Dúvida sobre Campo Harmônico

    Autor Mensagem
    DavidBowie
    Membro Novato
    # mar/15 · Editado por: DavidBowie


    E aí pessoal, recentemente comecei a ver algo sobre campo harmônico, função harmônica e tal. Pois então, em um vídeo do youtube aprendi que devemos obedecer aos acordes pertencentes à escala, ou então a música ficará "errada".

    Por exemplo, na escala de dó maior: C, Dm, Em, F, G...
    Ficaria errado colocar um Ré maior na música, não ficaria?

    Só que aí surgiu a dúvida, vocês conhecem "Life on Mars?" do David Bowie?
    Poxa, ela tem uma mistura muito confusa de acordes, mas não soa 'ruim'.

    O que quero saber, resumindo, é:
    Eu realmente devo obedecer às escalas e seus acordes?
    Como identificar o tom da música quando ela não obedece?
    E a música citada está 'errada'?

    Posso estar falando um monte de bobagem, então, perdoem a minha ignorância Haahauhauh.

    Obrigado.

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    nem sempre a música fica do começo ao fim no mesmo tom, as vezes a estrofe em um refrão em outro, ou algum pedaço de 4 ou 8 compassos que modula para outro tom e volta

    DavidBowie
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    Humm, e isso é válido? Digo, não será um erro? E como faço a transição entre esses tons?

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/15
    · votar


    DavidBowie

    Não sei qual é o vídeo que você citou, mas coloque uma coisa na sua cabeça.

    Quando tu assiste um vídeo onde neguinho diz coisas do tipo: "Colocar o acorde X sobre a escala Y é errado!"... pode apostar... tá falando merda.

    Olha amigo, existe toda uma teoria, existem muitos estudos, mas este negócio de campo harmônico e etc., é coisa muito, muito complexa, bem mais do que sujeito acha.

    80% dos músicos, principalmente se for guitarrista, que "vêm dar aula" de campo harmônico, só falam bobagens.

    Life on Mars do David Bowie? Poxa, ela tem uma mistura muito confusa de acordes, mas não soa 'ruim'.

    David Bowie se souber o nome de meia dúzia de acordes é muito. Por isso, ele coloca o acorde que quiser onde quer e faz música boa, porque coloca o que a canção pede e não o que a "teoria determina".

    Cara, aprender a teoria é muito importante. Mas essa "regra limitadora" ditada por meia dúzia de músicos que se acham os "maestros do Youtube"......só criam limitações!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre Campo Harmônico