Autor |
Mensagem |
xmarhunterx Membro Novato |
# jan/18
Achei ela por uma pechincha no aliexpress, e estou pensando em compra-la. Gostaria de saber como funciona esse negócio de ser um instrumento diatónico (quem manja da gaita pode me responder isso, ou não)? E qual das afinações é a mais aguda e qual a mais grave? E a embocadura é igual ao da flauta transversal comum? Já agradeço pelas respostas, e feliz 2018 pra todo mundo ho,ho,ho.
|
# jan/18
· votar
Transpor as musicas resolveriam o "problema" de ser um instrumento diatónico?
|
Adler3x3 Veterano |
# jan/18
· votar
Procura um método aplicável a esta flauta.
|
Buja Veterano |
# jan/18
· votar
xmarhunterx
Pela wikipedia, pai dos ignorantes nao tao ignorantes assim, rsrsrs.... o negoico da afinacao é so o tamanho dela.
Ou seja, num tamanho ela é em C...menor um pouco, fica D, menorzinha, E, F, G e por ai vai.
Portanto, nao sei ta, pelo que eu entendi, vai diminuindo o tamanho, ela vai ficando aguda.
Entao o contrario vale...aumenta o tamanho, ela fica grave.
Então, eles mudam a afinacao dela com um cano de metal, que aumenta o tamanho dela, e muda a afinacao.
Assim: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/2/2c/Dizi_dimo.jp g/220px-Dizi_dimo.jpg
Nao sei no Ali vem com isso ou se tem isso separado. Eu pesquisaria. Porque se foi o caso, eu pegaria uma flauta em G, e varios caninhos modificadores de afinacao.
Pela wiki tambem as notas se fazem assim:
Fingerings M = Mouth Piece D = Membrane X = Closed Hole O = Open Hole U = Half Open Hole
FOR LOW A FLUTE(A LOW A DIZI) 01. M D | X X X | X X X = E 02. M D | X X X | X X O = F# 03. M D | X X X | X U O = G 04. M D | X X X | X O O = G# 05. M D | X X X | O O O = A 06. M D | X X O | O O O = B 07. M D | X O O | O O O = C#6 08. M D | O X X | O O O = D 09. M D | O O O | O O O = D# 10. M D | O X X | X X X = E 11. M D | X X X | X X O = F# 12. M D | X X X | X U O = G 13. M D | X X X | X O O = G# 14. M D | X X X | O O O = A 15. M D | X X O | O O O = B 16. M D | X O O | O O O = C#7 17. M D | O X O | X X X = D 18. M D | O O O | O O O = D# 19. M D | O X X | X X X = E 20. M D | X X O | X X O = F# 21. M D | X O X | X O X = G# 22. M D | X O X | O O O = A 23. M D | O X X | X X O = B
Entao ela tem 6 buracos, onde voce toca com ele todo aberto, ou todo tampado, ou somente meio tampado. Gravando isso, faz-se as notas.
Nao sei como faz acorde nisso rsrsrs....nem sei se tem. Mas notas parece ser facil.
Eu compraria sim...um negocio muito peculiar e legal. Aprendendo a fazer algumas linhas, da pra brincar legal.
E compor umas coisas folks tambem...top, bem ao estilo celtic. Bom experimento. Por 30 conto? Why not?!
|
# jan/18
· votar
Nao sei como faz acorde nisso rsrsrs....nem sei se tem. Mas notas parece ser facil. Buja Instrumentos melódicos não fazem acordes. E valeu pela ajuda, tô querendo comprar mesmo.
|
# jan/18
· votar
Buja Achei o a cola para o dimo e o dimo. https://m.aliexpress.com/s/item/32582862305.html?spm=a2g0n.detail-
cache.0.0.1e866335bHHKCy#autostay https://m.pt.aliexpress.com/s/item/32584196868.html#autostay
Cada um custa uns 2 dólares e pouco.
|
Buja Veterano |
# jan/18
· votar
xmarhunterx cola para o dimo e o dimo.
Doce de banana?
Serio, pra que serve isso? Com um esparadrapo ou fita crepe nao rola?
|
# jan/18
· votar
Buja Não sei, acho que não.
|
# jan/18
· votar
Quem sabe com cola de bastão e fita veda rosca (que parece uma membrana mesmo.
|