Autor |
Mensagem |
70s Veterano |
# jun/15
Quais são as bandas de southern rock que você tem escutado hoje em dia? Alguns que eu tenho escutado muito Blackberry Smoke, Hogjaw, The Dirty Guv'nahs, The Temperance Movement.
|
Velvete Veterano |
# jun/15
· votar
Marcando! Curto um som assim
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# jun/15
· votar
Tenho vários shows completos do Blackberry Smoke. Banda maneiríssima... Abç
|
Felipe Avila Veterano |
# jun/15
· votar
Hillbilly Rawhide banda br mto boa
|
rcorts Veterano |
# jun/15
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Bertola, você como professor de história tem alguma opinião formada a respeito da relação entre bandas de southern rock e preconceito racial? há/houve alguma coisa nesse sentido?
Me lembro de ter visto algumas vezes apresentações ao vivo do Lynyrd Skynyrd nas quais eles estendiam a bandeira dos confederados no palco.
Sei lá, com o ataque recente que teve lá na igreja da Carolina do Sul, no qual morreram 9 pessoas negras, isso meio que veio à mente agora. E como essas bandas são vistas nos EUA, sabe alguma coisa a respeito?
|
rhoadsvsvai Veterano |
# jun/15 · Editado por: rhoadsvsvai
· votar
rcorts A guerra civil americana é vista de forma simplificada aqui como se fosse apenas sobre a questão da escravidão, é genericamente entendido que o sul, a confederação defendia o mercado de escravos e a união não. Então precipitadamente se associa a bandeira dos confederados a racismo, KKK, e os k7 a quatro, quando pra eles, tem simplesmente um significado conservador de preservar o estilo de vida do sul. Sobre o que seria esse estilo de vida do sul, é algo amplo e subjetivo, acho que talvez a figura mais genérica que levante essa bandeira seja o redneck.
Mas o que é ser redneck? bom não sei como explicar muito bem, mas de forma bem genérica seria o caipira do interior dos eua. A caricatura, do tipico randy que toma café todo dia no dinnerzinho da cidade, que gosta de caçar, vota nos republicanos, tem algum emprego de nível técnico ou menos e vive uma vida simples que lhe garante uma budlight geladinha e um tvdinner(comida pronta de microondas) no final da noite.São pessoas simples, raramente racistas (até por que no interior dos eua a população de afroamericanos é imensa, é muito difícil alguém não ter amigos afroamericanos). Pelo que percebi na comunidade apartheid lá já acabou a muito tempo, no brasil a gente acha que só o brasileiro que trata todo mundo igual, na verdade conheci mais brasileiro racista que americano racista, os americanos tem até medo, se um branco solta palavra N lá de maneira ofensiva em uma comunidade pequena e diversa... perde o emprego e nunca mais ninguém ali vai querer contratar ele.
Musicalmente, o que mais tem em musicas de bandas como lynyrd skynyrd e abb, é 12/8 com guitarra fazendo shuffle, isso já mostra uma clara influencia das plantações... ainda mais naquela epoca, que tinha poucas fontes de aprendizado e os caras eram forçados a beber da fonte, tirar a musica do radio e talz.
enfim, faz um tempão que não entro no forum e me empolguei e são 3 da manhã, é que adoro southern rock, e esse período da guerra civil americana é uma das partes da historia que acho mais interessantes, existem muitas curiosidades ai. desculpa o português.
|
rcorts Veterano |
# jun/15
· votar
rhoadsvsvai
Saquei, realmente a guerra civil deles é um assunto bem mais amplo e complexo que somente a questão racial. E a bandeira é um símbolo que pode ser interpretado de várias maneiras, contraditórias até, a exemplo desse maluco que matou a galera lá na igreja.
Nessa página o autor tenta explicar melhor a relação da letra de Sweet Home Alabama e os mitos da polêmica relação entre Ronnie Van Zant e Neil Young. Interessante:
http://www.southernrockbrasil.com.br/2011/01/sweet-home-alabama-o-mito -lynyrd.html
Aliás, não que eu não curta southern rock, acho muito visceral, massa pra caramba (pelo menos em relação à sonoridade).
