Fechamento de Tópicos - Uma crítica a moderação!

    Autor Mensagem
    EDER R SANCHES
    Veterano
    # nov/13


    Amigos do Fórum,

    É com um pouco de tristeza que crio esse tópico. Antes de tudo peço respeitosamente a moderação que permita que esse tópico fique aberto. Acho que críticas construtivas são bem vindas. Longe de mim querer criar polêmica ou confusão, até porque frequento há muitos anos o fórum (há quase dez anos pelo menos) e sempre gostei e respeitei muito todos os frequentadores do fórum. Mas algo vem me perturbando ultimamente.
    É certo que tópicos repetidos são desnecessários e acho correto a atitude da moderação em alertar para a criação de tópicos desnecessários. Acho que todos têm de usar o mecanismo de busca antes de criar um tópico novo mas acho que está havendo uma espécie de exagero por parte da moderação.
    Nos últimos meses tive três tópicos fechados, recebi advertência por criar tópico repetido. Eu realmente utilizei exaustivamente o mecanismo de busca, e por não encontrar o que procurava criei um novo tópico, e o resultado foi advertência e cancelamento do meu tópico. Será que não estaria havendo um exagero da moderação? Sinceramente me senti até desrespeitado porque sempre usei a busca, sempre concordei com os termos do fórum, sempre fui cordial com todos, mas a moderação não mede a mão na hora de dar advertências ou cancelar um tópico.
    Imaginemos que eu queira (apenas um exemplo, talvez seja até um exemplo infeliz, mas imaginemos...) saber sobre um set de catadores da Seymour Duncan, se eu fizer a procura e não encontrar nada relacionado é um pouco inviável eu visitar o tópico fixo sobre captadores porque existem milhares de posts lá. O raciocínio mais lógico seria criar um tópico com a minha dúvida em específico. Mas infelizmente, certamente a moderação cancelaria o meu tópico e argumentaria que já existe um tópico fixo sobre isso (lembrando que existem milhares de mensagens lá e a busca se tornaria excessivamente cansativa).
    Daí me pergunto: de que vale um fórum se eu não posso encontrar informações sobre o objeto de minha pesquisa?
    O que ocorre é que a moderação vem dificultando isso, pois vêm cancelando paulatinamente vários tópicos específicos com a justificativa de que já existem tópicos correlatos. Nem tenho certeza sobre a permanência desse meu tópico, mas espero que (pelo menos dessa vez) meu direito de expressão seja respeitado e possa compartilhar essa minha opinião. Repito: respeitosamente venho pedir que a moderação repense essa atitude exagerada de fechamento de tópicos, muitas vezes realizamos a busca, temos dúvidas específicas e nossos fóruns são fechados.
    Alguém já passou por isso?
    Peço desculpas antecipadas se estou ferindo alguém com esses comentários, mas peço cordialmente que minha "voz" se faça ouvida porque me parece que está havendo excessos da moderação.

    Cordialmente,

    Usuário antigo do FCC que admira muito as pessoas responsáveis pelo funcionamento desse espaço.

    Éder Sanches.

    AllanGouveia
    Membro
    # nov/13
    · votar


    EDER R SANCHES
    E aew, irmão, blz?
    Velho, já fecharam um meu a muito tempo atrás... logo quando entrei no fórum (lá para janeiro)... Eu uso e leio e converso no fórum todos o dias impreterivelmente...

    Ultimamente não fecharam os meus porque não criei quase nenhum mais... Bolei a seguinte estratégia... Eu faço a pergunta em um tópico já existente (como é a regra), daí se não me responderem eu dou um "up", mas se mesmo assim não responderem, aí eu crio a bagaça do tópico...

    Já teve uns tópicos fechados que já achei exagero porque era mais atual e estava já bem desenvolvido, mas na maioria dos casos eu concordo que fechem... tipo, um cara pergunta que guitarra comprar até tal valor... Poxa já existe Bilhares de tópicos iguais...

    Abç, Brô!

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # nov/13
    · votar


    EDER R SANCHES
    Esse tópico também será fechado, infelizmente. A realidade é que existem regras CLARAS que orientam este fórum e devem ser seguidas por todos os usuários.

    http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=regras

    Veja:
    Uma crítica a moderação!
    Caso tenha alguma dúvida ou queira fazer uma sugestão, visite a Central de Ajuda.

    Qualquer sugestão ou crítica deve ser direcionada à Central de Ajuda. Por que? Imagine você criticando ou dando opiniões sobre um colega de trabalho para os outros colegas e não para o 'criticado'. Qual o sentido disso?

    Eu realmente utilizei exaustivamente o mecanismo de busca, e por não encontrar o que procurava criei um novo tópico, e o resultado foi advertência e cancelamento do meu tópico.

    Nem sei quais são estes tópicos, mas o moderador que fechou usou a busca para constatar que havia um outro tópico igual ao seu e lhe indicou os tópicos similares. Acredite, a busca que usamos é a mesma que a sua e não ficamos muito mais tempo do que você (deveria) procurando. Aliás, em tese, a dúvida é de quem cria o tópico, consequentemente, a 'pergunta' a ser respondida pela busca tem muito mais variáveis semânticas na sua cabeça do que na nossa, cuja a base é apenas o título e o texto do seu tópico. Ademais, ao criar um tópico, uma caixa branca se abre ao lado, sugerindo outros tópicos com o mesmo assunto, mas por estatística, sabemos que menos de 20% de vocês clicam nas sugestões, o que pouparia MUITO o seu trabalho de escrever e o nosso de ter que monitorar o fórum.

    mas a moderação não mede a mão na hora de dar advertências ou cancelar um tópico.

    Exato. Se medíssemos, estaríamos dando privilégios a Sicrano. Todos são iguais, veteranos ou novatos, no que diz respeito às regras.

    Imaginemos que eu queira (apenas um exemplo, talvez seja até um exemplo infeliz, mas imaginemos...) saber sobre um set de catadores da Seymour Duncan, se eu fizer a procura e não encontrar nada relacionado é um pouco inviável eu visitar o tópico fixo sobre captadores porque existem milhares de posts lá. O raciocínio mais lógico seria criar um tópico com a minha dúvida em específico. Mas infelizmente, certamente a moderação cancelaria o meu tópico e argumentaria que já existe um tópico fixo sobre isso (lembrando que existem milhares de mensagens lá e a busca se tornaria excessivamente cansativa).

    Dentre estes milhares de posts, se houver algum com o texto 'Seymour Duncan' a busca vai indicar. Além disso, os tópicos fixos existem para que você CENTRALIZE as suas dúvidas. A importância disso é muito óbvia: Há usuários que entendem muito mais do que eu e você que frequentam apenas os tópicos fixos com o intuito de ajudar os demais. No fórum de canto, por exemplo, o usuário Demolisher praticamente participa só do tópico sobre como gravar bem a voz e mesmo após passar anos sem postar, se aparece alguma dúvida, ele responde.

    E acredite, se você postar sua dúvida hipotética sobre Seymour Duncan no tópico fixo e ela já tiver sido debatida anteriormente, mesmo que você não tenha encontrado a resposta, alguém lhe indicará o caminho, seja repostando textos antigos ou elaborando novas respostas. A única coisa que não vai acontecer no tópico fixo é alguém fechá-lo por estar 'repetindo'.

    Nem tenho certeza sobre a permanência desse meu tópico, mas espero que (pelo menos dessa vez) meu direito de expressão seja respeitado e possa compartilhar essa minha opinião.

    O seu direito de expressão não está acima das regras. E apesar de parecer grosso (acredite, não é a intenção), você não é especial. Nem eu sou especial, no que tange as regras. Aliás, é assim na vida: Seu direito acaba quando você infringe normas e leis pré-estabelecidas.

    Alguém já passou por isso?
    que minha "voz" se faça ouvida

    Pois é, lembrando do exemplo, imagine arregimentar os amigos de trabalho para criticar, mesmo que construtivamente, o outro colega. Você entende a analogia? Certamente o criticado ficaria sabendo, então você simplesmente daria a desculpa de que 'é para o bem da empresa ou da própria pessoa'? É a atitude mais correta? Eu acho que não.

    Reforçando: A Central de Ajuda é o lugar para direcionar suas sugestões e críticas exatamente a quem interessa, inclusive sobre o fechamento deste tópico. E só pra constar: São 4:40h, estou exausto de tanto trabalhar, mas redigi este longo texto em consideração ao seu, igualmente longo. Peço que tenha semelhante consideração e haja da maneira correta, de ACORDO com as regras, que é usar a Central.

    Abraços.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Fechamento de Tópicos - Uma crítica a moderação!