Até que ponto uma discussão é Saudável? Onde é o limite? Alguém sabe?

Autor Mensagem
Alex guitar man
Veterano
# set/14 · Editado por: Alex guitar man


Até que ponto uma discussão é Saudável? Onde é o limite?

O que acontece quando Pessoas com conhecimento técnico diz que existem Harmônicos X e uma pessoal que apenas ouvinte diz que não?
O que acontece quando uma pessoa insiste em SIM e a outra em NÃO?!
O que um visitante com uma duvida vai pensar quando ouvir um X ou um Y vindo de pessoas diferentes?
E quando os dois tem fatos suficientes para discordar? Um vai se rebaixar aponto do outro ganhar tando errado em X ponto? Ou vai continuar insistindo até virar uma briga?
Como resolver uma discussão?



Ando vendo muita discussão nesse fórum, as pessoas discordam, se exaltam, falam mais do que deviam, insultam, mas, o que fazer para ter um discussão pesada pacifica?

Experiencia é tudo?

Iversonfr
Veterano
# set/14
· votar


O limite é a educação, opinião cada um tem a sua.

renatocaster
Moderador
# set/14 · Editado por: renatocaster
· votar


Iversonfr

O limite é a educação, opinião cada um tem a sua.

Falou tudo!

Alex guitar man

Rapaz, estou por aqui desde 2003. Acredite, estamos vivendo o momento mais pacífico do fórum. Antigamente o clima das discussões dos tópicos era de tiro, porrada e bomba, hehehe!

tito lemos
Veterano
# set/14
· votar


renatocaster

Antigamente o clima das discussões dos tópicos era tiro, porra e bomba, hehehe!

O segundo meio era utilizado mesmo cara? Era uma orgia então!

Alex guitar man
Veterano
# set/14
· votar


renatocaster

Nossa, ja de cara um moderador, rsrsrs

Então, isso também é uma duvida pessoal, vamos supor, eu testei e digo X coisa é ótima, estudei muito e digo que é bom, e então vem um cara que testou também e diz essa X coisa é ruim e tenho um livro de estudos comprovando que é ruim, portanto é ruim!

As vezes não é questão de opinião, ao dizer que algo é bom, você pode influenciar uma pessoa ir na sua e bater a cara, eu acho que fóruns como esse precisa saber muito bem antes de afirmar algo.

Bom, rsrs é opinião.

Lelo Mig
Membro
# set/14
· votar


Alex guitar man

Cara, nunca fui ofendido por ninguém aqui e creio que apesar de colocar algumas opiniões, muitas vezes propositalmente, radicais, justamente para gerar polêmica, acho que nunca faltei ao respeito com ninguém também.

Nasci num berço polêmico, onde discutir Religião, Política e Futebol...hehehe, era assunto dos almoços de domingo. Meu pai era um "cientista maluco" destes que têm laboratório no fundo do quintal e passei a infância sob a ameaça de meu quarteirão explodir.

Aprendi, que na física e na matemática, a maioria dos assuntos têm certo e errado, nos demais, quase tudo é filosófico e depende de situações e pontos de vista.

Conhecer o ponto de vista do outro e provoca-lo para saber até onde ele esta embasado em sua opinião, o quanto ela é fundamentada, é enriquecedor, inclusive para mudar a minha.

Discordar, faz parte. Não sou, nem gosto do "politicamente correto", acho uma acomodação intelectual.

Temos de fazer a roda girar, fazer o mundo progredir, descobrir e ser curioso, muitas vezes pentelho.

Se o fazemos com respeito e argumentos sólidos, andamos para frente. A maioria dos caras que mais respeito aqui no FCC, são justamente os que discordam de mim, com argumentações que me fazem rebolar para escrever a tréplica.

entamoeba
Membro Novato
# set/14
· votar


Uma coisa que já notei em fóruns é que as vezes rola uma espécie de linchamento dos desviados. Uma ideia um pouco fora do comum pode fazer um estrago nos egos alheios, provocando reações carregadas de ódio! As pessoas até toleram discordâncias, desde que sejam colocadas com polidez.

Acho que a melhor coisa que as pessoas devem fazer para ter um bom convívio virtual é evitar o embate de egos e atacar apenas as crenças! É xingar a mãe do Zé em uma discussão enquanto "luta" ao lado dele noutra.

