Iniciante no violino, + a procura de ajuda

    Autor Mensagem
    joyzelito
    Membro Novato
    # abr/15 · Editado por: joyzelito


    Bom dia

    Primeiramente desculpem o longo texto, mas não sei a quem recorrer, vi esse forum e me interessei .

    Sou novo por aqui, faz algum tempo (2-3 anos) que penso em tocar algum instrumento musical, sempre fui fã de bateria, apesar de achar legal guitarra não me interessei muito.

    Mas faz algum tempo que comecei a me interessar por instrumentos de corda, especificamente o violino por vários fatores que irei dizer e até o violoncelo por ''sentir'' o instrumento totalmente.


    Primeiramente tenho 24 anos, e como todos sofrem atualmente, eu também tenho falta de tempo, estudo e trabalho o dia todo, mas sinto que falta algo para complementar meus dias, sigo o exemplo que aconteceu comigo, eu detestava exercícios, comecei a andar de bike pra valer (20km ao dia) e agora estou adorando kkk

    Não sou fã de musica, consigo ''viver'' normalmente sem, mas tem dias que só musica me acalma, principalmente musicas calmas e de jogos ( games). Não entendo muito do assunto, mas acho o violino muito versátil, dá para fazer muitas coisas.


    Algum tempo acompanho essa violinista, parece meio idiota mas foi umas das minhas inspirações, alias ela tocou ontem a noite aqui em são paulo, nem preciso dizer nada né kkkk, acompanho ela desde 2012, e gosto muito desse estilo, e acredito que musicas de games combinam e muito com violino.

    Alguém conhece aqui o evento video games live? Só toca musicas de games, e os principais instrumentos claro são violino, flauta e violoncelo.

    Enfim voces teriam alguma dica para me dar? Seria interessante comprar um instrumento basico para ver se vou gostar mesmo? Ou será que é só fogo de palha? Não pretendo me tornar profissional e nem sei se tenho o dom para isso, primeiramente seria para hobby apenas.

    O grande problema hoje em dia é encontrar um grupo bacana para continuar avançado, como qualquer aprendizado , sozinho é mais angustiante.

    Estou um pouco perdido, e se possível conto com a ajuda de vocês,
    Grato a todos

    E onde posso encontrar instrumentos de confiança? Sou de sp capital ,zona sul. E tambem estou a procura de bons professores, mas não sei onde começar

    utube]b3KUyPKbR7Q[/utube]

    alexandrecoppo
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    joyzelito
    Pela falta de tempo que você tem eu recomendaria você a procurar aulas em igrejas (pelo menos aqui elas oferecem aulas em horários alternativos), em algumas delas você tem bons professores, pratica em conjunto e mais algumas coisas que você teria em uma escola de música. Para começar eu indicaria algum violino da eagle que, pra mim tem uma boa relação custo-beneficio.

    joyzelito
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    Nada contra, mas não curto igreja....

    Queria tentar ver se consigo praticar sozinho, mas pelo menos tenho que ter a base né, porque não sei nada mesmo, teoria e afins.

    Me recomendaram um eagle ve 441, só não quero comprar algo que logo mais vou ter que trocar, claro que ainda nem sei se irei me acostumar e gostar.

    Existe boas lojas e confianças para comprar online? Ou fisicamente. Para chegar num nível desejável vai uns 3 ou 4 anos pelo menos certo?

    Grato

    alexandrecoppo
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    joyzelito
    Nada contra, mas não curto igreja....
    Também não, apenas citei pela pratica em conjunto e pelo valor que costuma ser mais acessível.

    Queria tentar ver se consigo praticar sozinho, mas pelo menos tenho que ter a base né, porque não sei nada mesmo, teoria e afins.
    Até da pra praticar sozinho, mais não recomendo, ainda mais violino pela questão da postura que é bem enjoada e pela afinação já que não tem trastes ou marcações.

    Me recomendaram um eagle ve 441, só não quero comprar algo que logo mais vou ter que trocar, claro que ainda nem sei se irei me acostumar e gostar.
    Eu toquei por um bom tempo com uma viola eagle vk 160 e do tempo que fiquei com ela (ainda tenho mas ta encostada) sempre gostei do timbre dela e nunca vi a necessidade de trocar.

    Existe boas lojas e confianças para comprar online? Ou fisicamente.
    Existem várias lojas online de confiança, hoje em dia é bem tranquilo comprar online, claro que se você puder comprar em loja física é melhor pois você esta vendo e manuseando o instrumento.

    Para chegar num nível desejável vai uns 3 ou 4 anos pelo menos certo?
    Ai depende de qual é o nível que você deseja, mas com menos da metade desse tempo já da pra tirar umas coisas bem legais.

    flw abraços!!!

    makumbator
    Moderador
    # abr/15 · Editado por: makumbator
    · votar


    joyzelito

    Eu toco o contrabaixo acústico com arco há uns 15 anos, e posso te afirmar que estudar qualquer instrumento da família do violino sem professor é a receita quase certa para o fracasso, seja por desânimo (pois o começo é muito mais difícil que boa parte dos instrumentos, o que implica em muitas desistências) ou por adquirir muitos vícios (postura errada do corpo e principalmente na mecânica do arco).

