Guitar Pro 6 - Numeração das páginas

    Autor Mensagem
    agnaldolp
    Membro Novato
    # abr/18


    Boa noite a todos!
    Estou com um problema no Guitar Pro. Estou organizando algumas partituras em forma de caderno para registro das músicas na Biblioteca Nacional. Criei uma partitura para cada música, mas como são arquivos individuais a numeração das páginas sempre começa na página 1. Consigo configurar manualmente a numeração em valores absolutos, para que a 1ª página seja a 8 e a 2ª a 9, por exemplo... Mas se a música tiver mais de 2 páginas não consigo configurar. O programa não dá sequência às demais páginas depois de configurar qual é a 1ª. Consigo abrir o PDF gerado no Photoshop, alterar a numeração por lá e salvar como um novo PDF mas a qualidade fica horrível! Procurei no manual do programa, dei uma googada, fucei aqui no fórum, mas realmente não achei nada a respeito!

    agnaldolp
    Membro Novato
    # abr/18
    · votar


    Pessoal, consegui melhorar a qualidade dos PDF's gerados pelo Guitar Pro ao abrí-los no Photoshop escolhendo uma resolução maior durante a abertura. Mas quando edito e salvo ainda não se comparam aos originais, que são imagens vetoriais, e ainda dá uma diferença de alinhamento com os que são gerados direto pelo Guitar Pro. Então resolvi fazer uns "Ajustes técnicos" (há quem chame de "gambiarra"...)
    1º Dividir o arquivo original em outros com no máximo duas páginas;
    2º Numerar as páginas manualmente:
    "Arquivo" / "Configurações de partitura" (ou o atalho F7)
    "Cabeçalho e Rodapé"
    Em "Rodapé 1ª Página" e "Outras Páginas", digitar os números necessários.
    3º Para eliminar o espaçamento de parágrafo na primeira linha do pentagrama, do segundo arquivo em diante (das divisões em 2 páginas):
    "Arquivo" / "Configurações de partitura" (ou o atalho F7)
    Na aba "Sistemas de partituras", desmarcar "Primeira Identação do Sistema";
    Na aba "Cabeçalho e Rodapé", na guia "Cabeçalho 1ª Página", desmarcar as opções que só devem aparecer na primeira página da música, como Título, Artista, etc...
    4º Nos arquivos derivados, para não mostrar no alto da 1ª página a duração da seminima, clicar na janela de duração (canto inferior direito da janela do programa). No menu Pop Up que se abre, clicar em "ocultar automação".
    Pronto, agora é só gerar os PDF's direto pelo Guitar Pro, que estarão com qualidade boa e numeração configurada corretamente. Claro, seria tudo muito mais fácil se o programa permitisse escolher qual o número da primeira página e continuar a numeração das seguintes a partir daí. Mas até que se descubra como fazer, fica a sugestão!

    Obs: eu consigo colocar a numeração de um arquivo de várias páginas, mas elas ficam no formato 1/x, 2/x, 3/x e assim por diante. Todo esse problema é porque eu precisava criar um índice absoluto, tipo:
    Música xxx Pagina 1;
    Música xxx Página 7;
    e por aí vai...

    LeandroP
    Moderador
    # abr/18 · Editado por: LeandroP
    · votar


    agnaldolp

    Eu nunca vi esse recurso de repaginação nas versões anteriores e acredito que não deva ter nesta versão (não conheço ainda).

    O que eu tentaria, de imediato, é salvar (ou aquelas impressões virtuais, como as que geram pdf) em formato de imagem (jpg, bmp, etc).

    Com as imagens geradas, você pode editar em softwares como o Word, por exemplo. No Word você utiliza a ferramenta "Inserir imagem" e fazer todo o resto. O Word ainda possui alguns filtros básicos neste sentido (brilho, contraste, etc). Aí sim você poderia criar seus índices mais à vontade.

