Jimi Hendrix em Woodstock 69 mostrado no canal Bis

    Autor Mensagem
    Ramsay
    Veterano
    # out/16


    Ontem, o canal Bis exibiu um vídeo inédito com o show completo do Jimi Hendrix em 1969 o qual não se acha nem no Youtube (me arrependo de não ter gravado).

    A qualidade da imagem, apesar de ser quadrada (4:3) estava muito boa e deve ter sido gravada com a melhor camera de tv que existia na época.

    O show, devido a atrasos aconteceu as 6 horas da manhã, com dia claro.
    E ele fez questão de afirmar que a banda não era o "Jimi Hendrix Experience", mas, sim o Sun & Rainbows ou Band of Gipsys, que contou com o baterista original Mitch Mitchell, um novo baixista e dois tocadores de bongô.

    Do show em si, que durou menos de 1 hora, eu passo as seguintes considerações:
    - nas músicas em que colocou a guitarra na boca pra solar, nota-se que ele utilizava 5 molas na guitarra.

    - Ele utilizava apenas 3 pedais, sendo eles um wah Crybaby, um Fuzz Face vermelho, mas, quadrado, e um terceiro pedal preto que era maior e parecia ser um mixer que ligava a guitarra a dois amplificadores valvulados que estavam atrás dele e cujas caixas tinham a frente cinza, assim como as usadas pela Fender, o que sugere que talvez ele tenha utilizado em Woodstock amps Fender, mas, não é certeza.
    Até haviam amps Marshall no palco, mas, estavam muito afastados do Jimi, que para usá-los teria que utilizar um cabo de guitarra de pelo menos 10 metros.

    - 99% da platéia assistiu ao show como se fossem estátuas, ou seja, nada de movimentos de braços, apenas olhavam impassíveis, como se fosse um recital de música clássica.
    E quando o show acabou houveram aplausos esparsos, mas, longe de ser uma unanimidade.

    - Como era moda na época o Jimi usava calças jeans boca de sino.

    - E, como sempre, ele utilizou uma guitarra Fender Stratocaster bege de destro e com as cordas invertidas.
    Confesso que foi horrível ver a alavanca da guitarra pendendo da parte de cima da ponte.
    Será que na época, a Fender não fabricava guitarras para canhotos??

    Lelo Mig
    Membro
    # out/16
    · votar


    Ramsay

    "um terceiro pedal preto que era maior e parecia ser um mixer"

    Este terceiro pedal é um Univibe... Hendrix usava bastante. Para trabalhar com 2 amplis ao vivo, Hendrix costumava usar uma conexão em Y.

    "tenha utilizado em Woodstock amps Fender, mas, não é certeza."

    Realmente a frente eram cinzas, mas não são Fenders. Jimi usou 02 Marshalls 100w Superlead Plexi Heads com stacks 4×12.

    "Será que na época, a Fender não fabricava guitarras para canhotos??"

    Acredito, que independente de já serem fabricadas ou não, Hendrixs como foi autodidata e aprendeu em guitarras para destros, se acostumou com a configuração.

    Não lembro de ter visto ele nunca, com nenhum modelo para canhoto de nenhuma marca. Apesar da Stratos serem diretamente ligadas a sua imagem, Jimi usou Flying V, Les Paul, SG, Fender Jaguar, Fender Jazzmaster, Epiphone, Danelectro... até Mosrite e Gretsch.

    jprpfera
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Melhor show do Jimi....pena que não vi no Bis com uma qualidade melhor. E o video que eu tenho não tem a última música, que foi Hey Joe...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Ramsay
    Isso é "papo brabo" do referido canal.
    Esse é o clássico show de Woodstock, que, aliás, eu tenho aqui em DVD (tenho tudo do Jimi Hendrix!), já faz tempo, e sim, já passou na TV antes em partes (aliás, desde os anos 70...), em inúmeros programas, como o Sábado Som, por exemplo.
    A banda com que Jimi tocou no evento de Woodstock era o "Gypsies Sun & Rainbows", que incluía, além do Mitch Mitchel, seu velho amigo Billy Cox no baixo, Juma Sultan na percurssão, Larry Lee na guitarra-base e Jerry Velez também na percussão. Esses caras estavam ensaiando com ele numa casa na região depois que o "The Experience" acabou, tendo o Mitch Mitchel voltado depois e integrado a banda para o show.
    Jimi SEMPRE utilizava 5 molas em sua guitarra. Essa conversinha de tirar molas é coisa recente, dos anos 80...
    Os pedais utilizados no show foram o Cry-Baby, o Fuzz Face de Germânium, e o Roger Mayer Univibe, que é um simulador de caixa Leslie.
    Sim, haviam guitarra para canhoto na época, mas eram raraas de se encontrar, e Jimi simplesmente ía a uma loja e comprava a 1ª Fender Stratocaster que achava que soava legal. Nada mais.
    Os amps eram Marshall Plexi 100WRMS com caixas 4X12 com falantes modificados (de baixo).
    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Jimi Hendrix em Woodstock 69 mostrado no canal Bis