|
|
# jun/15
· votar
rcorts Cara, muito do que o rhoadsvsvai disse acima é verdade. Porém, não podemos esquecer que atitudes como a daquele moleque maluco são relativamente comuns também nos EUA (lembre-se do Thimoty MacVeigh, terrorista, supremacista branco e fascista, que perpetrou um bárbaro atentado e foi condenado à morte). O racismo nos EUA é forte ainda e se exerce de forma distinta daqui dadas as naturezas também distintas das relações escravistas na América do Norte e no Brasil. Eu curto muito as bandas "Southern" e realmente me incomoda quando os caras do Lynyrd usam a bandeira de batalha confederada, mas acho que é mais para exaltar o modo-de-vida deles que outra coisa, e não como apologia do racismo ou de fascistas como a KKK. Já tinha ciência da reportagem que vc citou, e, de fato a letra de "Sweet..." é muito ambigua. Abç
|
brunohardrocker Veterano |
# jun/15
· votar
www.southernrockbrasil.com.br
Este site é muito bom pra quem quer acompanhar o som.
|
Filippo14 Veterano |
# jun/15
· votar
Fazendo um adendo que pelo que eu entendo, a questão nem era racial na Guerra Civil, não era o Norte não-racista e libertador para querer acabar com a escravidão.
O Norte era industrial, mais comercial e necessitava para poder crescer de mercado consumidor interno. O escravo não consome, para eles era mais interessante soltar essas pessoas no mundo, ganhando qualquer coisa e consumindo do que presos a um sistema que não permitia esse bolo todo de gente consumir. Já o Sul era agrícola, estava "antiquado", vivendo de agropecuária e necessitava desses escravos para manter o sistema de vida deles ativo. Vale lembrar que sinceramente, não eram todos que acreditavam piamente que o negro era inferior ou algo do tipo, era apenas uma forma de oprimir o seu igual, e com isso a diferença de cor foi a maneira encontrada, poucos ali de fato pensavam que existiam diferenças, que os negros eram "animais" e tal, alias, puta babaquice pensar algo assim, deixando bem claro.
A Guerra Civil veio da imposição do Norte em acabar com a escravidão e o Sul não tendo outra solução que não fosse tentar sair da União. A questão é justamente essa do modo de viver, do tipo de trabalho empregado e tal. Bom, o Norte ganhou, a escravidão acabou, muitos negros ficaram na mesma, na miséria, mas como recebiam salário acabavam consumindo o mínimo possível, o Sul basicamente quebrou por não ter a infra-estrutura que o Norte possuia, não conseguindo se industriar e nem exportar da forma que antes suas mercadorias pelo acréscimo no custo, quebrando pesadamente o Sul. Tanto que hoje a diferença ainda é absurda entre o padrão de vida de cima e de baixo.
Abração
|
|
# jun/15
· votar
Filippo14 Na verdade a escravidão ( e sua extensão, ou não, para os novos territórios do oeste) foi UM dos motivos para a Guerra-Civil (o pior conflito que os norte-americanos enfrentaram até hoje! e que matou mais que a 1ª, a 2ª, e as Guerras da Coréia, Vietnã e Iraque JUNTAS!). A grande questão estava relacionada à política aduaneira, que o norte pretendia que fosse protecionista para favorecer às suas indústrias e bancos, e o sul pretendia "livre-cambista", liberal, favorecendo suas exportações de algodão para a Inglaterra e a importação de produtos (inclusive de luxo) destes e de outros países. Havia também a questão política, pois a aristocracia sulista detinha a hegemonia no congresso, estando o norte, mais rico e populoso, sub-representado. A negativa do sul em aceitar as proposições do norte (o que era quase impossível para eles) mais a questão da escravidão acabou por levar à secessão e à guerra. Abç
|
RafaelBernatto Veterano |
# jun/15
· votar
70s
Você não citou The White Buffalo no texto e eu já estava pensando numas músicas pra postar... Depois que vi que o último vídeo é deles.. haha Enfim.. Essa é a que ando ouvindo ultimamente.. Vozeirão!..
Você já viu assistiu Sons of Anarchy? Essa série deu um empurrão enorme ao búfalo branco e é muito f****da.
|
Felipe Avila Veterano |
# jun/15
· votar
RafaelBernatto 70s White Bufallo é do k7, conheci atraves do SoA e vocês?
|
|
# jun/15
· votar
RafaelBernatto Essa musica do White Buffalo é demais!
|
70s Veterano |
# jun/15 · Editado por: 70s
· votar
RafaelBernatto Felipe Avila
To na segunda temporada. Conheci The White Buffalo pelos comentários sobre a serie na internet (mesmo antes de começar a assistir). Até agora não sei o que é melhor a série ou a trilha sonora dela, muito foda os 2.
|
70s Veterano |
# jun/15
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Acho Blackberry Smoke uma das melhores bandas atualmente, inclusive melhor que o Lynyrd Skynyrd atual (que também é muito bom).
|
Felipe Avila Veterano |
# jun/15
· votar
70s Ja terminei e te digo as duas ultimas temp são as melhores
|
|
# jun/15
· votar
70s Cara, também acho isso. Rock de verdade, não essas bandas "mi-mi-mi" que andam por aí... Cara, na minha opinião, o atual Lynyrd é apenas a Gary Rossington Band..... Abç
|
RafaelBernatto Veterano |
# jun/15 · Editado por: RafaelBernatto
· votar
Felipe Avila conheci atraves do SoA e vocês? Também!
