Notificações Amigos pendentes

      Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

      Seguir carreira no violoncelo aos 24 anos.

      Autor Mensagem
      BrunoJJ
      Membro Novato
      # 28/jun/18 09:33 · Editado por: BrunoJJ


      Peço perdão caso este assunto já tenha sido elucidado. Fiz a pesquisa e acabei não encontrando nada tão específico e/ou recente.

      Estudo música há cerca de dez anos. Sou aluno de violoncelo e sempre me voltei ao objetivo de seguir carreira no instrumento. Participei de algumas orquestras jovens, tomei aulas individuais e estudava diariamente dos dezesseis (época em que passei a me dedicar ao cello constantemente) até os vinte anos. Entretanto, devido à alguns empecilhos de origem familiar e financeira, tive que abandonar o cello por bons cinco anos e postergar todos esses planos.

      Somente hoje, aos vinte e quatro, me encontro estável o bastante para retomar os estudos com o mesmo afinco e buscar o caminho das pedras e o bacharelado no instrumento. O problema é que depois de tanto tempo desligado do meio, estou defasado quanto ao estado atual do mercado e as oportunidades que o meio apresenta.

      Resido atualmente em Santos/São Paulo e não vejo problemas em subir e descer a serra ou residir na capital. Gostaria do posicionamento franco de vocês: quais seriam os passos mais coerentes dentro desse quadro para seguir carreira no violoncelo considerando a idade e boa disponibilidade de tempo, ainda valeria à pena buscar a graduação e futuramente visar o ingresso em uma orquestra, por mais concorrida que seja?

      Muitíssimo obrigado de antemão pela paciência e pelos esclarecimentos. Este fórum foi a primeira opção que me veio à cabeça, sei que muitos profissionais participam daqui.

      Singles
      Membro Novato
      # 29/jun/18 09:33
      · votar


      Esse texto me lembrou uma reportagem q assisti ano passado que a OSB estava passando por muitas dificuldades, salarios atrasados, etc, me chamou a atençao q um entrevistado disse estar trabalhando como motorista de uber...
      Nao estou querendo te desanimar nao, acho q voce deve sim buscar seu sonho sempre mas tendo um plano B em mente talvez, nao sei...

      A reportagem:https://oglobo.globo.com/cultura/musica/osb-retoma-concerto s-mas-ainda-sofre-com-salarios-atrasados-21974885

      Beto Guitar Player
      Veterano
      # 29/jun/18 09:34
      · votar


      BrunoJJ

      Vou te responder apenas porque não obteve outras respostas, mas não tenho base para te auxiliar nisso, então vou de apenas opiniões pessoais...

      Quando eu tinha uns 19 anos, resolvi fazer um curso técnico para arranjar um bom emprego, ganhar mais e assim, poder me dedicar inteiramente à música.
      Depois de mais de dez anos, entre vários empregos diferentes, desempregos, bandas, voltas e reviravoltas na minha vida, hoje tenho ciência de que não tenho capacidade e nem possibilidade de viver de música. Penso sempre "deveria ter estudado, me dedicado, me esforçado, etc".

      Bom, tomando minha vida como base, o que posso dizer é: estude, dedique-se e esforce-se!
      Não tenho a menor ideia de como é o mercado voltado a orquestras e músicas desse meio, mas sei que existem ótimas orquestras por aí, muitos músicos ótimos que, apesar da vida dura, vivem felizes nesse meio.
      Portanto, forme-se em música, preste concursos públicos, tente entrar em conservatórios e meta a cara, se for isso que você deseja para sua vida.

      Beto Guitar Player
      Veterano
      # 29/jun/18 09:37
      · votar


      Vou te responder apenas porque não obteve outras respostas, mas não tenho base para te auxiliar nisso, então vou de apenas opiniões pessoais...

      Quando comecei a responder, não tinha nenhuma resposta, por isso desse comentário.

      entamoeba
      Membro Novato
      # 29/jun/18 12:05
      · votar


      BrunoJJ
      Por perder 4 anos? Não me parece muito para carreiras longevas. Se fosse para ser ginasta, seria o fim.

