Características do R&B (Ritmo & Blues)

    Autor Mensagem
    Stark
    Veterano
    # jul/13


    Olá pessoal, nas minhas muitas pesquisas sobre música eu descobri que o R&B é um dos estilos predominantes nos EUA, sendo que muitas músicas deste gênero alcançaram o sucesso mundial. A partir disso eu comecei a tentar me aprofundar no assunto, procurando as principais características do estilo musical. Mas infelizmente eu não consegui achar muitas informações úteis, somente algumas listas que exibiam alguns artistas do gênero. Então eu gostaria de saber se vocês poderiam esclarecer quais são as principais características do R&B e também recomendar alguns álbuns e músicas para que eu possa detectar a presença destas características. Desde já, obrigado pela atenção!

    laerte_a7x
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Stark

    Olha, cara, hoje eu não curto muito mas eu já fui mega fã desse gênero.

    Essa aqui é uma canção típica de artistas de R&B:



    Lelo Mig
    Membro
    # jul/13
    · votar


    Stark

    Vamos lá cara.... mas vai ser um pouco extenso, ok?

    O Rhythm´n´Blues, com essa denominação surgiu no final da década de 40. (acho que quem inventou esse nome foi um crítico da Rolling Stones).

    No entanto é o típico gênero, assim como o rock, a qual o título ganhou "asas" e fugiu totalmente de estilo único. Centenas de estilos e gêneros passaram a ser batizados por essa denominação. É fácil você entender se partir do princípio que Elvis Presley é Rock e Cannibal Corpse é Rock.

    Basicamente a denominação surgiu de "brancos" que a utilizavam para se referir aos negros que faziam Blues com instrumentos elétricos. Esse Blues Elétrico já era contaminado pela música Gospel e pelo Jazz.

    Um dos pais do gênero é Lionel Hampton:



    Portanto, entre Lionel Hampton e Beyoné, existe uma estrada de muitos kilometros.

    Me diga, algum artista ou época em particular, que posso te ajudar melhor, senão vou ter que escrever uma "bíblia" aqui e talvez você nem leia....rs.

    Se eu puder ajudar... solicite!

    Stark
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Me diga, algum artista ou época em particular, que posso te ajudar melhor, senão vou ter que escrever uma "bíblia" aqui e talvez você nem leia....rs.

    Eu consegui entender esta linha raciocínio. Por exemplo, quando foi criado, ou rotulado, o gênero apresentava x características, mas com o passar do tempo ocorreram mudanças resultando no aparecimento de sub gêneros, certo?
    Mas de qualquer maneira eu gostaria de saber as particularidades das músicas de R&B a partir dos anos 80. Não que o período anterior não tenha tido importância, mas eu li em alguns sites que Michael Jackson e Whitney Houston ajudaram a impulsar o sucesso deste estilo musical justamente nesta época. E não se preocupe com a extensão do texto, eu irei ler com certeza! :D

    Stark
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Olha, cara, hoje eu não curto muito mas eu já fui mega fã desse gênero.

    Essa aqui é uma canção típica de artistas de R&B:

    Uma coisa interessante em Beyoncé é que ela funde R&B com o Pop, por isso eu tenho uma certeza dificuldade em diferenciar as músicas puramente R&B, das que tem um apelo mais comercial, ou seja, as músicas com uma pegada pop.

    Marquezin
    Veterano
    # jul/13 · Editado por: Marquezin
    · votar


    O que eu sei sobre esse estilo, baseado nas influências desses artistas.

    Grande parte desses cantores e cantoras, vieram como a maioria dos grandes artistas norte americanos desse gênero, do meio Gospel ou seja, a igreja (a Batista é uma das maiores responsáveis).

    As grandes influências foram estilos como Soul, Blues e Jazz.

    Uma coisa que um grande amigo músico dizia quando era eu mais jovem e que tomei como lição, é que a melhor forma de entender o estilo de tocar de outros músicos, é você ir beber na mesma fonte que ele.

    Então vamos lá, pra você compreender esse estilo de música, eu recomendo você procurar e ouvir músicos como Bessie Brown, Aretha Franklin, Nina Simone, Mahalia Jackson, Bessie Smith (a história dessa cantora é fantástica e ela é considerada a primeira e verdadeira "Bluesgirl" da música, é uma das influências da cantora Janis Joplin), Billie Holiday, Ella Fitzgerald, Koko Taylor...

