Qual a ação que Jimi Hendrix, Jimmy Page e David Gilmour usavam?

    Autor Mensagem
    Matheus EA
    Membro Novato
    # fev/19


    Qual a ação que Jimi Hendrix, Jimmy Page e David Gilmour usavam?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/19
    · votar


    Matheus EA
    A que eles preferiam...

    ejames
    Membro Novato
    # fev/19 · Editado por: ejames
    · votar


    O que você quer dizer com ação? Espessura de cordas ou altura das mesmas? O termo "ação" é geralmente usado para altura, onde aí fica praticamente impossível responder de forma exata.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/19
    · votar


    ejames
    O termo "ação" é a altura da corda em relação à escala.
    A pergunta me pareceu estranha, pois isso é muito pessoal.
    Quando regulo uma guitarra e o cliente não me pede algo muito específico (o que é raro), eu regulo a "ação" o mais baixo possível. Simples assim.
    Abç

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/19
    · votar


    ejames
    O termo "ação" é a altura da corda em relação à escala.
    A pergunta me pareceu estranha, pois isso é muito pessoal.
    Quando regulo uma guitarra e o cliente não me pede algo muito específico (o que é raro), eu regulo a "ação" o mais baixo possível. Simples assim.
    Abç

    Matheus EA
    Membro Novato
    # fev/19
    · votar


    Então galera, é a ação em relação a escala. To muito curioso pra saber qual eles usavam.

    ejames
    Membro Novato
    # fev/19 · Editado por: ejames
    · votar


    Matheus EA
    Então galera, é a ação em relação a escala. To muito curioso pra saber qual eles usavam.

    Cara, isso é algo totalmente pessoal, como o Bertola disse. É algo que o músico pode mudar literalmente do dia para a noite, de guitarra para guitarra, etc.

    Afinal, qual a relevância dessa informação?

    Velvete
    Veterano
    # fev/19 · Editado por: Velvete
    · votar


    Há vários motivos pra justificar o interesse por uma informação.

    Acho engraçado quando alguém vem perguntar uma coisa e recebe um monte de outras respostas que ajudam, mas não respondem a questão.

    Obviamente, é provável que não saberemos a ação das cordas desses guitarristas de forma tão fácil. Talvez em fóruns gringos especializados.

    Por fim, entender o estilo de cada guitarrista pode contribuir pro nosso aprendizado e evolução.

    ejames
    Membro Novato
    # fev/19
    · votar


    Velvete
    Há vários motivos pra justificar o interesse por uma informação.

    Justamente por isso perguntei qual seria a relevância.

    Acho engraçado quando alguém vem perguntar uma coisa e recebe um monte de outras respostas que ajudam, mas não respondem a questão.

    Mas foi respondido, de certa forma - é uma resposta que simplesmente não tem como se obter de forma exata. Mesmo que alguém surja com um número (o que acho bem improvável), vai representar exclusivamente aquele momento onde tal medição foi feita, o que não necessariamente representa o resto da carreira e consequentemente do som do cara.

    Outro aspecto importante nessa questão são as próprias cordas (daí o motivo de eu perguntar lá em cima se ele se referia a tensão ou ação). Na época que esses caras fizeram suas gravações mais famosas o mercado de encordoamentos era totalmente diferente do atual, onde tensões mais leves como .009 ou .010 eram difíceis de achar ou simplesmente nem existiam. Sem contar todo o quesito de ligas, métodos de fabricação, etc.

    No documentário It Might Get Loud (que, para quem não conhece, vale muito ser visto), o próprio Jimmy Page fala como tinha como fazer uma gambiarra para conseguir cordas de tensão mais baixas, usando mizinha de banjo:


    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/19
    · votar


    Velvete
    Há vários motivos pra justificar o interesse por uma informação.
    Considero-me ignorante, portanto, gostaria de saber quais
    Abç

    makumbator
    Moderador
    # fev/19 · Editado por: makumbator
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Acho interessante a informação. Não que vá mudar a maneira de cada um tocar, mas entendo que saber esses pequenos detalhes além de sanar a curiosidade pode servir como mais um item para se entender a técnica de um executante.

