Duvida ritmo sincopado

    Autor Mensagem
    Billcampos
    Membro Novato
    # abr/18


    Essa semana andei ouvindo muito radiohead e acabei me deparando com esse tal de ritmo sincopado. Li bastante sobre e deu pra entender como funciona, mas na prática eu ainda nao tenho certeza. Nessa musica do mundo livre por exemplo, alguem pode me dizer se está sincopada e qual o tempo dela ?


    Lelo Mig
    Membro
    # abr/18
    · votar


    Billcampos

    Cara, não sou batera...mas pela minha experiência, você esta fazendo uma pequena confusão...diga-se de passagem, bastante comum... Explico:

    Ritmo sincopado, em tese, é quando você invés de acentuar "no natural" tempo forte, voce acentua um tempo fraco. Imagine numa contagem 1 e 2 e 3 e 4, em que o acento intuitivo seria no 2, você da no 3.

    Um exemplo clássico de Ritmo Sincopado é o que Jeff Porcaro do Toto faz na música Rosanna.

    Neste caso do video que voce postou do Mundo Livre, não ocorre Ritmo Sincopado e sim Contratempo... Que é outra coisa. É quando você acentua "fora do tempo". Imagine numa contagem 1 e 2 e 3 e 4, em que o acento intuitivo seria no 2, você acentua no "e".

    Pode ser que aparece um baterista ou alguém tipo o user "makumbator" e diga: O Lelo só falou merda!

    Mas acho que é isso.

    Ken Himura
    Veterano
    # abr/18
    · votar


    Lelo Mig
    É bem por aí mesmo, Lelo. Apesar de existirem fontes classificando ambos como "subtipos" da síncope (ou deslocamento de acentuação).

    Na prática é: deslocou a acentuação natural sem atravesar a divisão dos tempos dentro de um compasso ( ou seja, só trocou os acentos de lugar)? É contratempo. Deslocou tudo, 'atravessando' os tempos adjacentes, acentuando em partes fracas? É síncope. Misturou os dois? Síncope.

    fernando tecladista
    Veterano
    # abr/18
    · votar


    que eu estudei ritmo sincopado é o que tem em samba, bossa....

    essa música tem um compasso de 7 tempos
    ou alternando em um de 4 e outro de 3

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida ritmo sincopado