Apostila de Teoria musical (preciso de avaliação)

    Autor Mensagem
    deboraderpianist
    Membro Novato
    # jan/14 · Editado por: deboraderpianist


    Olá, fiz essa apostila de teoria musical para os alunos do meu projeto de Música na COmunidade - Música para Sorrir (Mups). AInda não estácompleta,mas queria uma ajudinha, pois estou em dúvida sobre qual assunto inserir agr, equero saber se o conteúdo está bem explicativo e fácilde entender. Gostaaria de sugestões e avaliações, pfvrrr. :)

    https://www.dropbox.com/s/xs25awuvx05n3q2/APOSTILAMUPS.pdf

    deboraderpianist
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    ta aqui kkkkkk., eu editei, mas se n conseguir ver:
    https://www.dropbox.com/s/xs25awuvx05n3q2/APOSTILAMUPS.pdf

    thiagorosaribeiro
    Membro
    # jan/14
    · votar


    deboraderpianist

    Estou lendo sua apostila aqui, está boa até agora, por enquanto só achei um errinho besta aqui na página 3 aonde você diz que existem 4 tipos de claves.

    thiagorosaribeiro
    Membro
    # jan/14
    · votar


    Deu pra ver que foi só um erro de digitação, você cita as 3 logo em seguida.

    Filippo14
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    deboraderpianist
    Faltam algumas coisas ainda.



    Explicar o lance do sustenido, bemol, duplo sustenido e bemol, bequadro....

    Explica depois como colocar o sustenido e bemol na clave, aquele lance de fá,dó,sol, ré, lá, mi, sí.
    Explicar como se descobre os sustenidos de determinado tom e tal

    Podia depois entrar em escala maior menor e cromática.

    Explicar compassos compostos.

    Podia depois ensinar algo como o Pozzoli e o Bona (aqueles dois livros, um de tempo e o outro de solfejo).

    A partir disso aí já pode começar a mandar teoria "prática".
    campo harmônico, modos gregos, relacionar as pentatônicas aos modos gregos, aí vai para campo harmônico menor harmonico e melodico,

    deboraderpianist
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    Gente, mas n seria cedo demais p falar de acidntes?

    deboraderpianist
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    Ah e em relação as claves, eu ia citar as quatro (Clave de sol, fá, dó e clave de percussão ou clave neutra), so q achei desnecessário citar a quarta e esqueci de mudar--', mas vou consertar, obg :)

    deboraderpianist
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    eu tava pensando em passar p compasso composto... lembrando q a classe écomposta por crianças de 7 a 13 anos de idade,então tem q ser algo bem simples, afinal, ainda é uma apostila de musicalização, eu ainda n vou entrar em acordes, escalas,etc...

    makumbator
    Moderador
    # jan/14
    · votar


    deboraderpianist
    Ah e em relação as claves, eu ia citar as quatro (Clave de sol, fá, dó e clave de percussão ou clave neutra)

    Acho que tem que citar que a clave de dó ainda é usada em várias posições no pentagrama, ou seja, na terceira e quarta linhas. Mesmo que no decorrer da apostila você não faça exercícios com ela. Considero importante ao menos mostrar que existe, senão um aluno vê uma clave de dó na quarta linha em uma partitura e fica imaginando o que é aquilo.

    A clave de dó na quarta linha é bastante usada atualmente na música solista de contrabaixo acústico, e no fagote (principalmente em peças solistas do instrumento).

    deboraderpianist
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    QUAL O PRÓXIMO TÓPICO NA OPINIÃO DE VCS?

    deboraderpianist
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    QUERIA SUGESTÕES...

    TG Aoshi
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    deboraderpianist
    Foque ainda nos elementos básicos da partitura.

    Ficaram uns buracos meio estranhos na apostila. Por exemplo, você começou a explicar sobre compasso, mas algo básico como a barra dupla nem foi mencionada.

    Falar de ligaduras (no mínimo a de prolongamento); os outros pontos de aumento (a mesma coisa que o makumbator disse antes, aluno vai ver e ficar se perguntando o que é aquilo); talvez quiálteras, antes de entrar em compasso composto; etc...

    lembrando q a classe écomposta por crianças de 7 a 13 anos de idade,então tem q ser algo bem simples
    Claro que pegar assuntos mais complicados não tem muito sentido agora, mas não subestime o poder de aprendizagem de uma criança.

    Acho que ajuda também saber como funciona, o intuito do projeto de musicalização e como vai ser usada a apostila. Tem coisa básica, mas que fica meio sem sentido e difícil de explicar sem (ou dependendo de qual) instrumento do lado, como articulações e ornamentos mais simples.

    deboraderpianist
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    O que vc acham da explicaçao sobre compassos simples? E qual a melhor forma de explicar compasso composto?

    deboraderpianist
    Membro Novato
    # jan/14 · Editado por: deboraderpianist
    · votar


    Editei a apostila novamente, adicionei a explicação sobre barras e consertei o conteúdo sobre claves... Preciso de opiniões sobre a explicação de compassos simples, e quero sugestões para compassos compostos. Desde ja, obg:)

    https://dl-web.dropbox.com/get/APOSTILAMUPS.pdf?_subject_uid=256930589 &w=AAC_ZRFCS_XnK9aWujjKHV2Dy9sLDAaGxM59klNjh2yv2g

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Apostila de Teoria musical (preciso de avaliação)