70s Até agora não sei o que é melhor a série ou a trilha sonora dela, muito foda os 2. Eu não sei no que o Kurt Sutter se saiu melhor nessa bagunça.. Como diretor, roteirista, produtor, ator ou compositor. rsrsrs
PS: Cuidado com os Spoilers hein. Deixe pra pesquisar sobre a série quando acabar.. (conhecimento de causa kkk)
Mauricio Luiz Bertola Essa musica do White Buffalo é demais! Realmente..
|
rcorts Veterano |
# jun/15
· votar
RafaelBernatto Cuidado com os Spoilers hein. Deixe pra pesquisar sobre a série quando acabar
He he! um caminho perigoso... ou ajuda a continuar assistindo ou faz o cara desistir de vez. Série muito boa realmente! talvez com alguns exageros, mas mesmo assim muito boa.
Pessoal, essa banda The White Buffalo foi a que fez a música tema de Sons of Anarchy?
Mauricio Luiz Bertola Eu curto muito as bandas "Southern" e realmente me incomoda quando os caras do Lynyrd usam a bandeira de batalha confederada, mas acho que é mais para exaltar o modo-de-vida deles que outra coisa, e não como apologia do racismo ou de fascistas como a KKK.
Pois é, como apreciador de um bom blues (não só blues, mas da black music em geral), e repudiador do racismo, sempre fiquei meio encucado com essa questão. Mas saquei a questão da simbologia adotada pela banda.
Filippo14 O Norte era industrial, mais comercial e necessitava para poder crescer de mercado consumidor interno. O escravo não consome, para eles era mais interessante soltar essas pessoas no mundo, ganhando qualquer coisa e consumindo do que presos a um sistema que não permitia esse bolo todo de gente consumir.
Essa questão do norte só reforça uma concepção que tenho sobre o ser humano: em raras ocasiões o ser humano "ajuda" seu próximo apenas pelo seu bom coração. O interesse em algum tipo de recompensa parece prevalecer, ainda que inconscientemente. Por isso que eu tenho hoje em mente que julgar os interesses que motivam as pessoas é mais sábio e honesto do que julgar simplesmente suas ações.
Bom tópico este!
|
70s Veterano |
# jun/15
· votar
rcorts
A música de abertura é de Curtis Stigers
|
rcorts Veterano |
# jun/15
· votar
70s
Muito fera essa música, a letra inclusive.
|
Felipe Avila Veterano |
# jun/15
· votar
rcorts não, mas fez essa
que é a musica de encerramento do ultimo episodio
Nunca assista a uma montagem dessa musica com cenas da serie no youtube, spoliers masters
|
rcorts Veterano |
# jun/15
· votar
Felipe Avila
Muito linda essa música também. Impecável. Mas soa pra mim mais como country do que como southern rock propriamente (o que não desmerece em nada a canção, aliás, gosto bastante de country também). Valeu pela postagem.
|
Felipe Avila Veterano |
# jun/15
· votar
rcorts vdd, mas ele alterna bastante entre country e souten rock, mas ja que falavamos dele n pude deixar de compartilhar a musica
ps: chegou a ler a letra?
|
Homem Cogumelo Veterano |
# out/15
· votar
Curto demais Southern Rock... e não conheço nenhum amigo que goste!! Sempre ouvi muito Lynyrd, Allman Brothers, Molly Hatchet e Outlaws, mas das bandas mais recentes, a que eu mais gosto é o Whiskey Myers.
https://www.youtube.com/watch?v=DzRv4l9xL1A
Outras que tenho curtido bastante são: Hogjaw https://www.youtube.com/watch?v=RU87qYoaYZs
Blackie and the rodeo kings https://www.youtube.com/watch?v=v8KtHySl61I
|
Homem Cogumelo Veterano |
# out/15
· votar
70s
Cara, depois que vi teu post, me viciei na musica The Fog do Hogjaw hahaha
|
70s Veterano |
# mai/16
· votar
Escutem isso: