7 etapas da Gear Acquisition Syndrome

    Autor Mensagem
    JeGuitar
    Veterano
    # dez/13


    Você está suando, não consegue dormir direito faz dias, você tem certeza que está falando sozinho. No histórico do seu navegador só aparecem buscas em fóruns, reviews e vídeos no Youtube. Você está ficando louco em ter que encarar opiniões completamente opostas ao mesmo tempo em sua cabeça, você tem a sensação que está completamente perdido. Você está assustado.

    O que você está sofrendo é um caso comum de GAS ou Gear Acquisition Syndrome, traduzido para nosso bom português como Síndome da Aquisição de Equipamento. Calma, porque você não está sozinho. Cada músico sofre dessa aflição em alguma parte da sua vida (ou muita delas). Esse desejo consumista em aumentar sua coleção de instrumentos abala sua conta bancaria, estraga casamentos, mas pelo menos tem um lado bom, você vai ter um instrumento novo em casa logo logo...

    Esse guia com as 7 etapas da GAS vai te ajudar a entender os sinais e tratar os sintomas dessa síndrome. Leia com atenção e mantenha a calma, prometo que vai ficar tudo bem.


    Etapa 1: A Insatisfação

    Existe um momento onde você ama tudo em seu instrumento. O acabamento incrivelmente perfeito, o braço que se modela na sua mão, a maneira que o som sai quando você dá o primeiro acorde, tudo é perfeito!

    Mas, mais cedo um mais tarde, tudo o que você amava, agora você simplesmente odeia. Isso te deixa doente. Como se outros guitarristas estivessem tocando melhor que você e rindo pelas suas costas. Você se sente traído. Sua guitarra simplesmente não é mais tão bela como as outras guitarras. Até as guitarras que você vê na internet agora tem um acabamento melhor que a sua ou uns captadores que parecem melhores que os seus. O jardim do vizinho é mais verde que o seu, e isso está te deixando louco.


    Etapa 2 : O Desejo

    Agora já é tarde. Você já viu a guitarra que você quer e isso está fazendo seu cérebro pifar. Só essa guitarra pode trazer sua felicidade. Com ela em suas mãos, você vai tocar melhor e vai se tornar um Deus.

    Sem ela, o futuro é vazio, sua família vai deixar você, mulheres vão te chamar de broxa e os homens vão rir da sua cara.

    Você não quer mais ela, você PRECISA dela. A esse ponto você não consegue mais sobreviver sem, é questão de vida ou morte, é hora de tornar essa compra uma realidade. É hora de correr para o Google!


    Etapa 3: A busca

    Tem uma coisa que define a experiência de compra no século 21: a indecisão que vem logo após gastar algumas horas lendo reviews de um produto que você tinha certeza que queria.

    Para guitarristas o problema é muito muito pior. Todos, sem excessão, TODOS vão ter uma opinião sobre uma potencial compra, independente se eles já tenham testado o equipamento ou não. Em um minuto você vai se animar lendo um review que parece ser bem baseado cheio de informações, já no outro minuto você vê 200 comentários destruindo completamente cada ponto positivo.

    Essa é a hora crítica para avaliar a sua GAS. Para aqueles com baixo nível da doença, a internet normalmente é o bastante para adiar a ideia de comprar outro instrumento, pelo menos por mais umas semanas. Mas, se sua GAS é mais forte que você, não existe internet no mundo que tire essa ideia da sua cabeça.

    Esqueça essas pessoas, eles não sabem de nada, se eles não gostaram o problema é deles, você vai gostar! Além disso, você já planejou real por real como pagar por ela. Bom, se existe um plano, e você viu que vai dar certo, não tem porque não comprar, não é mesmo?


    Etapa 4: A compra

    Você sabe o que você quer, você também sabe o quanto está disposto a pagar. Mas o que você faz é rodar em todas as lojas de instrumentos da sua cidade, inclusive as das cidades em um raio de 100km da sua para checar quais opções eles tem, nem que seja só para dar uma olhadinha!

    Após algumas horas, você finalmente está em frente à guitarra que procurava, e ela é maravilhosa! Você pede para o vendedor para dar uma testada nela, tentando desesperadamente parecer que não está se importando muito com isso, mas no fundo suas mãos estão suando, e você está começando a tremer.

