O defeito que só você vê

    Autor Mensagem
    JJJ
    Veterano
    # ago/14 · Editado por: JJJ


    Sabe aquele som que você gravou? Aquele vídeo que você fez? Aquela sua participação em alguma coisa junto com a galera?

    Tem um pequeno errinho seu lá no meio, um pequeno defeito, uma coisinha fora do lugar... Ninguém percebeu, mas você sabe que tem!

    E quando você vai ouvir ou ver aquilo de novo, no que você pensa? Nos 99.9% de acertos ou naquele errinho besta, que só você sabe que existe, mas que te consome a alma?

    Perfeccionismo demais? Preciosismo demais? Pode ser, mas eu tenho esse problema...

    Alguém mais?

    nivekk
    Membro Novato
    # ago/14
    · votar


    JJJ
    Sou assim tbm, porém meu problema é que eu erro os 99,9%, e acerto o resto o.O

    entamoeba
    Membro Novato
    # ago/14
    · votar


    Já ocorreu do defeito que só eu percebia se transformar numa virtude que só eu percebia. Gosto de pequenos ruídos que as pessoas não notam, de notas que falharam, de coisas que humanizam a execução. Deve ser por isso que eu acho os virtuosos um saco!

    Quando a gente acompanha o nascimento de uma música, parece que se torna capaz de ouvir coisas que não somos capazes de ouvir na musica dos outros, né? É como ouvir uma língua estrangeira. Não somos surdos para elas, escutamos as palavras mas não captamos os detalhes porque falta algo que nos permita notar suas nuances.

    Casper
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Caro JJJ:

    Se a execução está 99.9% ok (que no meu caso é
    impossível) eu fico satisfeito. Na verdade fico
    satisfeito com menos que isso. Alguns erros são
    interessantes, no final nem parecem erros.

    Com o passar dos anos fiquei mais tolerante.
    Acho que já citei isso aqui no forum mas vou repetir:

    Em uma entrevista dada no programa Recorte Cultural,
    para o entrevistador Michel Melamed, o Egberto Gismonti explicou
    seu método de gravação, sempre direto em duas
    pistas, sem nenhuma firula, sem editar nada
    posteriormente, a não ser a masterização.

    Ele disse que uma pessoa um dia comentou:

    - Mas ouça, essa gravação tem 17 erros e tal...

    E ele disse:

    - Tem 17 erros mas tem 450 acertos!

    INNARELLI
    Membro Novato
    # ago/14
    · votar


    pow os errinhos acontecem em pelo menos 50%.

    MauricioBahia
    Moderador
    # ago/14 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    JJJ: Perfeccionismo demais? Preciosismo demais? Pode ser, mas eu tenho esse problema...

    Kkk! Sou assim. O lance é que quando eu acho que tá bom, no dia seguinte já vejo que não tá 100%. Pior é quando você ouve o 1ª take e acha que tava melhor, ainda mais com aqueles errinhos que ninguém percebe. O.o

    Criar um prazo máximo pode ser uma boa, assim não fica algo pra eternidade, o que acaba consumindo muito tempo e até me desgasta.

    :)

    Alex guitar man
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Gosto de pequenos ruídos que as pessoas não notam, de notas que falharam, de coisas que humanizam a execução2 por isso gosto de ouvir ao vivos

    ederfreire
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Já fui muito pilhado com isso tudo, e por isso deixava de arriscar e ficar mais a vontade em improvisos e etc, mas agora eu deixo a parada ter um flow mais natural!

    Gosto de pequenos ruídos que as pessoas não notam, de notas que falharam, de coisas que humanizam a execução
    por isso gosto de ouvir ao vivos
    [2]

    Led Zé
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Eu sou chato também. Mas isso porque eu não toco porra nenhuma e se eu toco um negócio meia boca já viu né...Porra nenhuma com meia boca vira uma bosta. Esta JAM aqui, que foi a última que participei, demorei umas 3 horas pra gravar 20 segundos. E mesmo assim quase que não mando pois na primeira frase rápida eu peidei na farofa hahahah. A sorte que a compressão que eu mandei na track disfarçou o estalo no bordão que eu dei hehehe
    Vejam se tenho razão, pra quem quiser conferir se é frescura

    link da BT

    Meu solo é aos 2:51. Ouvindo hoje de novo achei uma bosta a execução hahahaha

    Maycão
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    JJJ

    Eu sou o contrário: eu faço meu solo tudo certinho (pra mim) aí tem um errinho que eu sempre dou, uma engasgada, uma travada, eu nem percebo, talvez porque seja natural para mim. Mas aí quando outros escutam comentam todos esse errinhos (Falo nas JAMs e tocando ao vivo).