    Não vou esticar mais, são muitos artistas, mas os que mencionei vai ajudá-lo a pelo menos iniciar sua pesquisa.

    Pra você entender de onde veio e como se formaram essas cantoras e cantores seus estilos que mencionei, você vai ter que estudar praticamente o início da música negra americana, e consequentemente a História daquele país.

    Você vai encontrar muita coisa parecida com isso, mas infelizmente não existia uma forma de se gravar musicas na época, e aqui é o mais fundo que você conseguirá encontrar de gravações originais em seu devido contexto, como é fácil perceber, a música negra americana nasceu do sofrimento, da punição, da dor, da pobreza e é claro da descriminação racial :



    Algumas dessas músicas são gravações originais de Alan Lomax (procure sobre ele), remasterizadas com técnicas modernas de edição.

    O que posso te dizer, é que tudo começou nos campos de trabalho pelos escravos que utilizavam a música como uma forma de sobrevivência e esperança.

    Pode não ter muito a ver com o que você está procurando, mas o R&B nasceu dessa forma, você vai entendê-lo conforme vai regredindo no tempo e quando chegar no início de tudo, você provavelmente vai encontrar alguém acorrentado a um poste, quando você voltar a atualidade você vai ter um entendimento bem profundo não só sobre o que é R&B, mas Jazz, Blues, Soul, Gospel e tudo do que se variou daquele ou daquela escrava agachada colhendo algodão em algum campo no Sul dos estados Unidos.

    Um Abraço!

    Marquezin
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Eu consegui entender esta linha raciocínio. Por exemplo, quando foi criado, ou rotulado, o gênero apresentava x características, mas com o passar do tempo ocorreram mudanças resultando no aparecimento de sub gêneros, certo?
    Mas de qualquer maneira eu gostaria de saber as particularidades das músicas de R&B a partir dos anos 80. Não que o período anterior não tenha tido importância, mas eu li em alguns sites que Michael Jackson e Whitney Houston ajudaram a impulsar o sucesso deste estilo musical justamente nesta época. E não se preocupe com a extensão do texto, eu irei ler com certeza! :D


    Huumm.... agora que você colocou uma data fica mais fácil de se rastrear isso...rs

    A partir dos anos 80 você vai encontrar Whitney Houston, Tina Turner e cia...rs

    Essa forma de R&B é mais voltada ao POP mesmo, mas eu teria que escrever outra bíblia pra explicar isso...rs

    Stark
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Lelo Mig
    Pode não ter muito a ver com o que você está procurando, mas o R&B nasceu dessa forma, você vai entendê-lo conforme vai regredindo no tempo e quando chegar no início de tudo, você provavelmente vai encontrar alguém acorrentado a um poste, quando você voltar a atualidade você vai ter um entendimento bem profundo não só sobre o que é R&B, mas Jazz, Blues, Soul, Gospel e tudo do que se variou daquele ou daquela escrava agachada colhendo algodão em algum campo no Sul dos estados Unidos.

    Muito obrigado pela ajuda rapaz! Sem dúvidas é muito interessante estudar as raízes de um gênero musical, pois percebemos o quanto a música está ligada a história. E é incrível como sofrimento dos negros pode dar origem a este estilo tão incrível. E somando tudo isso que você mostrou ao que eu já conhecia pode-se afirmar que o R&B é um tipo de música no qual expomos os nosso sentimentos de uma maneira bem expressiva, seja ele de tristeza, alegria, amor, ressentimento, etc... essas sensações são transmitidas para nós através das letras que apresentam um conteúdo bastante sentimental e também do vocal, onde o cantor exterioriza tudo o que sente ao interpretar tal música, resultando em grandes performaces vocais. Além disso eu pude perceber que a batida tem uma grande importância em boa parte das músicas, eu consegui observar a presença constante de batidas semelhantes à tambores, bater
    de palmas e estalar de dedos.

    Corrija-me se eu estiver errado em algum desses pontos. Mas se você tiver disponibilidade de falar sobre a evolução do gênero eu ficaria muito contente. Não é sempre que encontro alguém com tanto conhecimento e que o transmita de uma maneira tão clara.

    Marquezin
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Stark

    Essas batidas que você comentou, o verdadeiro motivo pra isso, é justamente a sobrevivência e companheirismo, os escravos e prisioneiros utilizavam desse tipo de marcação pra ditar um ritimo no trabalho em que todos conseguissem trabalhar o dia todo sem que um ou outro indivíduo se afastasse do grupo, o que obviamente seria reprimido com castigos corporais.