    No primeiro acorde você já sente como se tivesse caído um raio na terra. É ela. É essa a guitarra que vai mudar sua vida e também toda a história da musica. Você está fazendo um bem para a humanidade!

    Você começa a conversar com o vendedor, falando que não tem certeza, que vai pensar, mas seu coração está dizendo que é aquela, que é ela que você quer, e tenha certeza, ele percebeu isso. Então ele te dá um mísero desconto e você leva. Você está cego de amores e está certo de que esse é o seu destino, aquele desconto foi um sinal que você devia levar! Se está escrito em seu destino, não existe razão para ir contra, não é?

    Agora seu coração está quase saindo pela boca de alegria!


    Etapa 5: A culpa

    Assim que você sai da loja isso bate como um soco no saco. A culpa pelo seu consumismo desenfreado. Você simplesmente gastou mais dinheiro nessa guitarra do que gastou a vida toda com sua namorada, sua mãe, e com as roupas que estão no seu armário juntas.

    Você não está certo aonde vai conseguir o dinheiro do aluguel, não tem comida em casa, e, obviamente, sua carreira musical está te trazendo um retorno financeiro zero.

    Pela próxima semana a culpa arruína sua diversão com sua amada nova guitarra. Você raramente olha para ela por vergonha, então você a esconde embaixo da cama. Seja o que for que você esteja sentido, é muito forte. Você quer chorar. Ninguém vai entender um homem que comprou coisas caras e supérfluas que mal consegue pagar.

    Agora é o fundo do poço, você é dono da melhor guitarra do mundo, mas vive em um mundo cruel. Você se acusa e a pena que você dá para você mesmo é comer só feijão com arroz a semana toda, ou será vai comer isso porque é o que sua conta bancária permite no momento?


    Etapa 6: A Aceitação

    Podem ser horas, dias ou até mesmo semanas depois (se você realmente for azarado) antes da culpa ir saindo aos poucos, mas quando isso acontecer, você vai começar a melhorar.

    O belíssimo instrumento que você tanto correu atrás, perdeu o sono e quase quebrou sua conta bancária finalmente é seu para ser aproveitado. (Sem esquecer que tem que continuar pagando as parcelas)

    Se anime! Você vai estar temporariamente satisfazendo sua alma com um brinquedo novo! Mas, melhor que isso, você finalmente possui a guitarra dos seus sonhos, a guitarra que vai te fazer ser o melhor do mundo, tanto a ponto de te enterrarem junto a ela quando morrer! Exceto se...


    Etapa 7: A Recaída

    Se o seu cofrinho ainda está intacto, tenha certeza que ele vai ser esvaziado novamente. A sétima e mais cruel fase do GAS te pega desprevenido entre um ano e um ano e meio após a compra. Isso vai depender da quantidade de dinheiro que você gastou, ou da quantidade de marmitas que teve que levar ao trabalho pra conseguir pagar as contas.

    Se a compra é relativamente pequena, como um pedal por exemplo, você pode satisfazer sua GAS relativamente rápido, você vai estar no ônibus indo para casa e olhando pelo seu celular alguns modelos de pedais parecidos com o seu (só que um pouco melhores) pensando em trocar ele em breve.

    Já uma nova guitarra? Bom, a última compra já deve ter sido a mais de um ano, dois talvez... Sem querer você já percebe que a sensação de glória diminuiu, a guitarra está ficando ruim de tocar e você pode jurar que o acabamento dela não é tão bom assim.

    Depois disso tudo, o que de pior poderia acontecer?

    MMI
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    JeGuitar

    Com você é assim? Poxa, achei curioso... Na verdade, não me identifiquei em nada com seu texto, comigo é muito diferente esse lance de GAS.

    De toda forma, interessante seu texto. Abç

    Lelo Mig
    Membro
    # dez/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    JeGuitar

    Texto interessante.......mas não sofro nem nunca sofri de G.A.S.

    Em verdade, não sou consumista em nenhum setor, até acho meio engraçado, porque como não "sinto essa vontade" em consumir, tenho imensa dificuldade de entender as pessoas com essa característica.

