Lá em 432hz soa melhor que em 440hz E Provas?!

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# set/13
· votar

Adler3x3

Tem que ser com calma mesmo, pois o tema é muito complexo.²

O desvirtuamento do temperamento se dá partir da segunda oitava?

Desculpe, li isso como uma afirmação anteriormente.

Realmente o desvio é muito relativo até onde me consta. Um instrumento "fretless" como as cordas de uma orquestra, rabeca, fretless bass, slide guitar, broomstick bass, teremin e semelhantes, que não são temperados, isto é, não tem notas fixas, creio que não sofram com o desvio - mas isso varia de acordo com a sensibilidade do músico - segundo nosso amigo maestro, que esqueci o nome, e deixo minhas humildes desculpas.

Alguém me corrija se necessário: um instrumento que não apresentaria - teoricamente - temperamento seriam as harmônicas, gaitas blues, e semelhantes - em resumo gaitas de boca, pois cada tom tem o seu instrumento... certo?

Bom ainda não encontrei o ramo que vc quer seguir. Acho que por isso nos entendemos de "serta" forma... Dois loucos, falam o mesmo idioma rs

Enfim, o que eu tenho vontade de fazer um dia é compor algo com o desvio, sem que as oitavas se fechem, afinar baseado no tom da música e ver onde dá. alguém tem um arpeggio simples em MIDI, aí?

2- Compatibilidade -O segundo usaria uma frequência diferente,consequentemente uma afinação diferente, mas teria que musicalmente falando combinar (soando bem) com o primeiro.

Isso pode gerar inarmonia... Ou seriam afinações com referências tão próximas que não se teria praticamente a diferença, ou tão brusca, que geraria a inarmonia... Isso, teoricamente...

Creio que desvendar por inteiro o som, é algo extremamente complexo... Estive lendo sobre como "funciona o violão", e constatei algumas coisas... que prefiro titular por "bizarras"... Já que tratamos de frequências, quero mostrar um vídeo que encontrei faz um tempo, pesquisando sobre um cara meio louco... Nikola Tesla... Atire a primeira pedra quem nunca sonhou em ter sua bobina de tesla...

makumbator
Moderador
# set/13 · Editado por: makumbator
· votar

Ismah

Um instrumento não temperado pode tocar em qualquer temperamento. Bastando o músico se adequar.

Por exemplo, eu toco o contrabaixo acústico ( que é não temperado) em orquestra, com dezenas de outros instrumentos não temperados. Pois bem, dentro desse contexto, a afinação é uma espécie de compromisso entre os executantes, e a gente naturalmente se afasta do temperamento igual (pois o cérebro prefere que a gente faça os intervalos mais puros).

Quando eu toco o mesmo instrumento junto ao piano (que é um instrumento temperado) eu automaticamente me adapto a ele, e passo a executar em um instrumento não temperado o temperamento do piano. É algo instintivo.

Já toquei em grupo de música antiga, com lá em 415Hz e temperamento desigual de Werckmeister III. A gente se adequava rapidamente ao cravo do grupo (que estava nesse temperamento). Os intervalos de terça e sexta eram bem mais bonitos.

Na ocasião era cravo, 2 flautas barrocas, violino barroco e o contrabaixo.

Alguém me corrija se necessário: um instrumento que não apresentaria - teoricamente - temperamento seriam as harmônicas, gaitas blues, e semelhantes - em resumo gaitas de boca, pois cada tom tem o seu instrumento... certo?

São instrumentos de cordas sem trastes, vozes, instrumentos de sopro (mesmo os com chaves permitem liberdade de entonação com mudança de embocadura, outros já são ainda mais livres, como a trompa em que se afina com a combinação da boca, chaves e do punho no pavilhão), entre outros.

gaitas blues, e semelhantes - em resumo gaitas de boca, pois cada tom tem o seu instrumento... certo?

Mas aí não é questão de temperamento, é meramente o fato do instrumento ser preparado para tocar na tonalidade específica, em oposição à versão cromática do mesmo. Nesse caso não tem relação com sistema de afinação.