      Ainda que o mercado não seja muito generoso com você, até porque atravessamos tempos difíceis, acho que vale a pena investir na carreira que você sonha.

      Visite as universidades, converse com professores, acho que eles poderão tirar suas dúvidas mais específicas (alguns certamente são babacas - se der azar de ouvir bobagem de um primeiro, dê uma chance a um segundo, um terceiro).

      Gabezorx
      Membro Novato
      # 29/jun/18 12:30
      · votar


      BrunoJJ
      Não sei se te ajuda, mas, o Kiko Loureiro tem um curso sobre isso, se puder investir pode ser de grande valia.

      No mais, acho que vale a pena você examinar todas possibilidades de monetizar seu sonho, seja como músico de orquestra, free lancer, banda de casamento e por aí vai.

      singinglife
      Membro Novato
      # 29/jun/18 17:21 · Editado por: singinglife
      · votar


      BrunoJJ
      Olá, tenho graduação em música e essa questão aflige qualquer músico, mesmo os que já estão na universidade.. nunca se há certeza sobre o que vai ou pode acontecer.
      Tenho um amigo que decidiu ser pianista aos 18 anos mas não achava professor pois era considerado "muito velho". Aí resolveu estudar por conta própria. Hj ele não lê uma nota mas é um excelente pianista, vive de música e é conhecido pelo mundo inteiro.
      Já participei de concurso para instrumentos de orquestra.. o nível de exigência é realmente muito alto. Não vejo problema ter parado por 4 anos, mas vc está disposto a seguir nesse caminho? Se estiver, é estudar, estudar, estudar, vida de músico de orquestra é assim.. O colega aí em cima citou um ponto importante - um bom professor, nessa área isso é indispensável! Tem uns na universidade que se dedicam mesmo é em boicotar os alunos.
      Enfim, acho que em um momento assim, a melhor saída é ouvir o seu coração. Depois, se dedicar e se esforçar muito com o caminho que ele apontar. Pode parecer brega, mas é a mais pura realidade.

      singinglife
      Membro Novato
      # 29/jun/18 17:28 · Editado por: singinglife
      · votar


      Ah, e se seu plano for entrar para universidade.. o primeiro passo é se preparar para os testes de aptidão. Buscar repertório e treinar para as provas de teoria/ritmo/solfejo, etc. Mas te adianto que, lá dentro, vai precisar de tempo para se dedicar ao instrumento.... os cursos são bem puxadinhos e há bons e dedicados músicos.
      Não vai ser fácil mas vá em frente.
      Se for isso que vc quer, não desista!

      *Olha aí um exemplo de prova para músico de orquestra - violoncelo. Não se assuste e isso não seria para vc nesse momento.. é só mesmo pra te mostrar o nível que tem que chegar para esse tipo de prova.

      12.20 Cargo: MÚSICO/VIOLONCELLO
      12.20.1 Solos:
      a) J. Haydn, Concerto para Violoncelo e orquestra em Dó Maior (completo).
      b) J. S. Bach, Prelúdio da Suite N. 2 em Ré Menor, BWV 1008.
      12.20.2 Excertos Orquestrais:
      a) L. v. Beethoven, Sinfonia No. 5, mov. II: compassos 1 a 10; 49-60; 98-106.
      b) J. Brahms, Sinfonia no. 2, mov. II: compassos 1 a 15; 49 a 55.
      c) J. Brahms, Variações sobre um Tema de Haydn: variação I e V.
      d) G. Mahler, Sinfonia 4, mov. I: início até compasso 52.
      e) B. Smetana: Abertura “A Noiva Vendida”: do início até 4 compassos depois da letra A.
      f) J. Strauss, Don Juan: do início até letra D.
      g) P.Tchaikovsky, sinfonia 4, mov. II: compassos 21 a 42.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Seguir carreira no violoncelo aos 24 anos.

      306.408 tópicos 7.907.227 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2018 Studio Sol Comunicação Digital