    Eu não me ligo muito em preço e sim no valor. Ou seja, se eu achar que não vale 10 reais, eu não pago 10 reais, ainda que 10 reais sejam pouco.

    Claro que se eu fosse milionário, destinaria parte de minha fortuna em futilidades... teria tudo quanto é pedal e modelos de guitarras, ainda que não usasse. Mas, neste caso, tem outro enfoque, o de colecionador.

    Como não posso colecionar, só compro o que posso e sem comprometer nada essencial.

    Já fiz muito sacrifício pela música, mas porque já vivi dela. Não era G.A.S, era investimento profissional. Hoje que sou um guitarreiro amador meia boca, vendi quase tudo, e fiquei com um equipo muito enxuto e suficiente.......e olha lá....hehehe.

    Mas, se algum doente de G.A.S precisar se desfazer de parte de suas quinquilharias, doações eu aceito sim........sem vergonha alguma.

    Thiago Livgren que toca mais ou menos
    Membro Novato
    # dez/13
    · votar


    se algum doente de G.A.S precisar se desfazer de parte de suas quinquilharias, doações eu aceito sim........sem vergonha alguma.
    O Lelo Mig já tem equipamento suficiente (segundo ele mesmo). Doem pra mim que ainda toco em caixa multiuso.

    JeGuitar
    Também não tenho G.A.S., mas me enquadro em algumas das etapas, principalmente a 2 e a 3.

    Ramsay
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    JeGuitar

    O pior da G.A.S é que as vêzes vc testa um equipamento qualquer, não gosta do que ouve, mas, aí pensa, deve ser só uma questão de regulagem e acaba levando assim mesmo, porque a G.A.S fala mais alto e esse é o equipamento que vc quer ter e ponto.

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    A culpa existe, sempre.

    A ultima vez que fui acometido de GAS, entrei numa loja pra comprar uma palheta e saí com um violão.
    Não foi assim uma gás tão absurda porque de fato eu estava sem violão. Estava sem porque tinha vendido o que havia comprado do mesmo jeito há alguns anos.
    Acho que essa foi a ultima vez. Depois disso eu me culpei tanto que estabeleci que só compraria novos esquipamentos com dinheiro que eu ganhasse usando os velhos.
    De uma hora pra outra, passei a dar mais valor aos meus equipamentos e não querer me desfazer deles. Voltei a tocar com a minha 1 guitarra, que modifiquei todinha para ser meu modelo "custom shop".

    Bom, ter comprometido parte da minha verba com um apartamento também tem uma pesada influência nisso.... O fato é que acho que tudo é uma questão de aceitação. Lógico que todo mundo quer ter tudo do bom e do melhor, mas isso não faz do seu patrimônio ruim.
    Cabe a você valorizar suas coisas, compradas com seu suor ou não.

    landi
    Membro
    # dez/13
    · votar


    Eu meio que me enquadro nesse GAS, so nao chego na quarta etapa, que é a compra.kkkkkk
    To quase um ano olhano um violao pra compra, ja vi milhares de reviews, de varias marcas e modelos ,até ja decidi qual comprar, so ta faltano agora a grana kkkk.

    cafe_com_leite
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Acho que com essa questão de equipamento eu sou bem pé no chão. Um tempo atrás quando eu tava com uma Memphis de 250 pilas emprestada da igreja (ainda to até hoje), escolhi comprar (ganhar dos meus pais) uma pedaleira g1 do que uma guitarra pra mim, que de fato seja minha. Seria fantástico ter a minha guitarra, mas no momento eu precisava mais de uma pedaleira pra usar na igreja, onde por enquanto eu exponho a minha música pras pessoas. E o motivo de eu tanto precisar de uma pedaleira pra tocar na igreja é que lá não é muito rígida quanto a estilos musicais, então num culto normal de domingo pode rolar um rockzinho mais encorpado do Fernandinho por exemplo. Daí a necessidade de uma pedaleira, mesmo uma g1 haha.
    Mas ano que vem termino o curso, arrumo um trampo e começo a comprar meu equipo o/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a 7 etapas da Gear Acquisition Syndrome