    Por exemplo, o John Myung (baixista do Dream Theater) gosta de gravar com o instrumento em ação baixa. Entretanto, em shows ele prefere ter a regulagem mais alta, segundo ele pelo fato de naturalmente pesar um pouco mais a mão no ao vivo (que pra ele não ocorre em estúdio).

    Eu por exemplo gosto dos meus baixos com ação baixa de maneira que se eu quiser posso fazer ele trastejar pesando a mão, justamente pra poder ter esse recurso estilístico (imitar o som de slap no pizz). Mas também não gosto dele super baixo a ponto de qualquer aumento de diâmica causar trastejamento quando indesejado.

    Obviamente é meio difícil obter medidas específicas de cada um, mas ao menos saber a preferência geral de X ou Y pode ser interessante.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/19 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
    · votar


    makumbator
    Bem, obrigado.
    Mas continuo sem saber da real relevância disso.
    Regulo instrumentos de cordas à décadas e repito, regulo sempre o mais baixo possível ou de acordo com o desejo dos cliente. Jamais alguém me disse: "...Por favor regule como o David Gilmour usa..."
    De qualquer forma eu agradeço pela informação.
    Abç

    renatocaster
    Moderador
    # fev/19
    · votar


    Matheus EA

    Qual a ação que Jimi Hendrix, Jimmy Page e David Gilmour usavam?

    Normalmente em entrevistas ou em vídeos de demonstração de setups eles podem mencionar algo a respeito. Gilmour e Page não deve ser muito difícil encontrar, mas do Hendrix vai ficar meio complicado né, rsrsrs.

    Tente procurar em fóruns/sites específicos. No Gilmourish, por exemplo, com certeza terá alguém falando sobre o assunto.

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # fev/19
    · votar


    Eu acho a dúvida perfeitamente válida, porque de certa forma influencia no som. Mas é uma equação complexa, que tembém precisa levar em conta altura dos captadores, tipo de encordoamento, raio da escala, etc...
    Tem um monte de motivos pra usar ação alta: dá mais sustain, é bom pra quem usa slide de vez em quando, te deixa mais protegido de variações bruscas de temperatura, etc.
    Gilmour gosta de uma ação muito baixa. Vi ele dizer numa entrevista que sempre que pega uma guitarra nova precisa lixar o nut pra conseguir a ação mais baixa possível. Jimmy Page não é tão fissurado, mas usa ação bem baixa também. Já o Hendrix é um caso a parte. Ele tocava com a guitarra de cabeça pra baixo, com encordoamento híbrido, sempre meio tom abaixo... a ação era um pouco mais alta (segundo o Roger Mayer), mas isso era mais pela mão dele do que por qualquer outra coisa.
    SRV, por exemplo, usava uma ação bem alta porque sentava a mão na guitarra com força. Michael Angelo Batio também. O cara com a ação mais ridiculamente alta que eu já vi foi o J Mascis do Dinosaur Jr.

    MatheusMX
    Veterano
    # fev/19
    · votar


    Matheus EA

    As respostas para sua pergunta estão nesse livro que aparece aos 0:57 desse video.
    É um livro bem interessante por sinal. Tem uma coletânea de informações sobre os setups das guitarras de vários ícones da guitarra.



    renatocaster
    Moderador
    # fev/19
    · votar


    MatheusMX

    Boa! :)

    Velvete
    Veterano
    # fev/19
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Concordo que a ação mais baixa seja mais fácil de tocar grande parte dos estilos, mas defendo a busca da informação tanto por pura curiosidade ou por entendimento do estilo do guitarrista.

