Existe algum álbum-livro?

    Autor Mensagem
    Beto Guitar Player
    Veterano
    # abr/18


    Alguém conhece um álbum (musical, lógico) que conta uma história através de um livro?
    Não, não me refiro a um álbum conceitual, onde cada música conta a história por si só...

    Imaginem um álbum com músicas que giram em torno de um tema, uma história, mas de forma implícita. Em paralelo a isso, existe um livro em que cada capítulo está associado a cada música.

    Não, não é um álbum como o Lulu do Lou Reed com Metallica. O que me refiro são basicamente dois trabalhos separados (álbum e livro) em que estão ligados apenas pela histórias em que eles contam. Entenderam?

    Kallau
    Veterano
    # abr/18 · Editado por: Kallau
    · votar


    Beto Guitar Player
    Alma Celta - Marmor.
    Se denominam como Fantasy Rock.


    É um projeto nacional que pretende ou pretendia lançar o material em diversas mídias, além das mídias originais livro e álbum. Até onde eu sei, o projeto é encabeçados pelo Marcelo Moreira (ex-baterista do Almah) e na maioria músicos nacionais com participações de músicos internacionais.
    Já faz um certo tempo desde o lançamento, e acho que não teve o sucesso esperado, então não devem ter seguido com a intenção de publicar o RPG, jogo de cartas, etc.

    Nunca li o livro, mas sei que cada música do álbum é como se fosse um capítulo do livro.
    A proposta é um material complementar o outro.

    Os integrantes desse projeto também estão trabalhando em um outro álbum baseado no universo criado pelo livro "O Espadachim de Carvão" de Affonso Solano. Acredito que será a mesma proposta, um material complementar o outro.

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # abr/18
    · votar


    Kallau


    Puts cara... é exatamente essa minha ideia.
    Tenho músicas para criar um álbum e queria escrever uma história em que cada capítulo estivesse ligado a uma música. Tinha intenção de expandir (futuramente) para animação gráfica... É o tipo de projeto que eu sonho em fazer... a única diferença, no meu caso, é que minha história é de drama/terror medieval.

    Vou pesquisar sobre esse que você citou, esse tipo de ideia muito me interessa.

    Kallau
    Veterano
    # abr/18
    · votar


    Eu gosto bastante dessa temática também. Medieval, fantasia, magia, etc.
    E isso já está encrustado no rock e metal né.

    Acho bastante legal esse tipo de projeto. Primeiro por sair do modelo tradicional de álbum, segundo por abrir margem pra expandir o projeto até onde a criatividade permitir..
    Sou fanático por Tolkien, e um dia planejo fazer algo similar em tributo à obra dele. Meus obstáculos são a falta de tempo e desafinação completa no canto.

    Quando começar seu projeto, crie tópico para acompanharmos. Acho que seria interessante para nós e estimulante para você receber algum feedback durante a produção.

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # abr/18 · Editado por: Beto Guitar Player
    · votar


    Kallau

    Meus obstáculos são a falta de tempo e desafinação completa no canto.


    Sofro desse mal também... Mas como vou encarar essa empreitada sozinho, vou ver até onde posso ir.




    Quando começar seu projeto, crie tópico para acompanharmos. Acho que seria interessante para nós e estimulante para você receber algum feedback durante a produção.


    Com certeza. A ideia do álbum já é antiga, mas hoje tive a epifania de escrever a história em livro também.

    Adler3x3
    Veterano
    # abr/18 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Que legal.
    Só não consegui encontrar o link do site do livro.
    Parece uma superprodução, o vídeo é show.
    E tem muitos músicos participando.

    Eu estou trabalhando sozinho em vários projetos de livros, mas não é fácil não.
    Não consigo me concentrar em um só, aos poucos estão evoluindo.
    Eu tinha programado um para terminar antes da páscoa, mas agora reprogramei para dezembro, e comecei a escrever mais uns três.
    Faltou tempo tive que me dedicar ao trabalho profissional o que atrapalhou muito.
    A minha mente não funciona de modo linear.
    O meu enfoque é um pouco diferente, não faço música e textos para cada capítulo, e sim para cada personagem, evento importante ou significativo, assim um capítulo pode ter diversas músicas, e a escrita pode inspirar uma música e vice versa.
    É um e-book.

    Kallau
    Veterano
    # abr/18
    · votar


    Aqui está a "música de trabalho" do álbum, onde produziram um vídeo com imagens da produção e animações, etc.



    Também tenho alguns projetos de livros, mas sempre paro num certo ponto, mudo o foco e acabo deixando de lado. Um dia eu termino.

    Adler3x3
    Veterano
    # abr/18 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Um dia eu termino (2)

    Assisti o vídeo trata-se de uma superprodução mesmo.
    Mas o livro é impresso, não sei se tem versão digital com as músicas dentro.
    Tem um que já faz décadas, comecei no tempo da máquina de datilografia.
    Influenciou outros que estão mais avançados.