    Eles cantavam em vários ritmos dependendo da tarefa, e sempre começavam em muitos casos de acordo com os batimentos cardíacos do líder, isso mesmo, o líder, em um grupo de escravos ou prisioneiros sempre tinha um líder, que era o responsável por "dosar" o esforço físico dos demais a partir da música que cantavam de uma forma que não desgastasse o grupo todo e tivessem "gás" pra aguentar o trabalho o dia todo, além é claro de manter um ritmo constante o que evitava mais castigos por parte de quem os estava vigiando.

    Após o período de escravidão, já nos tempos modernos (isso por volta de 1900 até boa parte da primeira metade do século XX) a música negra era bem reservada, só os negros frequentavam os lugares onde músicos também afrodescendentes faziam sua arte.

    Nesse período é onde vem as histórias do rio Mississippi, o "Rio Musical", muitos dos bares e clubes ficavam as margens do mesmo, durante a noite contam que a quilômetros de distancia rio acima, era possível ouvir os grupos tocando durante a noite, isso por que a água é um ótimo condutor sonoro e a musica reverberava por toda a extensão dele, não sei se isso é verdade, mas contam que esse foi um dos motivos dos brancos se interessarem cada vez mais pela musica negra na época...rs

    Um grande empresário e produtor musical durante os anos 50, tinha dito uma vez, que se um dia ele conseguisse encontrar um cantor "branco", com personalidade musical e que cantasse como um negro, ele ficaria rico, faria desse cantor uma lenda da musica... Anos depois ele encontrou um branquelo chamado "Elvis Aaron Presley"... bom a história fala por si só...

    Eu conheço muito sobre o passado, eu não tenho tanto conhecimento sobre o R&B a partir dos anos 80, o que sei, é que muito dele foi praticamente construído pra ter um apelo mais popular, por causa disso existe uma grande influência do Jazz e dance dos anos 70, uma música pra ser vendida tanto pra branco como pra negro por assim dizer, por isso muita dessas músicas tem alguma influência também de rock (isso nos anos 80 atualmente não é tanto pois existe até um certo toque de hip hop em algumas, principalmente em canções cuja performance seja por homens).

    Esse estilo difere bastante em músicas cantadas por artistas brancos durante os anos 80, embora possa ser classificada como POP, Madonna, Cindy Lauper e outras cantoras brancas da época, cantam composições muito parecidas ritmicamente a que Whitney Houston ou Tina Turner, mas o estilo de vocalização das músicas são muuuito diferentes.

    Nesse ponto, é fácil perceber que com o passar do tempo, a fórmula agradou bastante, e hoje em dia não existe muito diferença rítmica (instrumental) entre as cantoras, mas na técnica vocal em si.

    É bastante vago na minha mente de onde o R&B realmente tomou essa forma atual durante os anos 80, pois existe musicas como por exemplo do TOTO, que possui bastante semelhança com o R&B da época, mas apenas de leve... Eu teria que pesquisar um pouco mais pra poder realmente te dar o caminho correto desse estilo durante essa década em questão.

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Stark

    Para você entender o R&B da década de 80, em artistas como Michael Jackson e Whitney Houston, você têm que retornar aos anos 60/70 e entender o fenômeno Motown.

    Motown, gravadora fundada em 1959, em Michigan (cidade conhecida como Motor Town), por Berry Gordy Jr.

    Apesar de já existirem artistas negros de sucesso anteriores a Motown, a gravadora foi fundada e centrada com a intenção de reunir artistas negros, colocarem-nos no mercado e capitalizar o dinheiro que antes ia, na quase totalidade, para as mãos dos brancos.

    Entre centenas de artistas de sucesso, alguns exemplos são, The Supremes (Diana Ross), The Jackson Five (Michael Jackson), The Four Tops, Rick James, Martha Reeves and the Vandellas, Smokey Robinson, The Temptations, The Commodores e Lionel Richie, Stevie Wonder, Marvin Gaye, Isley Brothers e etc.

    Em comum, quase todos, cantores de origem gospel na Igreja Batista, influência e condição "sine qua non" a música negra americana.

