Autor |
Mensagem |
Ramsay Veterano |
# out/16
Ontem, o canal Bis exibiu um vídeo inédito com o show completo do Jimi Hendrix em 1969 o qual não se acha nem no Youtube (me arrependo de não ter gravado).
A qualidade da imagem, apesar de ser quadrada (4:3) estava muito boa e deve ter sido gravada com a melhor camera de tv que existia na época.
O show, devido a atrasos aconteceu as 6 horas da manhã, com dia claro. E ele fez questão de afirmar que a banda não era o "Jimi Hendrix Experience", mas, sim o Sun & Rainbows ou Band of Gipsys, que contou com o baterista original Mitch Mitchell, um novo baixista e dois tocadores de bongô.
Do show em si, que durou menos de 1 hora, eu passo as seguintes considerações: - nas músicas em que colocou a guitarra na boca pra solar, nota-se que ele utilizava 5 molas na guitarra.
- Ele utilizava apenas 3 pedais, sendo eles um wah Crybaby, um Fuzz Face vermelho, mas, quadrado, e um terceiro pedal preto que era maior e parecia ser um mixer que ligava a guitarra a dois amplificadores valvulados que estavam atrás dele e cujas caixas tinham a frente cinza, assim como as usadas pela Fender, o que sugere que talvez ele tenha utilizado em Woodstock amps Fender, mas, não é certeza. Até haviam amps Marshall no palco, mas, estavam muito afastados do Jimi, que para usá-los teria que utilizar um cabo de guitarra de pelo menos 10 metros.
- 99% da platéia assistiu ao show como se fossem estátuas, ou seja, nada de movimentos de braços, apenas olhavam impassíveis, como se fosse um recital de música clássica. E quando o show acabou houveram aplausos esparsos, mas, longe de ser uma unanimidade.
- Como era moda na época o Jimi usava calças jeans boca de sino.
- E, como sempre, ele utilizou uma guitarra Fender Stratocaster bege de destro e com as cordas invertidas. Confesso que foi horrível ver a alavanca da guitarra pendendo da parte de cima da ponte. Será que na época, a Fender não fabricava guitarras para canhotos??
|
Lelo Mig Membro
|
# out/16
· votar
Ramsay
"um terceiro pedal preto que era maior e parecia ser um mixer"
Este terceiro pedal é um Univibe... Hendrix usava bastante. Para trabalhar com 2 amplis ao vivo, Hendrix costumava usar uma conexão em Y.
"tenha utilizado em Woodstock amps Fender, mas, não é certeza."
Realmente a frente eram cinzas, mas não são Fenders. Jimi usou 02 Marshalls 100w Superlead Plexi Heads com stacks 4×12.
"Será que na época, a Fender não fabricava guitarras para canhotos??"
Acredito, que independente de já serem fabricadas ou não, Hendrixs como foi autodidata e aprendeu em guitarras para destros, se acostumou com a configuração.
Não lembro de ter visto ele nunca, com nenhum modelo para canhoto de nenhuma marca. Apesar da Stratos serem diretamente ligadas a sua imagem, Jimi usou Flying V, Les Paul, SG, Fender Jaguar, Fender Jazzmaster, Epiphone, Danelectro... até Mosrite e Gretsch.
|
jprpfera Veterano |
# out/16
· votar
Melhor show do Jimi....pena que não vi no Bis com uma qualidade melhor. E o video que eu tenho não tem a última música, que foi Hey Joe...
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# out/16
· votar
Ramsay Isso é "papo brabo" do referido canal. Esse é o clássico show de Woodstock, que, aliás, eu tenho aqui em DVD (tenho tudo do Jimi Hendrix!), já faz tempo, e sim, já passou na TV antes em partes (aliás, desde os anos 70...), em inúmeros programas, como o Sábado Som, por exemplo. A banda com que Jimi tocou no evento de Woodstock era o "Gypsies Sun & Rainbows", que incluía, além do Mitch Mitchel, seu velho amigo Billy Cox no baixo, Juma Sultan na percurssão, Larry Lee na guitarra-base e Jerry Velez também na percussão. Esses caras estavam ensaiando com ele numa casa na região depois que o "The Experience" acabou, tendo o Mitch Mitchel voltado depois e integrado a banda para o show. Jimi SEMPRE utilizava 5 molas em sua guitarra. Essa conversinha de tirar molas é coisa recente, dos anos 80... Os pedais utilizados no show foram o Cry-Baby, o Fuzz Face de Germânium, e o Roger Mayer Univibe, que é um simulador de caixa Leslie. Sim, haviam guitarra para canhoto na época, mas eram raraas de se encontrar, e Jimi simplesmente ía a uma loja e comprava a 1ª Fender Stratocaster que achava que soava legal. Nada mais. Os amps eram Marshall Plexi 100WRMS com caixas 4X12 com falantes modificados (de baixo). Abç
|