Não tenho apego as minhas ideias. Se aparecerem outras melhores, troco sem dó! Claro que ainda me ofendo. Não sou a sombra do Übermensch que descrevo, mas me norteio por essa crença. Me esforço para separar o que sou das ideias que me habitam.

JJJ
Veterano
# set/14
· votar


É que tem certos assuntos que, invariavelmente, são do rol dos assuntos que não levam a lugar nenhum. Cada um tem uma opinião formada, que não vai mudar com a discussão. Ao contrário! A cada post, mais exacerbação...

Exemplos:

. Política
. Religião
. Música de hoje pior que a de outrora
. Madeira do corpo não faz diferença no timbre da guitarra...

MMI
Veterano
# set/14
· votar


Alex guitar man

Até que ponto uma discussão é Saudável? Onde é o limite?

O limite é onde a educação, respeito e tolerância chega.

Como o renatocaster disse, estamos em tempos calmos no FCC, inclusive de retração do mesmo. Mas sempre vai aparecer um chato...


Ando vendo muita discussão nesse fórum, as pessoas discordam, se exaltam, falam mais do que deviam, insultam, mas, o que fazer para ter um discussão pesada pacifica?
Experiencia é tudo?


O Lelo chegou perto disso na resposta dele, vou um pouco além mas não vou continuar...

Chega aqui uma questão filosófica. São as teorias da verdade, o paradoxo da realidade. Então entra um embate onde se questiona o que é verdade e o que é realidade ( mais ou menos isso).

"A verdade de um nem sempre é a verdade do outro, por isso verdade não é realidade, mas sim como uma pessoa vê o mundo". Por isso que a minha verdade não obrigatoriamente é a verdade sua ou de outra pessoa. O exercício é aceitar que a verdade de quem escreve pode ser a mais absoluta besteira para quem vê o mundo de outra forma. E entra a tolerância em jogo, que às vezes se tem, outras vezes não se tem. A tolerância pode ser chamada também de experiência, talvez, como você falou...

Chega. Já ficou chato demais, não é assunto para um fórum de música. Fui...

Charlizard
Membro Novato
# set/14
· votar


MMI
Que links legais, cara.
Gostei desse texto que transcrevestes.

renatocaster
Moderador
# set/14
· votar


Alex guitar man

Então, isso também é uma duvida pessoal, vamos supor, eu testei e digo X coisa é ótima, estudei muito e digo que é bom, e então vem um cara que testou também e diz essa X coisa é ruim e tenho um livro de estudos comprovando que é ruim, portanto é ruim!

Para mim, essa questão do bom ou ruim, sempre vai ser subjetiva.

tito lemos

O segundo meio era utilizado mesmo cara? Era uma orgia então!

auhauhaauha! Nem deu pra eu editar a tempo...

MauricioBahia
Moderador
# set/14 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Até que ponto uma discussão é Saudável? Onde é o limite? Alguém sabe?

Chega um ponto em que eu não discuto mais. Esse ponto é quando o papo fica cansativo, redundante e, pior, intolerante. Isso não é de todo ruim, necessariamente, pois cada um tem uma opinião e realidade distintas. Então, está tudo bem. Cada um na sua. :)

renatocaster: Para mim, essa questão do bom ou ruim, sempre vai ser subjetiva.

Sem definir o que é bom e ruim pra todos, antes de uma discussão, não há como ter um parâmetro. Como nunca teremos esse consenso, pra mim, esses adjetivos são completamente inválidos e a discussão já começa fadada ao fracasso. Ainda tem gente que briga por isso... hehe

Abs!

Julia Hardy
Veterano
# set/14
· votar


O mais irritante é relativizar certas coisas. É simples. Falando de música, tem pessoas que simplesmente gostam do que é ruim(não me excluo disso). Pronto. Você pode mostrar mil sons diferentes, mas, não adianta. Discutir é inútil.

Tópicos que começam com frases do tipo "tal banda é a melhor de todos os tempos..." são o fim. Se o fulano já chegou a conclusão que a tal banda é a melhor e não existe outra, por que ele quer saber a opinião dos outros? Aí alguém discorda e a zona começa.

Del-Rei
Veterano
# set/14
· votar


Não tenho muito a falar sobre isso, até porque depois do que já disseram, falar algo seria chover no molhado.

Mas só estou comentando porque achei o post do MMI muito legal, especialmente os links. Assunto bacana pra dar uma desenvolvida.