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # abr/18
    · votar


    Adler3x3
    Eu estou trabalhando sozinho em vários projetos de livros, mas não é fácil não.
    Não consigo me concentrar em um só, aos poucos estão evoluindo.


    Eu, diferente de você, não consigo me concentrar em vários de uma vez. Eu acabei de escrever um livro que começou como um conto apenas, mas hoje tem 28 capítulos e umas 400 páginas. Demorei cerca de um ano e três meses. Tenho várias ideias para outras histórias, mas não consigo nem pensar em começar a escrever efetivamente outras histórias antes de conseguir revisar todo esse livro que já escrevi. Estou revisando e me aproximando da metade, mas é mais difícil revisar do que escrever de fato.

    Kallau
    Veterano
    # abr/18
    · votar


    Como Paulo Coelho diz, o livro ele escreve em duas ou três semanas. Mas a reescritura (as vezes mais de uma), revisão e edição demora aproximadamente um ano.

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # abr/18
    · votar


    Kallau

    Não querendo criticar o Paulo Coelho (mas já criticando), ele é medíocre e, provavelmente, as revisões dos livros dele são feitas por profissionais. Demora tanto pela quantidade de erros e incoerências em suas estórias.

    Kallau
    Veterano
    # abr/18
    · votar


    Beto Guitar Player
    Ai me falta argumentos para concordar ou discordar.

    Mas voltando ao assunto do tópico:
    Em que estilo musical pretende compor esse material?

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # abr/18
    · votar


    Em que estilo musical pretende compor esse material?

    Para falar a verdade, nunca parei para pensar em um estilo em específico...
    Acho que as músicas desse álbum são um mistura de pop-rock, hard rock, algumas tem um pequeno toque gótico, talvez progressivo, kkkkkkk
    Caramba, é difícil pensar nisso.

    Kallau
    Veterano
    # abr/18
    · votar


    Acho que devido à proposta da música ser um complemento de uma história, seu "estilo" deve refletir a história que está sendo contada.
    Não tem sentido colocar um hard rock ou um power metal mega empolgante num momento triste da história né?

    Pensando melhor minha pergunta não faz muito sentido. O estilo será o que a história pedir no momento.
    Eu acho que isso é grande barato desses projetos, você pode viajar e abranger diversos temas de diversas maneiras e nuances.

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # abr/18
    · votar


    Kallau

    Ahh sim, agora entendi sua pergunta.
    De forma bem superficial, as músicas são geralmente tristes e seguem basicamente a mesma linha. O que muda são os elementos incorporados em cada uma.

    De qualquer maneira, a ideia de escrever um livro veio apenas hoje. As músicas foram escritas há muitos anos (a primeira, eu fiz em 2003). Hoje eu me dei conta de que essas músicas, mesmo não tendo inicialmente a menor intenção de interliga-las, traçaram na minha cabeça uma trajetória, daí surgiu a ideia de escrever um livro.

    JJJ
    Veterano
    # abr/18 · Editado por: JJJ
    · votar


    Não entendi muito bem, mas lembrei do "Journey to the Centre of the Earth" do Rick Wakeman, que é basicamente uma versão em disco do livro clássico de Jules Verne. Tem narração com trechos e tudo, durante o disco.



    Beto Guitar Player
    Veterano
    # abr/18
    · votar


    JJJ
    Não entendi muito bem, mas lembrei do "Journey to the Centre of the Earth" do Rick Wakeman, que é basicamente uma versão em disco do livro clássico de Jules Verne. Tem narração com trechos e tudo, durante o disco.

    Adoro Julio Verne, leio desde meus 14 anos. Vou ouvir em casa depois.
    Mas a ideia seria basicamente essa mesmo, um livro e um álbum contando a mesma história. No meu caso, quero tornar cada música um capítulo da história.

    Mykeleaomachado
    Membro Novato
    # abr/18
    · votar


    Não confundir um álbum conceitual com uma ópera rock. Toda ópera rock é um álbum conceitual, mas nem todo álbum conceitual é uma ópera rock.

    Tem o “Snow Goose” da banda de rock progressivo Camel, baseado no livro “The Snow Goose” de Paul Gallico. O Rick Wakeman ainda tem o álbum “The Myths and Legends of King Arthur and the Knights of the Round Table” que é baseado nas lendas do Rei Arthur.

    O Pink Floyd tem o “Animals” que é baseado no livro “A Revolucão dos Bichos”. Tem a banda de rock progressivo italiana “Banco del Mutuo Soccorso” que tem um álbum baseado no livro de Darwin.

    “Zarathustra” é album da banda “Museo Rosenbach” que conta a história do livro “Also Sprach Zarathusta” (Assim falou Zaratustra) de Friedrich Nietzsche

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Existe algum álbum-livro?