É semelhante às trompas antigas, em que cada tonalidade tinha um tubo diferente a ser encaixado antes da peça começar, e se a música tivesse uma transposição era preciso ter algumas pausas na parte da trompa para que o músico pudesse fazer a troca de tubos.

Nesse modelo não há chaves, e o músico conta apenas com as notas da série harmônica do tubo em questão (ele vai passando pelas notas só com a embocadura e punho).

Adler3x3
Veterano
# set/13
· votar

Ismah / Makumbator

Gostei dos comentários.

Ismah
Veterano
# set/13
· votar

makumbator

é meramente o fato do instrumento ser preparado para tocar na tonalidade específica, em oposição à versão cromática do mesmo

mas e não seguiria cada uma, uma afinação diferente, com mesmo temperamento, dado a cada tom?

no caso, a afinada em A, como referência 440Hz, e uma C com referência em outra frequência, como 586Hz?

makumbator
Moderador
# set/13
· votar

Ismah
mas e não seguiria cada uma, uma afinação diferente, com mesmo temperamento, dado a cada tom?

Não entendi direito o que você quis dizer com essa frase.

A afinação é a mesma (o padrão de lá e o sistema de temperamento), o que muda nesse caso são as notas disponíveis (em oposição à gaita cromática, que tem todos os intervalos.

É como se você tivesse uma guitarra feita para tocar em sol maior ( e mi menor, que é relativo). Só teria as notas dessa tonalidade. Mas isso não mudaria o fato do padrão de lá ser X ou Y (440Hz, 442Hz, etc...) e o sistema ser o mesmo (temperamento igual, ou o que for).

Ken Himura
Veterano
# set/13
· votar

Ismah
Não conseguimos ouvir sons abaixo de 20 Hertz ou acima de 15 mil Hertz. (N.E. 1KHz = 1 000Hz. E não seriam 20KHz?)

Na verdade, "ouvimos" abaixo de 20Hz e acima de 20KHz. Só que o sistema de percepção muda bruscamente.

Abaixo de 20Hz, ouvimos a onda como se fosse ritmo - um batimento constante, formado pelos ciclos. Acima de 20KHz, é uma coisa mais sinestésica, não sei como definir. É aquele lance de você não ouve mas sabe que tá ali, que quando tiram (EQ, por exemplo) você sabe que tiraram.

Ismah
Veterano
# set/13 · Editado por: Ismah
· votar

makumbator

Não entendi direito o que você quis dizer com essa frase.

Bom eu sei que cada fabricante pode adotar um método de afinação, mas não se afinaria assim as gaitas em questão, ao invés de um único padrão, assim sendo elas não teria temperamento? E até mesmo outros instrumentos, sendo que seriam 12 ou 16 (12+ E#, Fb, B#, Cb)

Adler3x3 pode ser algo interessante para seu projeto...

Tabela de frequências

Ela está arredondada aí, se alguém quiser mexer nela tá aqui o link , com os valores completos...

Tabela completa

Adler3x3
Veterano
# set/13
· votar

Ismah

Obrigado, valeu.

Adler3x3
Veterano
# set/13
· votar

Este artigo é sobre a flauta doce.
Mas contém um estudo bem interessante sobre as frequências:

http://flautadocebr.quintaessentia.com.br/afinacao-acabando-com-os-mit os/

Adler3x3
Veterano
# set/13 · Editado por: Adler3x3
· votar

Este é um programa para trabalhar com frequências e diferentes modos de afinação.
Bem complicado, tem origem no Linux, mas tem uma versão para o windows.
Só que primeiro tem que instalar o GTK, e depois o programa em si,

Mas tem muitos recursos, não é fácil de usar, pois é muito avançado.
Muito complexo:
+ de 1200 modos musicais;
+ de 4000 escalas;
600 acordes.
E muito mais...
Salva e exporta midi files.
É difícil expressar mais palavras.
Só instalando mesmo para conferir o potencial deste software.

Mas para quem quer estudar outras formas de afinação é muito bom.

Link do software:

http://www.huygens-fokker.org/scala/

Link para download:

http://www.huygens-fokker.org/scala/downloads.html

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Lá em 432hz soa melhor que em 440hz E Provas?!