    Receio que isso te tome mais algum tempo de edição. No momento não me ocorreu outra ideia.

    Boa sorte!

    makumbator
    Moderador
    # abr/18
    · votar


    agnaldolp

    Esse tipo de refinamento é o que separa programas de editoração eletrônica de partitura e o Guitar Pro. No Sibelius, Finalee Dorico fazer isso que você quer é simples e corriqueiro.

    Gosto do Guitar Pro (tenho licença original desde o 5 e venho atualizando ao longo do tempo, para o 6 e 7), mas tem certas coisas que ele peca absurdamente.

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # abr/18
    · votar


    Cara, eu até entendi o que você quer fazer, mas você acha que vale a pena tanto esforço?
    Já pensou em exportar tudo para midi e abrir em programas específicos para criação de partitura, como os musescore da vida?


    E uma pergunta pessoal. De que forma você está montando suas partituras? Somente da melodia das letras ou também outros instrumentos como guitarra, por exemplo? Você insere a letra na partitura ou está fazendo a letra à parte?
    (na verdade foi mais de uma pergunta, mas sempre quis preparar minhas músicas para registro no guitar pro, como você está fazendo, mas ainda não sei bem como fazer isso)

    Espero que dê certo e posta aí o resultado pra tirar dúvidas de outras pessoas que têm a mesma intenção.

    Abraço.

    agnaldolp
    Membro Novato
    # ago/18
    · votar


    LeandroP, valeu pela dica. Eu realmente tinha pensado a mesma coisa que você sugeriu, e até já tentei. Só que a qualidade das imagens geradas é muito ruim, infinitamente inferior aos PDFs que o próprio programa gera! Não deu para aproveitar. O PDF do Guitar Pro é vetorial, pode dar um baita zoom que não perde a definição. Mas quando abro ele no Photoshop, edito e salvo como um novo PDF aí descamba a qualidade também.

    makumbator, eu nunca tinha tido problemas com o Guitar Pro, ele sempre me bastou porque as partituras sempre foram simples e nunca passaram de 2 páginas. Mas vou dar uma pesquisada nesses programas que você mencionou.

    Beto Guitar Player, eu acho que a interação com o Guitar Pró, a forma como ele é intuitivo, é o que sempre me agradou. Não sou exímio usuário do programa mas, para o que eu tenho usado (registrar a linha melódica das letras), acho que ele tem cumprido seu papel. Só enrosquei mesmo nesse lance da numeração das páginas. Eu contornei isso até facilmente na gambiarra (o bom e velho "ajuste técnico"...) mas essa dica de salvar como midi e abrir em outro programa, cara acho que teria sido muito mais fácil! Poderia unir sua sugestão com a do makumbator, explorara novas ferramentas... Quanto às partituras, eu tenho colocado a letra no pentagrama, disposto ao longo da linha melódica, porque foi só o que precisei até então (para músicas do meu pai e da minha prima). Para o registro na Fundação Biblioteca Nacional é o suficiente. Mas o programa é bem versátil, dá pra criar pautas compostas para diversos instrumentos.

    Galera, obrigado pelas dicas! Demorei um tempo para visualizar porque não tenho usado o PC e não logava pelo android. Vou postar essa resposta e depois vou tentar postar uma imagem da pauta, para vocês verem como tem ficado.
    Um abração!

    makumbator
    Moderador
    # ago/18
    · votar


    agnaldolp
    mas essa dica de salvar como midi e abrir em outro programa, cara acho que teria sido muito mais fácil!

    Não seria não. O melhor é exportar em XML do Guitar Pro e abrir em outros programas (como Sibelius, Finale, Musescore ou Dorico) através da importação de XML.

    No midi possivelmente ficaria com o layout bagunçado no outro programa. No formato XML você tem uma semelhança muito maior entre o que já fez no Guitar Pro e a aparência final no outro aplicativo. Seriam necessários apenas alguns retoques após importar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guitar Pro 6 - Numeração das páginas