Autor |
Mensagem |
Lucasrocha93 Membro |
# abr/14
Bom galera, há alguns dias atrás eu fui atras de conhecimento por meio deste forum, eu perguntei sobre como estudar metal. Dentre as respostas, uma me chamou atenção, pois o cara havia dito pra eu estudar harmonia, desde então, pensei demais nisso.... fora, que eu estava assistindo uma entrevista do kiko loureiro e ele disse que é mais fácil entender a harmonia de metal, do que de muitas musicas brasileiras antigas...(foi algo parecido a isso!) entao gostaria de saber o seguinte: O que é estudar harmonia? Como pegar uma música, e analisar a Harmonia? Como estudar a harmonia? O que a Harmonia tem haver com o improviso? Onde eu posso achar material (na faixa e pago) POR ONDE COMEÇAR, levando em consideração que meu conhecimento sobre isso é --> 0 <---
Agradeço desde Ja!
|
Filippo14 Veterano |
# abr/14
· votar
Lucasrocha93 O estudo de harmonia e melodia se cruzam muitas vezes, portanto eles estão muito ligados entre sí. A forma mais tradicional de se estudar harmonia é através dos 3 campos harmônicos existentes no ocidente: o campo harmônico maior, o campo harmônico menor harmônico e o campo harmônico menor melódico. Estudando esses campos nessa ordem e com muita paciência e estudo de cada um, você conseguirá entender que escalas poderão ser usadas em cima de cada acorde ou grupo de acordes(cadências), conseguirá destrinchar e encontrar essas cadências nas músicas e no fim usá-las em composições, conseguirá criar mudanças em acordes com as notas que você considerar ideal. Em resumo, esses 3 campos explicam a música ocidental inteira e ajudam muito na criação musical.
Abração
|
Lucasrocha93 Membro |
# abr/14
· votar
Filippo14 Obrigado pela ajuda =D !!
|
LeandroP Moderador |
# abr/14 · Editado por: LeandroP
· votar
Lucasrocha93
E pra compreender muito bem o que recomendou de forma certeira o Filippo14, é importante compreender muito bem um outro assunto fundamental e elementar: os intervalos. São eles que dirão se o acorde/escala é maior, menor, diminuto, aumentado, alterado, dominante, se tem um intervalo de quarta-aumentada ou quinta-diminuta (mesmas notas com nomes diferentes, que na prática faz toda a diferença). Enfim, tenha bem definido isso na sua mente, e depois os campos harmônicos sugeridos serão divertidos de estudar.
Recomendo o livro "Harmonia & Improvisação" do Almir Chediak. Este livro está dividido em dois volumes, sendo o primeiro mais teórico e o segundo com aplicações do que foi explicado no primeiro.
Além dos tópicos sobre os assuntos no Fórum Cifra Club.
Qualquer dúvida é só perguntar nos tópicos sobre o assunto, pois o pessoal responde mesmo. Tem muita gente bem intencionada no fórum que tem prazer em ajudar.
|
ROo Veterano |
# abr/14 · Editado por: ROo
· votar
Lucasrocha93 O Filippo14 e o LeandroP foram perfeitos nas colocações. Você precisa entender os intervalos e entender basicamente aqueles três campos harmônicos. O livro do Chediak é uma excelente recomendação. E depois do Chediak, se você quiser mais aprofundamento, tenta arrumar o "Harmonia" do Arnold Schoenberg. Esse vai pegar as composições desde o renascimento, analisar a alteração do que é consonância e dissonância historicamente, o uso de determinados intervalos em cada período, cadências, os eixos harmônicos, o tratamento do diminuto, substituição, regiões, enfraquecimento da tonalidade e etc. É um livro MUITO bom, mas não recomendo como o primeiro.
|