Curso de Música Popular

    Autor Mensagem
    Sérgio Guilherme
    Membro Novato
    # nov/15 · Editado por: Sérgio Guilherme


    Olá galera :)

    Gostaria de saber quais são as Universidades Públicas que oferecem o Bacharelado em Música Popular.
    Além disso, como funciona o Teste de Habilidades Específicas para o curso de Música Popular? O que tenho que fazer nessa prova?

    Os meus instrumentos são: Violão e Guitarra. Toco na igreja, tenho uma banda, participamos de um festival e ganhamos o 1° lugar. Porém, não possuo conhecimento teórico. Então.. É recomendável, primeiramente, fazer um Conservatório de Música para me preparar para o THE e me aprimorar? Quanto tempo mais ou menos de preparo para o teste?

    Tenho 16 anos, estou terminando o Ensino Médio e pretendo ser um excelente músico e viver no ramo da Música. Amo de paixão essa área.
    Fiquei em dúvida muitas vezes. Pensei em fazer Engenharia Civil, porque gosto de construções e edificações, porém não é a minha maior paixão.
    A música se tornou parte de mim.. As vezes me desestimulo, penso que não irei conseguir e, sendo assim, me tornando um músico frustrado. Mas, o meu tio, que é músico, me disse uma coisa muito importante: Somente seja o melhor.. Que o resto vem!
    Então é isso.. Me aconselhem ao máximo. Estarei recepcionado todos os comentários. Abraços ;)

    Soultunes
    Membro
    # nov/15
    · votar


    Tenho amigos que entraram na faculdade sem terem passado por um conservatório, mas a maior parte trilha o caminho do conservatório.

    Um estudo formal, desde cedo, vai te deixar bastante preparado para um vestibular numa boa faculdade de musica.

    Sobre o vestibular, tem bastante material disponível na internet, da umas googladas que você descobre fácil, mas você precisa ter uma base boa no instrumento, além de toda a teoria, precisa ter a capacidade de tocar uma peça escolhida no dia, o que implica em ter uma boa noção de leitura.

    Sobre universidades e conservatorios, tem varias espalhadas no pais, de onde você é ?

    Soultunes
    Membro
    # nov/15 · Editado por: Soultunes
    · votar


    Sérgio Guilherme

    Brother, reli meu post e apenas para não deixar duvida .

    No meu primeiro paragrafo, sobre essa galera que citei, apesar de não terem feito aquela via cruces tradicional de 6 a 8 anos num conservatório, é gente estudada, cascuda. Pessoal que saiu do apenas "ei, você toca bem", para um estudo diário e organizado do instrumento.

    Não dá para confundir as coisas, você pode ser até um autodidata, mas teoria é teoria e você precisará conhece-la bem para estar apto a cursar uma faculdade de musica, mesmo tendo estudado sozinho.

    Bons professores particulares te darão o caminho também, não precisa necessariamente se matricular e ter carteirinha de estudante de um conservatório.

    Tocar bem não é suficiente.

    Alias, muita gente sofre de ego. A família fala que você toca bem, os amigos dizem que você toca bem, você acha que você toca bem, e bla bla bla

    Quer prestar uma prova de proficencia em Ingles ?

    Quer fazer um vestibular de engenharia na Poli ?

    Quer fazer uma certificação daquelas bem cabeludas em TI ?

    Citei alguns exemplos, só para dizer que com musica não é diferente, concorda ?

    cafe_com_leite
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Sei lá mano, música popular é das ruas, das tradições nacionais, das piras urbanas, literalmente popular. Colocar isso numa universidade tira todo o feeling do rolê. Quer aprender sobre samba? Encosta no pagode, vê como os caras fazem, como falam, como se relacionam. Ai tá a gema do negocio, no povo.

    Sérgio Guilherme
    Membro Novato
    # nov/15 · Editado por: Sérgio Guilherme
    · votar


    Sobre universidades e conservatorios, tem varias espalhadas no pais, de onde você é ?