    Essa fase, que precede os anos 80, é mais Soul Music do que R&B, ou seja, têm mais influência do Funk (de James Brown) e das baladas e está mais distante do Blues e Be Bop dos anos 50.

    Basicamente essa fórmula Funk + Balada, em ritmo acelerado, resulta na Disco Music e em ritmo mais lento, resulta no que se intitula à cantoras como Beyoncé e Rihana o nome de R&B.

    Michael Jackson, nasceu dentro da Motown. Passou toda sua vida ouvindo os mestres, como Marvin Gaye e Diana Ross, e tendo contato com eles.

    Quando não estava na Motown, estava em casa assintindo Soul Train na televisão. Soul Train foi um programa que levava artistas negros e abria espaço na TV para eles, e tinha como atrativo uma fila de anônimos que mostravam seus passos de dança em troco de 10 segundos de fama. (chamado Line Train)

    Michael Jackson, declarou várias vezes, que muito de seus passos de dança foram adaptações de coisas que ele viu anônimos (gente do gueto) fazerem no Soul Train.

    Fugi um pouco do tema, mas ele é extenso e complexo. Para entender o R&B atual, ou mesmo dos 80, você têm de voltar as raízes do Blues e Jazz, entender a Motown e o Soul Train, o funk de James Brown e posteriores e até mesmo os Black Panthers e a guerra do Vietnã.

    O que você quer, é nada mais nada menos, que toda a estória da raça negra dentro dos E.U.A, meu querido amigo.....kkkk



    Marquezin
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Stark

    Cara eu adoro esse programa Soul Train!!!
    Tem dias que eu passo horas assistindo no youtube...rs

    Me parece que ele passa até hoje nos EUA, mas acho que tem outro nome se não me engano.

    Olha só a a ginga do maluco de vermelho em 1:27! Show de bola!!!

    ho yeah ho yeah hey hey hey!!!!

    Huahuahaua

    Stark
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    É bastante vago na minha mente de onde o R&B realmente tomou essa forma atual durante os anos 80, pois existe musicas como por exemplo do TOTO, que possui bastante semelhança com o R&B da época, mas apenas de leve... Eu teria que pesquisar um pouco mais pra poder realmente te dar o caminho correto desse estilo durante essa década em questão.

    Muito obrigado cara, sem dúvidas você me ajudou a entender o estilo musical um pouco mais, além disso, também me mostrou o contexto histórico no qual o mesmo surgiu. Com isso eu poderei analisar de uma forma mais crítica as músicas que ouço, para "detectar" a presença do R&B.
    Muitos amigos meus acham que sou muito paranoico, mas eu faço questão de saber o gênero musical de uma música a partir de uma audição. Mesmo não pretendendo seguir uma carreira musical, eu acho que é simplesmente maravilhoso conseguir "fragmentar" uma música, para observar as suas características líricas, instrumentais e vocais, e com isso entender o que o artista ou banda em questão quiz nos transmitir.

    Stark
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Fugi um pouco do tema, mas ele é extenso e complexo. Para entender o R&B atual, ou mesmo dos 80, você têm de voltar as raízes do Blues e Jazz, entender a Motown e o Soul Train, o funk de James Brown e posteriores e até mesmo os Black Panthers e a guerra do Vietnã.

    O que você quer, é nada mais nada menos, que toda a estória da raça negra dentro dos E.U.A, meu querido amigo.....kkkk


    Rsrs' Muito obrigado rapaz. Mas você não fugiu do tema. Tudo isso que você citou ajuda a dar uma noção de como o gênero começou a se popularizar e quais os principais nomes. Seu texto foi de grand ajuda! :D

    Stark
    Veterano
    # jul/13 · Editado por: Stark
    · votar


    Marquezin e Lelo Mig eu realmente estou muito grato com todo o conhecimento que vocês compartilharam comigo, saibam que todas as informações compartilhadas serão de grande ajuda para o engrandecimento dos meus conhecimentos sobre música. Além disso, não quero mais incomodá-los, sendo assim eu farei um grande pesquisa a partir dos nomes que vocês citaram para me aprofundar mais no assunto. É sempre bom encontrar pessoas com que posso ter uma discussão tão construtiva assim a respeite de algum assunto! :D

    Obs: O pessoal dançava bastante naquela época ein? Era cada passo mais louco que o outro! Rsrs' Mas sem dúvidas é muito divertido e entusiasmante!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Características do R&B (Ritmo & Blues)