Um aceno de longe!!!

MauricioBahia
Moderador
# set/14 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Sobre definir antes de debater, há um exemplo bastante interessante:

"O debate aconteceu em 1948 ,na rádio BBC. Bertrand Russell, filósofo e matemático, enfrentou um debate sobre a existência de Deus com o padre jesuíta Frederick Copleston. Russell era ateu e Copleston era obviamente católico. Segue abaixo minha tradução."

"Como nós vamos discutir a existência de Deus, deve ser benéfico chegarmos a um acordo provisório sobre o que nós entendemos pelo termo 'Deus'."

Fonte: http://felipepimenta.com/2013/07/18/o-debate-sobre-a-existencia-de-deu s-entre-frederick-copleston-e-bertrand-russell/

;)

Alex guitar man
Veterano
# set/14
· votar


Gente, estou muito ocupado, mas estou vendo tudo pelo celular, mas não da pra postar, os posts estão muito bons, em breve vou responder tudo!

Del-Rei
Veterano
# set/14
· votar


MauricioBahia
"Como nós vamos discutir a existência de Deus, deve ser benéfico chegarmos a um acordo provisório sobre o que nós entendemos pelo termo 'Deus'."

Esse ponto é importante, porque muitas vezes a discussão toda rola em cima de uma questão que na verdade acaba não sendo o foco, já que cada um tem um conceito próprio do tema. E isso às vezes nem é percebido... E a discussão vai rolando... rs.

Um aceno de longe!!!

JJJ
Veterano
# set/14
· votar


MauricioBahia
"Como nós vamos discutir a existência de Deus, deve ser benéfico chegarmos a um acordo provisório sobre o que nós entendemos pelo termo 'Deus'."

Ah, saquei...

Então, da próxima vez que a gente for discutir sobre a influência da madeira no som da guitarra, antes temos que definir o que nós entendemos pelo termo "madeira"! Tá serto? :P

MMI
Veterano
# set/14 · Editado por: MMI
· votar


Charlizard
Del-Rei

Para vocês verem os limites de uma discussão... Nada impede que seja discutido neste fórum, porém discutir princípios filosóficos num fórum de música talvez seja "viajar" um pouco. Vão nos chamar de chatos.

Se vocês curtirem o assunto, deem uma lida em teoria do conhecimento (bota no google aí). Vocês vão ver que o conhecimento pode ser baseado em várias maneiras e formas, daí entra o embate entre realidade X verdade que eu disse ali atrás e o pau come solto nos tópicos. huahuahuahua

Eu não sou muito indicado para ir muito longe nessas questões filosóficas, provavelmente pode aparecer gente muito mais embasada que eu. Eu sei um pouco por ter convivido (muito!) desde a infância com gente que estudou e adora essas discussões, inclusive de faculdades de filosofia. Mas assim como na música, sou um aprendiz. ;-)

MauricioBahia
Moderador
# set/14
· votar


JJJ: Então, da próxima vez que a gente for discutir sobre a influência da madeira no som da guitarra, antes temos que definir o que nós entendemos pelo termo "madeira"! Tá serto? :P

Hehe. Aqui é mais bate papo mesmo. O ponto é que o pessoal às vezes briga ou se indispõe num debate por questões abstratas. Tipo, o som da madeira A é melhor que a da madeira B. Na verdade, isso é gosto. Sobre o termo "madeira", acho que dispensa um acordo. Agora, madeira não é matemática, mas um material orgânico. Mesmo parecendo óbvio, também não vejo motivos pra brigar por " mognos" pois há variáveis. E se o mogno tiver 50 anos de idade? Dá pra comparar com um outro mogno de 5 anos? Eu já ouvi falar que a sonoridade muda.

O ponto que eu foquei, na verdade, não é discutir, mas brigar por isso.

Abs

Lelo Mig
Membro
# set/14
· votar


MauricioBahia

"O ponto que eu foquei, na verdade, não é discutir, mas brigar por isso."

Exatamente! É importante a galera compreender o significado da palavra "discutir".

Verbo, transitivo, que significa, debater uma questão/assunto, em todos os seus aspectos. Questionar, controverter, contestar.

Bem diferente de "Enfiar opinião goela abaixo na base da porrada!"...hehehehe.