    Obviamente que há exceções, e depende também dos seus objetivos e expectativas com o instrumento (além do talento inerente de cada pessoa). Nada impede começar sozinho, mas vai demorar muito mais, e ter resultados piores que teria com orientação pessoal.

    Eu tive a felicidade de começar no contrabaixo acústico com professora top, que na época tocava na OSB e orquestra da Petrobrás. Fez muita diferença. É até possível passar algum tempo sem professor depois que a pessoa tem um certo nível (intermediário) e pode conseguir estudar sozinho com bom material de apoio. Mas no início é complicado, pois falta fundamentação e conhecimento de como fazer o básico do básico.

    Quanto ao instrumento você pode comprar um desses Eagles, mas ele precisa ser levado a um luthier acostumado com violino para fazer a regulagem (como qualquer instrumento). Em geral o cavalete vem todo errado, pode-se na maioria dos casos posicionar melhor a alma, trocar cordas, regular altura do nut, etc...

    joyzelito
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    Grato pela ajuda amigo....

    Estou pensando seriamente em um VE 441, o que voce acha? Estou achando numa faixa de 450-500, bom preço, ou dá para melhorar? Indica lojas?

    O difícil é achar bons professores, apesar de morar em são paulo, moro em uma região distante do centro .

    Existe algum metodo de achar um bom professor?

    joyzelito
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    Consegui achar por 430, perto de onde moro, vou buscar sábado...Unica coisa que tenho que comprar que não acompanha é a espaleira ne? Só está complicado achar professores, achei 3 escolas boas, porem nenhuma da aula de sabado, e eu só tenho sabado disponível para aula e tambem estou com dificuldade de achar um luthier, pois como meu conhecimento é nulo na area, tenho medo de ser ''enganado'', quanto custa mais ou menos os ajustes de um luthier no violino que irei comprar.

    Grato pela ajuda

    Flipe J.
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    não acompanha é a espaleira ne?

    Não acompanha, vai ter que comprar.

    Eu pularia o luthier...
    Se vc tiver a oportunidade de aprender com alguém experiente pede pra ele dar uma tocada pra ver se realmente uma visita ao luthier é definitivamente necessária.

    Realmente seria muito bom uma avaliada se o luthier for bom no que faz e honesto mas... "vivemos na realidade".

    makumbator
    Moderador
    # abr/15 · Editado por: makumbator
    · votar


    Flipe J.
    uma visita ao luthier é definitivamente necessária.


    Sempre é necessária. Ainda mais nessa faixa de preço muito baixa. A regulagem que costuma vir é quase sempre atroz. O indicado é a troca imediata de cavalete (e a regulagem fina do mesmo), trocar cordas (as que acompanham esses instrumentos são um lixo), checar a posição da alma e regular se for preciso e em alguns casos trocar o rabixo e se o estudante quiser pode instalar bons microafinadores no estandarte. Com isso um instrumento nessa faixa de preço fica ao menos tocável.

    joyzelito

    O valor dos ajustes depende também do que vai ser preciso trocar ou você quiser trocar (além da mão de obra, é claro). Eu conheço mais os luthiers do Rio (pois moro perto) e em SP só conheço realmente os que trabalham exclusivamente com contrabaixo acústico (como o Paulo Gomes).

    Além da espaleira não costuma vir também microafinadores no estandarte (pois tem gente que não gosta de usar). E quando vem eles costuma ser muito ruins. Além disso é bom comprar uma boa resina (conhecido como breu aí em SP), pois quando vem junto elas costumam estar quebradiças e ruins (por serem de baixa qualidade e devido as condições do transporte).

    Pra falar a verdade o arco que vem nesses instrumentos não valem muita coisa, mas a princípio pode-se aprender com ele. Depois se for o caso você compra um arco decente (que obviamente custa muito mais que o valor desse violino).

    alexandrecoppo
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Eu pularia o luthier...
    Se vc tiver a oportunidade de aprender com alguém experiente pede pra ele dar uma tocada pra ver se realmente uma visita ao luthier é definitivamente necessária.


    Concordo, consiga um bom professor e ele mesmo fara os ajustes necessários no cavalete.

    A espaleira eu recomendo uma da Rio Claro que tem uma ótima durabilidade e o preço é bom.

    Quanto ao arco da pra esperar um tempo para trocar.

    flw, abraços!!!

    joyzelito
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    Grato pela ajuda galera, to pensando em dar uma passada hoje na teodoro

    Alem da eagle tem outra marca que recomendam,? Queria gastar até uns 500 reais a vista.

    Vi algumas aqui, será que presta?

    Michael
    GIANNINI
    TAGIMA

    entre outras, ou melhor ficar no 441 mesmo?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Iniciante no violino, + a procura de ajuda