Estudo de Harmonia

    Autor Mensagem
    Lucasrocha93
    Membro
    # abr/14


    Bom galera,
    há alguns dias atrás eu fui atras de conhecimento por meio deste forum,
    eu perguntei sobre como estudar metal.
    Dentre as respostas, uma me chamou atenção, pois o cara havia dito pra eu estudar harmonia, desde então, pensei demais nisso....
    fora, que eu estava assistindo uma entrevista do kiko loureiro e ele disse que é mais fácil entender a harmonia de metal, do que de muitas musicas brasileiras antigas...(foi algo parecido a isso!)
    entao gostaria de saber o seguinte:
    O que é estudar harmonia?
    Como pegar uma música, e analisar a Harmonia?
    Como estudar a harmonia?
    O que a Harmonia tem haver com o improviso?
    Onde eu posso achar material (na faixa e pago)
    POR ONDE COMEÇAR, levando em consideração que meu conhecimento sobre isso é --> 0 <---

    Agradeço desde Ja!

    Filippo14
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Lucasrocha93
    O estudo de harmonia e melodia se cruzam muitas vezes, portanto eles estão muito ligados entre sí. A forma mais tradicional de se estudar harmonia é através dos 3 campos harmônicos existentes no ocidente: o campo harmônico maior, o campo harmônico menor harmônico e o campo harmônico menor melódico. Estudando esses campos nessa ordem e com muita paciência e estudo de cada um, você conseguirá entender que escalas poderão ser usadas em cima de cada acorde ou grupo de acordes(cadências), conseguirá destrinchar e encontrar essas cadências nas músicas e no fim usá-las em composições, conseguirá criar mudanças em acordes com as notas que você considerar ideal. Em resumo, esses 3 campos explicam a música ocidental inteira e ajudam muito na criação musical.

    Abração

    Lucasrocha93
    Membro
    # abr/14
    · votar


    Filippo14
    Obrigado pela ajuda =D !!

    LeandroP
    Moderador
    # abr/14 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Lucasrocha93

    E pra compreender muito bem o que recomendou de forma certeira o Filippo14, é importante compreender muito bem um outro assunto fundamental e elementar: os intervalos. São eles que dirão se o acorde/escala é maior, menor, diminuto, aumentado, alterado, dominante, se tem um intervalo de quarta-aumentada ou quinta-diminuta (mesmas notas com nomes diferentes, que na prática faz toda a diferença). Enfim, tenha bem definido isso na sua mente, e depois os campos harmônicos sugeridos serão divertidos de estudar.

    Recomendo o livro "Harmonia & Improvisação" do Almir Chediak. Este livro está dividido em dois volumes, sendo o primeiro mais teórico e o segundo com aplicações do que foi explicado no primeiro.

    Além dos tópicos sobre os assuntos no Fórum Cifra Club.


    Qualquer dúvida é só perguntar nos tópicos sobre o assunto, pois o pessoal responde mesmo. Tem muita gente bem intencionada no fórum que tem prazer em ajudar.

    ROo
    Veterano
    # abr/14 · Editado por: ROo
    · votar


    Lucasrocha93
    O Filippo14 e o LeandroP foram perfeitos nas colocações.
    Você precisa entender os intervalos e entender basicamente aqueles três campos harmônicos.
    O livro do Chediak é uma excelente recomendação.
    E depois do Chediak, se você quiser mais aprofundamento, tenta arrumar o "Harmonia" do Arnold Schoenberg. Esse vai pegar as composições desde o renascimento, analisar a alteração do que é consonância e dissonância historicamente, o uso de determinados intervalos em cada período, cadências, os eixos harmônicos, o tratamento do diminuto, substituição, regiões, enfraquecimento da tonalidade e etc. É um livro MUITO bom, mas não recomendo como o primeiro.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Estudo de Harmonia