    PS: obviamente, não creio que copiar regulagens dos artistas seja uma opção satisfatória.

    makumbator
    Moderador
    # fev/19
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Regulo instrumentos de cordas à décadas e repito, regulo sempre o mais baixo possível ou de acordo com o desejo dos cliente. Jamais alguém me disse: "...Por favor regule como o David Gilmour usa..."

    Ok, mas não me parece que a origem da dúvida do Matheus seja necessariamente para copiar a ação de quem quer que seja. Talvez você tenha visto por esse lado, mas em momento algum ele afirma isso.

    Ele mesmo disse depois que era pela mera curiosidade. O que considero bem normal. Até por ser algo bem subjetivo me parece ainda mais interessante saber. Inclusive, essa parte da regulagem é algo bem difícil de outra pessoa fazer pra gente.

    No meu caso, só um luthier (já falecido) sabia deixar meus baixos de cara na ação que eu gosto. Em todos os demais que já fui eu mesmo tinha que sugerir mudanças na hora de pegar o instrumento de volta e algumas vezes mudar levemente depois também em casa.

    As pessoas também não gostam de saber e discutir quais as cordas (em termos de marcas e espessuras) os artistas X ou Y usam? Ou se o cara tem escala escalopada, se o traste é jumbo ou não, se tem traste zero ou nut, etc...mas nem por isso todo mundo corre pra trocar cordas, trastes e mandar escalopar escala só por tido uma curiosidade sobre alguém em especial.

    Buja
    Veterano
    # fev/19
    · votar


    Sinceramente, nao me parece que esses caras, especialmente o hendrix, se preocupa com detalhes muito assim nao.

    Acho que eles pegariam uma guitarra com ação ultra alta e diriam: "essa guitarra ta ruim" e uma com ação mega-baixa e tambem diriam "essa guitarra ta ruim".

    Acho que nem mesmo espessura das cordas era tao determinante assim. Numa lespa pode ser que usavam 0.10, num strato 0.9, enfim.

    Resumo, nao acho que tinham tanto mimimi quanto nos não.
    Ou a guitarra era boa ou nao era e pronto.

    Somos nós hoje, principalmente fritadores de apto, que achamos que se for 0.10 nao da. Se tiver 7 nanometros mais alto nao da. Se nao for emg nao da.
    Nem musico de violão erudito tem tanto regra e mimimi quanto guitarrista tem.

    makumbator
    Moderador
    # fev/19
    · votar


    Buja
    especialmente o hendrix, se preocupa com detalhes muito assim nao.

    Hoje ele não se preocupa com mais nada mesmo...pode crer em mim.

    fontes_rio
    Veterano
    # fev/19 · Editado por: fontes_rio
    · votar


    Bertola, você é do Rio de Janeiro?
    Queria que você regulasse minha Ibanez Prestige.

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # fev/19
    · votar


    Buja
    Talvez o Hendrix não ligasse, mas os técnicos dele (i.e. Roger Mayer) certamente ligavam. O encordoamento personalizado era necessário inclusive pra compensar o headstock que ficava invertido.

    Buja
    Veterano
    # fev/19
    · votar


    makumbator
    kkkk certamente que nao....

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/19
    · votar


    fontes_rio
    Niterói.
    Abç

    Matheus EA
    Membro Novato
    # fev/19
    · votar


    Vlw galera pela atenção. Essa minha curiosidade tem um motivo, eu queria saber da ação dos caras, principalmente a do Gilmour, pra entender um pouco mais a pegada dos cara, tipo se pra tocar com a pegada deles qual ação ajudaria mais. Eu tava achando que me responderiam que a ação do Gilmour era alta, pelos bends que ele usa muito,e pela pegada mesmo, que é mais lenta, mas não é. Nosso grande amigo BrotherCrow foi quem respondeu a pergunta, vlw amigo, VLW GALERA!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual a ação que Jimi Hendrix, Jimmy Page e David Gilmour usavam?