    Não sei se é porque estou acostumado com meu jeito de tocar dando erradas básicas, ou se meu psicológico quer por tudo que elas estejam certas kkkk.

    Tanto que nas JAMs eu gravo muuitas vezese tento tirar o máximo de erros possíveis, mas sempre escapam muitos. hehehe

    JJJ
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    entamoeba
    Alex guitar man
    ederfreire

    Gosto de pequenos ruídos que as pessoas não notam, de notas que falharam, de coisas que humanizam a execução

    Concordo que tem um "certo tipo" de errinho que é até... digamos... interessante. Diz o Gilmour que aquela pequena frase famosa de quatro notas em Shine on You Crazy Diamond (na segunda parte da música, antes do vocal entrar) foi um "erro". Ele queria fazer outra coisa, mas gostou e deixou (ainda bem! kkkkk).

    Já ocorreu comigo também aqui num solo de jam. À primeira vista me pareceu uma nota fora, mas depois eu ouvi melhor e percebi que, apesar de "relativamente" fora, dava uma "tensão" muito legal e eu deixei.

    Também acho válido o pequeno lance fora do tempo, pra humanizar. As vezes faço de propósito em linhas de bateria muito... digitais...

    Mas o erro que eu falo é aquele que não pegou bem. Você não gosta dele. É pequeno, minúsculo, quase ninguém percebe, mas você, que fez, sabe que ele está lá! Esse, eu não aguento! rs

    Casper
    - Tem 17 erros mas tem 450 acertos!

    Taxa altíssima de erros!!! Inaceitável!!! kkkkkkkkkkkkkk


    MauricioBahia
    Pior é quando você ouve o 1ª take e acha que tava melhor

    Acontece muito! É porque o primeiro take, mesmo com erros, é o mais natural, o que você fez mais calmo. Porque quando a coisa não engrena e tem que repetir 20 vezes, a gente vai ficando mais tenso, não tem jeito...

    Led Zé

    Um tiquinho fora do tempo em alguns momentos, mas nada de desesperar. Claro que se fosse uma gravação mais séria... aí tinha que trocar a farofa... hehehe

    Maycão
    Não sei se é porque estou acostumado com meu jeito de tocar dando erradas básicas, ou se meu psicológico quer por tudo que elas estejam certas kkkk.

    Ai o problema é outro: quando a gente ouve trocentas vezes o erro, ele DESAPARECE! É sério, não tô brincando! É a tal da acomodação auditiva (ou algo assim). Por isso que tem que parar, de vez em quando, pro ouvido descansar.

    cafe_com_leite
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    MauricioBahia
    O lance é que quando eu acho que tá bom, no dia seguinte já vejo que não tá 100%.


    Isso acontece muito comigo.





    Acho que o pior é errar ao vivo, porque não tem como concertar, fazer de novo. Apresentação ao vivo uma música minha no fim de semana na minha escola e não deu tempo de ensaiar legal. Na hora cometi vários deslizes. To remuendo os erros até hoje hahuahuahua

    Maycão
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    JJJ

    Ai o problema é outro: quando a gente ouve trocentas vezes o erro, ele DESAPARECE! É sério, não tô brincando! É a tal da acomodação auditiva (ou algo assim). Por isso que tem que parar, de vez em quando, pro ouvido descansar.

    Pode crer, esse lance é a pura verdade. Por isso que em JAMs eu evito esperar no outro dia pra avaliar direitinho, senão vou ver que tá uma merda e vou querer gravar de novo e pode ser que não dê certo. E ainda tenho síndrome do REC, que sempre atrapalha minhas gravações depois da segunda tentativa malsucedida. hehe

    Headstock invertido
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Dia desses tava gravando com minha banda no estúdio e o outro guitarrista foi gravar um solo pra uma das músicas. Ao ouvir a gravação, todos nós da banda achamos uma passagem do solo bem legal, parecia uma escala exótica, um outside bem produtivo. Daí ele grita que aquilo é um erro e que queria gravar de novo. Não deixamos.

    MauricioBahia
    Moderador
    # ago/14 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Headstock invertido: Daí ele grita que aquilo é um erro e que queria gravar de novo. Não deixamos.

    Kkkk Boa!

    Me lembrou a história dos solos de Sweet Home Alabama onde o Ed King visualizou num sonho e mandou na manha seguinte, inteirinho, mas a banda e o produtor disseram que tava no tom errado. Confusão geral, porém... Como foi num sonho, a banda resolveu não questionar, hehe, e manter o solo do Ed. Ainda bem. No álbum ao vivo, One More For The Road, como Ed fora da banda resolveram mudar o tom e deu no que deu: o solo perdeu a alma!

    Abs

    Tgs
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    http://grooveshark.com/#!/tgs07 o que acham?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O defeito que só você vê