JJJ
Veterano
# set/14 · Editado por: JJJ
· votar


MauricioBahia

Eu só estava sendo irônico... :)

Melhor dizendo: eu tô de putaria, num tópico em que todo mundo tá sério demais... ok, vou parar por aqui! hehehe

Charlizard
Membro Novato
# set/14
· votar


MMI
Bom link novamente, cara. Abre a cabeça pra outras abordagens.

Esses assuntos mais "viajados" me interessam muito, trazem leves sensações de epifania.

Não tem muito a ver com o assunto do tópico e peço desculpas por devirtuar um pouco, mas vou mandar um link de um vídeo que abre a cabeça pra pensar um pouco. Não é sobre a questão realidade x verdade ou gosto/opinião, mas acho que, pelo caminho que a discussão evolui, bota qualquer um pra pensar um pouco mais em questão de possibilidades:


É gigante, eu sei, mas vale a pena.

A unica coisa que me incomoda no deGrase Tyson é a forma com que ele lida com questionamentos religiosos, apesar de eu mesmo não ser religioso.

MauricioBahia
Moderador
# set/14 · Editado por: MauricioBahia
· votar


JJJ: Eu só estava sendo irônico... :)

kkk! Eu saquei! :D

Eu tenho escrito tudo beeeem explicadinho pq tem users que não leem todos os posts, aí pegam o bonde andando. E esse papo de madeira é bem interessante! hehe

;)

Lelo Mig

Isso aí!

Abs

Alex guitar man
Veterano
# set/14
· votar


Achei muito interessante esse Paradoxo que foi comentado aqui.

Então tenho duas pessoas que enxergam o mundo de diferente modos, onde um prefere viver de modo X porque pra ele é necessário, no entanto outro prefere modo Y para poder viver, sendo que se eles inverterem os modos arranjarão muito problema, então neste caso, cada um tem sua coisa e consegue justificar "o porque" da mesma e quando uma terceira pessoa entra no caso (simulando a realidade) ela pode é... Buguei.

Chega, vo tocar

Alex guitar man
Veterano
# set/14
· votar


O limite é a educação, opinião cada um tem a sua.

A educação, mantem a discussão na linha, é uma regra básica, mas existem momentos que o problema é como chegar uma conclusão para ela acabar

Alex guitar man
Veterano
# set/14
· votar


PRA TODOS VOCÊS:

http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/401255/?&PAC_ID=123134&gclid =CjwKEAjwkMWgBRCJ1L_wypbX0wkSJAC3Xio2h5NsFHfiMds9KKoPOzH8wS477d6RVvb3o kR11hGK_hoCCDfw_wcB

AtalaBukas
Membro Novato
# set/14
· votar


Qualquer discussão é saudável, até o ponto em que uma das partes não aceita opiniões divergentes da sua, e assim, torna-se mais importante "impor" do que "expor".

JoaoAgs1
Veterano
# set/14
· votar


Deus existe.

entamoeba
Membro Novato
# set/14
· votar


Quando se diz "isto é subjetivo" ou "isto é uma questão de gosto" o que se pretende é providenciar um impasse. É alegar que a subjetividade ou o gosto estão para além do compreensível, o que é uma grande besteira. Existem muitos outros recursos semelhantes que são usados pelo interlocutor que chegou ao seu limite argumentativo. Pode parecer um jeito digno de se encerrar um assunto, mas eu não vejo assim! Para mim, é fuga.

JoaoAgs1
Deus existe.

Ou não.


AtalaBukas
Qualquer discussão é saudável, até o ponto em que uma das partes não aceita opiniões divergentes da sua, e assim, torna-se mais importante "impor" do que "expor".

A superioridade ariana é uma opinião divergente que deve ser aceita? Não, né?! Desculpe a grosseria do exemplo, é caricato, mas elucidativo. Até a própria educação, tão celebrada em tempos de política, é uma forma de imposição. Impomos diariamente, coagindo comportamentos indesejáveis, ainda que visando o bem comum. Impor faz parte do jogo!

Iversonfr
O limite é a educação, opinião cada um tem a sua.

Será que opinião é isso? Digo, será que é essa coisa que "cada um tem a sua"? Não penso assim. Penso que opinião seja participação em certas formas preexistentes de se interpretar o mundo. As pessoas costumam participar das formas "mais amigáveis", daquelas que não exigem muito pensamento. Essas geralmente estão erradas. É o que se chama de senso comum!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Até que ponto uma discussão é Saudável? Onde é o limite? Alguém sabe?