Dúvidas sobre Black Metal (pra quem entende de teoria musical)

    Autor Mensagem
    Projeto de baixista
    Membro Novato
    # nov/18


    1- O Black Metal é conhecido pelo uso de afinações baixas. Quais seriam elas?

    2- Quais as principais escalas usadas no BM?

    3-Em geral, o que eles usam na teoria musical, pra deixar o som tão bonito e dar a impressão que a morte está do seu lado.

    Ps: estou falando do black metal "tradicional", tipo Dark Funeral, os primeiros álbuns do Gorgoroth, Mayhem, esses caras ai

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/18 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Projeto de baixista

    Respondendo:

    1- Afinações mais baixas, geralmente são usadas para dar uma característica mas grave, mais pesada, mais soturna... muitas vezes (não é regra) somado aos uso de encordoamentos com calibre maior.

    Nem todas bandas usam a mesma afinação, novamente não existe uma regra, mas, em geral, ficam nestas aqui:

    - Drop B, também conhecida como afinação Baritona: B-E-A-D-F♯-B
    - Drop C, bastante usada: C-F-A#-D#-G-C
    - Drop C#, conhecida como afinação Iommi: C#-F#-B-E-G#-C#

    Com relação as bandas que você exemplifica, não sei se é sempre, mas numa pesquisa rápida descobri que a música Carvin a Giant do Gorgoroth é drop C#. O De Mysteriis Dom Sathanas do Mayhem, eu tenho, fui dar uma checada e achei bem estranho, esta entre E e Eb.

    2 e 3 - Não há escalas principais do BM. É o mesmo rock básico, a origem são escalas maiores e menores, pentatônicas e bluenotes. Para "entristecer" (não é regra, mas acontece bastante) a presença de acordes e escalas menores em destaque costumam deixar a música mais melancólica. Não basta só isso, depende da dinâmica, tempo, levada e e etc, mas o tom menor influi bastante. Geralmente a terça menor "puxa" a música para mais triste... é fácil constatar isso, no Youtube tá cheio de músicas "alegrinhas" em escala maior que os caras convertem para escala menor e elas entristecem.... Um bom exemplo é a super alegre Girls Just Wanna Have Fun da Cyndi Lauper, em tom menor:



    "...dar a impressão que a morte está do seu lado."
    Para isso, coloque este cara de guitarrista na banda:

    Adolfinho

    Projeto de baixista
    Membro Novato
    # nov/18
    · votar


    Nossa cara, muito bom você respondeu de forma clara e objetiva, coisas que eu estava procurando a um tempão. Valeu mesmo ajudou muito

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/18 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Projeto de baixista

    Valeu....tamo aqui prá isso.

    O forum tá meio devagar, feriadão, mas daqui a pouco, aparece o nosso amigo "makumbator".......Baita baixista, sabe tudo de teoria, e curte estas podreiras também. Com certeza ele dá uma aula e corrige as besteiras que eu falei! Abç!

    basstreble
    Veterano
    # nov/18 · Editado por: basstreble
    · votar


    Lelo Mig
    Nem todas bandas usam a mesma afinação, novamente não existe uma regra, mas, em geral, ficam nestas aqui:

    Verdade. A música my sacrifice da banda creed é tocada com a seguinte afinação: D A D G A D.

    basstreble
    Veterano
    # nov/18
    · votar


    Lelo Mig
    2 e 3 - Não há escalas principais do BM. É o mesmo rock básico, a origem são escalas maiores e menores, pentatônicas e bluenotes. Para "entristecer" (não é regra, mas acontece bastante) a presença de acordes e escalas menores em destaque costumam deixar a música mais melancólica. Não basta só isso, depende da dinâmica, tempo, levada e e etc, mas o tom menor influi bastante. Geralmente a terça menor "puxa" a música para mais triste... é fácil constatar isso, no Youtube tá cheio de músicas "alegrinhas" em escala maior que os caras convertem para escala menor e elas entristecem.... Um bom exemplo é a super alegre Girls Just Wanna Have Fun da Cyndi Lauper, em tom menor:

    Geralmente músicas assim me soam bonitas, mas não todas!!

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/18 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    basstreble

    "A música my sacrifice da banda creed é tocada com a seguinte afinação: D A D G A D."

    Pois é, uma afinação "aberta", também conhecida como afinação Celta. Kashimir do Led Zeppelin também é nesta afinação.

    Mas, não creio que funcione para Black Metal........porque a busca no extremo é por conta de maior peso e mais graves....por isso funciona melhor o Drop para tons mais baixos.

    Pouca gente sabe, mas além de "pai do metal" ou "mestre dos riffs", Tony Iommi é o responsável por isso. Muita gente, nos anos 70, pensava: Como o Sabbath consegue soar tão pesado?

    Iommi começou a usar drop C# no Masters Of Reality (em studio; ao vivo já usava desde o primeiro álbum) por causa do problema em seus dedos, para aliviar a tensão das cordas e, consequentemente, o som do Sabbath ficava mais "cabuloso".

    basstreble
    Veterano
    # nov/18 · Editado por: basstreble
    · votar


    Lelo Mig
    É um belo exemplo de superação esse músico. Muitas pessoas que passam pelo que ele passou pensariam em desistir.

    Projeto de baixista
    Membro Novato
    # nov/18
    · votar


    Lelo Mig

    - Drop C#, conhecida como afinação Iommi: C#-F#-B-E-G#-C#[/i]

    Estava estudando sobre essa afinação que você passou para contrabaixo, e encontrei um site que dizia que a afinação drop C# no baixo ficaria F#-C#-G#-C#. Está correta?

    Buja
    Veterano
    # nov/18
    · votar


    Isso é Drop C#...apenas a ordem das cordas está invertida.
    No site foi colocado da mais aguda pra mais grave.

    A afinação Iommi, ao meu ver nao seria um drop C# e sim afinado 1 tom e meio abaixo, standard.

    Eu chamaria de drop C# essa afinacao:
    C#, G#, C#, F#, A#, D#

    Mas ha controversias.

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/18 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Buja

    Que eu saiba (posso estar enganado) mas o que chamam de afinação Iommi, é justamente isso; 1 tom e meio abaixo.

    Projeto de baixista

    Cara, neste padrão 1 tom e meio abaixo, a afinação do baixo ficaria (da mais aguda para a mais grave): E, B, F#, C#

    Lkoiuj
    Membro Novato
    # jul/21
    · votar


    Para achar bandas de Black Metal é só escuta Astarte , ARKANUM , Cradle of Filth que o streaming começa a recomenda ou até curtir página no face começa a recomenda o algoritmo é uma boa

    Enfim não tem muito segredo hoje em dia é fácil de procurar tem streamings musicais lá separa e indica os estilos

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas sobre Black Metal (pra quem entende de teoria musical)