    Brother, obrigado mesmo pelo seu comentário.
    Então, Sou de Cuiabá-MT. Aqui no centro da cidade tem um conservatório chamado Dunga Rodrigues. Vou seguir teu conselho e me ingressar nessa escola pra me aperfeiçoar e estar bem preparado para o THE.
    Falando sobre o curso e universidade.. Eu não queria fazer o curso de Música focado no erudito, pois é muito restrito quanto ao instrumentos etc.. Eu gosto muito desse lado erudito, mas não é o que mais me sinto atraído.. Sendo assim, por uma recomendação de um amigo meu.. Ele me disse que existe cursos focados na Música Popular em várias universidades, porém ele não sabia em quais. Daí fui pesquisar e ontem acabei encontrando duas universidades de ótimo qualidade que oferecem o curso de Música Popular.. As universidades são: Unicamp e Ufrgs.
    Fiquei muito empolgado.. Quero realmente viver no ramo da música.
    Mas.. quanto ao THE eu não sei muita coisa.. Mas, como você falou.. Vou dá uma pesquisa e também pedir informações nos conservatórios.
    Muito obrigado pelas suas orientações.. Se tiver mais alguma, pode mandar haha :)

    Sérgio Guilherme
    Membro Novato
    # nov/15 · Editado por: Sérgio Guilherme
    · votar


    Sei lá mano, música popular é das ruas, das tradições nacionais, das piras urbanas, literalmente popular. Colocar isso numa universidade tira todo o feeling do rolê. Quer aprender sobre samba? Encosta no pagode, vê como os caras fazem, como falam, como se relacionam. Ai tá a gema do negocio, no povo.

    Brother, primeiramente, obrigado pela seu comentário.
    Então.. Encontrei duas universidades que oferecem o curso de Música Popular, são: Unicamp e Ufrgs.
    Acho que o curso não retiraria a essência da cultura popular, levando-o para algo que seria acadêmico, contudo creio que é uma oportunidade muito grande para o conhecimento e valorização da nossa brasilidade.
    Além disso, o curso de Música Popular receberá uma interação contínua entre sala de aula e campo, ou seja, a mistura entre o aprendizado sobre a cultura popular em uma sala de aula e, posteriormente, a pratica daquilo que se aprendeu. Eu vejo isso como um relacionamento entre o cara que está dentro da sala de aula aprendendo sobre o Samba e, ao mesmo tempo, o cara que tem sua rodinha de Samba e, praticamente, não sabe muita teoria. É bonito de ver que a Universidade, considerada tradicional no ramo Musical, está abrindo as portas para que o som da cultura popular entre.

    Gostaria que você veja o link, leia e dê uma olhada no vídeo. Gostei muito do que eu li sobre o curso.

    http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/educacao/noticia/2015/08/gra duacao-em-musica-popular-na-ufrgs-amplia-o-conhecimento-para-alem-do-e rudito-4828424.html

    https://www.youtube.com/watch?v=GhCyBNy0alw

    http://www.iar.unicamp.br/graduacao-em-musica

    Mano, se tiver mais dicas e conselhos, pode mandar vê haha ;)

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Sei lá mano, música popular é das ruas

    Pagode é das ruas, sertanejo é das ruas.... funk é das ruas....
    Mas com jazz e bossa não é bem assim, esses estilos tomaram outros rumos, regras, evoluíram e são esses estilos que mais se ve em uma faculdade de música, nao vai ter aula de como tocar sertanejo
    Faculdade usa o termo popular pra diferenciar da didatica do erudito
    Se a pessoa não nasceu virado pra lua e não aprendeu por osmose entao se parte pra ter aula disso.

    entamoeba
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    Tem curso de Produção Musical - na Unisinos, se me lembro bem (já comentei em outro post, mas não recebo comissão dos caras!)

    Me parece uma abordagem mais interessante para quem quer trabalhar com música popular - porque a prática mesmo tem que ser vivenciada! Só o convívio com o meio é que te põe pra dentro de uma cultura específica, seja ela musical, visual, verbal etc.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Curso de Música Popular