Acordes sus2 e sus4 para cavaquinho.

    Autor Mensagem
    JRFabrino
    Membro Novato
    # set/15


    Estou com várias dúvidas em acordes - vamos falar em Do por ex:
    O Csus4 - C7sus4 - C7/11 - C7/4 >> tem sites que dizem que esses acordes são iguais > não concordo - por ex. o C7sus4 já tem uma 7, então acho que não é a mesma coisa das outras notas que coloqui aqui.
    Obs. eu achava que SUS era sustenido, ou seja, sus4 seria a quarta sustenida, mas não é - entendi que SUS quer dizes SUSPENSA, ou seja, suspende a 3(MI) e adiciona a F(4) na nota Csus4.
    Mas não concordo que todas as 4 notas são iguais...
    Alguém pode me esclarecer essa dúvida!!!
    Obrigado...

    JRFabrino
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    Esses acordes que coloquei na msg acima, ou seja, Csus4, C7sus4, C7/11 e C7/4 é para CAVAQUINHO.
    Também tenho duvidas na montagem dos acordes:
    C7+/5# ou C7+/13b e também no acorde C7+/11#

    sandroguiraldo
    Veterano
    # set/15
    · votar


    JRFabrino
    eu achava que SUS era sustenido, ou seja, sus4 seria a quarta sustenida, mas não é - entendi que SUS quer dizes SUSPENSA

    No meu entender, um acorde SUS não é necessariamente aquele que troca a terça pela quarta, mas sim aquele que omite a terça, por uma segunda ou quarta.

    http://www.musica-e-acordes.com/formacordes/acordes_sus.htm

    Daniel_tecladista15
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    JRFabrino

    Segue a explicação:

    Csus4 = Csus = C4 -> C F G
    C7sus4 = Csus11 -> C F G Bb

    Observação: C7sus4 = Csus11, mas não são iguais a C11, pois C11 = C7(9)(11).

    C7/11 não é um acorde suspenso. É um acorde dominante (C7) com baixo na 11J. Este acorde não seria usado na prática, pois tem dois problemas:

    1) Não é recomendado adicionar a 11J em um acorde maior por causa do choque com a 3M. Nesse caso, é preferível usar #11.

    2) Normalmente, só existem 3 inversões de acorde (baixo na 3, 5 e 7). Não é comum se usar baixo na 4 (ou 11) - apesar de aparecer em algumas obras eruditas.

    C7/4 mesma explicação acima.

    sandroguiraldo

    Exatamente!! Acorde suspenso é aquele onde se suspende a terça e substitui pela segunda ou pela quarta.

    JRFabrino
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    maravilha amigos - obrigado a todos -

    JRFabrino
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    Amigos, não consegui entender o acorde G7/13.
    Estou vendo aqui em um site que diz ser: G B E F.
    O Fa é a 7ª nota - Se não está G7+ então entendo que é 7b, mas aqui está como se fosse G7+. Não sei se consegui explicar o que quero.
    Se o acord fosse G7+/13 aí sim, seria GBEF
    Mas é G7/13 - esse F não teria que ser bemol?
    Se antes do Fá vem o MI como faço?

    Daniel_tecladista15
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    Acredito que você deve está confundindo a cifragem quando aparece um 7!!

    Vejá só: Quando aparece somente o número 7, estamos falando da sétima menor (um tom abaixo da fundamental). Logo a nota Fá é a sétima menor no acorde de G7 (G, B, D e F)

    A sétima maior (7M) de G é a nota Fá sustenido, ok?

    Uma observação: usar o + (G7+) para indicar Maior é errado, apesar de ser muito comum. Prefira usar a letra M (G7M ou Gmaj7).

    O + deve ser usado para indicar aumentado. Por exemplo: C5+ = C(#5) = Dó com a quinta aumentada.

    Voltando ao acorde G7(13). Ele é formado pelas notas G(F) B(3M) D(5J) F(7) E(13) - tem uma 9 (A) implícita nesse acorde, mas vamos deixar isso de lado para não dificultar.

    O que ocorre normalmente com acordes dominantes de 13 é que substituímos a 5J pela 13, logo no lugar da nota Ré (5J) colocamos a nota Mi (13) e o acorde fica sendo G, B, E e F.

    Mas é G7/13 - esse F não teria que ser bemol?
    Fá sustenido = 7M (sétima maior) no acorde G
    Fá = 7 (sétima menor) no acorde G
    Fá bemol = bb7 (sétima diminuta) no acorde G

    Espero que eu tenha conseguido explicar!!

    Jabijirous
    Veterano
    # set/15
    · votar


    C7/11 não é um acorde suspenso. É um acorde dominante (C7) com baixo na 11J. Este acorde não seria usado na prática, pois tem dois problemas:

    Não senhor!

    Leia esse artigo que vai ajudar vocês nesse quesito

    http://michaelmachado.com.br/cifragem-compromisso-com-a-simplicidade-n em-tanto/

    Daniel_tecladista15
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    Jabijirous

    Esse artigo é muito bom. Eu já tinha lido em algum momento e reli novamente!!

    Mas continuo achando que a notação C7/11 não caracteriza um acorde suspenso. Um dos motivos que me levam a pensar assim, é porque o colega cifrou o acorde com uma inversão na quarta e não é comum se usar esta "terceira inversão" (quarta no baixo).

    Outro motivo é que o fato de aparecer o 11 na cifra leva a deduzir que ele deve ser analisado como uma tensão (T) e não uma nota do acorde (NO). Lembrando que a quarta é uma NO e não T no acorde suspenso.

    Além disso, se o 11 é uma tensão, então a terça vai estar presente no acorde e não suspensa.

    As notações mais comuns para acordes suspensos de 7 (segundo a Berkley College) são: C7sus = C7sus4 = Csus11 = C7(4)

    Já o C11 = C7(11) = C7(9)(11) são acordes dominantes.

    Entretanto, concordo que esta questão de cifragem é muito imprecisa, não unificada e gera muito problema.

    Costumo seguir as regras de cifragem da Berkley College of Music que, inclusive, foi disseminada no Brasil pelo Ian Guest.

    Qual a sua opinião??

    Jabijirous
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Daniel_tecladista15
    Isso aí.

    Costumo seguir as regras de cifragem da Berkley College of Music que, inclusive, foi disseminada no Brasil pelo Ian Guest.

    O Almir Chediak veio primeiro, mas o Ian é mais famoso, aí já viu!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Acordes sus2 e sus4 para cavaquinho.