocar coisa errada

    Exatamente. Tem regras para qualquer coisa que vc vá acrescentar ou retirar. Moderadores e Admins revisam tudo antes de subir a página. Mas às vezes dá tempo de subir algo pro artigo que não é fidedigno (alguém com a intenção de trollar).

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/19
    · votar


    entamoeba

    Entendo sua indignação, porém a Wiki não é uma enciclopédia.

    É a galera, os internautas, que a escrevem, por isso têm muita inverdade lá. E, infelizmente, o MC Cancro Mole, dado a cultura atual, tem mais apreciadores que o Toquinho.

    renatocaster
    Moderador
    # mar/19
    · votar


    Eu considero a Wikipedia uma fonte de informação relevante. Claro que tem que ter filtro, mas também não é assim "à moda Bangu". Para postar ou atualizar um artigo, tem que seguir alguns preceitos básicos, como postar referências, fontes, etc...

    É 100% confiável? Não, não é. Mas eu considero uma ferramenta OK. Pelo menos no meu caso serve como porta de entrada para uma pesquisa mais aprofundada.

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/19
    · votar


    renatocaster

    Sim...é uma ótima ferramenta, sem dúvida. Também concordo.

    entamoeba
    Membro Novato
    # mar/19
    · votar


    renatocaster
    Vc mesmo pode colaborar para que a página em questão seja mais rica em informações.

    Não sei muito sobre o Toquinho, mas já participei da edição de outros tópicos. O que me surpreendeu é que um grande nome da música brasileira tivesse uma página tão pobre. Talvez os fãs de Toquinho tenham aversão à tecnologia.

    Buja
    É o caminho natural. Sempre há mais informações em coisas que a geral domina.

    Em alguns casos, dá até briga entre os editores! Wikipedia é poder!

    vinibassplayer
    wikipedia nao cria conteúdo, os leitores criam. cada um colabora com o que sabe e corrige o q tá errado. colabore melhorando o artigo, só tome cuidado pra nao colocar coisa errada

    Sei disso. O que me surpreendeu foi a falta de gente interessada em melhorar o tópico de um nome tão importante da nossa música. E o Toquinho tá vivo, se fosse um daqueles malucos do samba que já morreram há 50 anos e são desconhecidos do grande público eu até entenderia.

    Lelo Mig
    Entendo sua indignação, porém a Wiki não é uma enciclopédia.

    Acho que ela é mais enciclopédia do que a Encyclopédie do Diderot e d'Alembert, já que põe efetivamente o saber para rodar.

    Falta gente boa para editar! Só isso!


    A todos: vocês já contribuíram com a Wikipedia?

    makumbator
    Moderador
    # mar/19
    · votar


    entamoeba
    A todos: vocês já contribuíram com a Wikipedia?

    Eu já doei dinheiro pra Wikipedia (naquelas campanhas que eles fazem pra arrecadar e manter o serviço). Não foi muito, mas foi minha contribuição. Também já doei dinheiro para a IMSLP (que no meu caso particular acaba sendo mais útil do que a Wikipedia, e tem pequenas vantagens para doadores).

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/19
    · votar


    makumbator
    Também doei uma mixaria...
    Abç

    brunohardrocker
    Veterano
    # mar/19
    · votar


    MC Cancro Mole

    Perdi os lados.

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/19
    · votar


    pega uma barsa, um dicionario de mpb, site do músico, pagina do facebook.... e faz um resumo e coloca lá, simples assim

    entamoeba
    Membro Novato
    # mar/19
    · votar


    Acho que o pessoal não notou que o tema do tópico não é um problema que eu não sei resolver. Como já disse, já editei artigos na Wikipédia. O tema é o desinteresse em manter essa ferramenta abastecida de informação!

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/19
    · votar


    a geração do Toquinho não nasceu com a internet
    a geração do pablo vittar sim

    não estranho quando acho pouca informação sobre algum artista mais antigo e as vezes encontro mais informação (do que talento) sobre artistas atuais

    se quem curte Toquinho entra na internet é mais pra pagar boleto e ver promoção de remédio, internet é para outras prioridades

    quem curte uma anitta, um pablo, uma bandinha mequetrefe de lollapalooza.. entra na internet pra lacrar, e além disso o artista tem promoter, assessor de imprensa, network... e todo uma maquina para acessoar em mídias digitas, inclusive em fazer uma wikipédia de responsa
    se não tem... tem os dos fãs que além de ir pra escolinha não fazem nada o dia todo

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Wikipedia e as informações sobre a música brasileira.