Duvida : Vocês se sentem desconfortáveis?

    Autor Mensagem
    Regulus.
    Veterano
    # jun/13


    Estou acostumado a tocar e cantar mas quando rola de eu só cantar não me sinto muito a vontade, tem algum jeito de resolver isso ? vocês se sentem assim também ? não achei nenhum tópico relacionado com isso o que vocês acham ?

    gpeddino
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Eu tenho a teoria de que o instrumento funciona como escudo entre o músico e o público. Nos normalmente nos escondemos atrás da guitarra, do teclado, da bateria... E justamente por isso é tão complicado ser vocalista (que não toca nenhum instrumento, eu digo). É preciso todo um traquejo, um jogo de corpo e de olhares. É preciso interpretar.

    Eu sou vocalista e tenho alguns "truques". Não são bem truques, mas me ajudam bastante pelo menos. Entrar no mundo do teatro é uma boa, por exemplo, seja fazendo um curso ou oficina de interpretação, ou então apenas assistindo peças e prestando atenção nos atores, no corpo, nas expressões faciais.

    Quando vou cantar uma determinada música, costumo procurar no YouTube algum karaokê dessa música e cantá-la de frente ao espelho. É meio ridículo no começo, mas ajuda muito a entender seu próprio corpo.

    E a dica maior: tente interpretar a música (isso também tem muito a ver com teatro). Se você está cantando uma balada romântica, pareça apaixonado, use os olhos, as mãos. Se você está cantando um metal sobre guerra, pareça raivoso, mostre os dentes, rs.

    Enfim, só alguns toques.

    LeandroP
    Moderador
    # jun/13
    · votar


    gpeddino
    Entrar no mundo do teatro é uma boa, por exemplo, seja fazendo um curso ou oficina de interpretação, ou então apenas assistindo peças e prestando atenção nos atores, no corpo, nas expressões faciais.

    Boa dica! Nada a perder!

    MenteSuja
    Membro
    # jun/13
    · votar


    Cantar se olhando no espelho ajuda muito. Toco violão e guitarra, acredito que é mais fácil aprender a cantar quando você já domina algum instrumento. E tem esse lance de interpretação, cada música transmite um tipo de energia, então, leva tempo pra conseguir, digamos, "emular" o sentimento que é necessário pra dar o toque certo na música. Acho que depende muito de crescimento emocional, são várias coisas em jogo... Pessoal falou de aulas de teatro, acho muito válido. Afinal, o músico é uma espécie de ator também, tem de saber se apresentar em cima do palco. No meu caso, eu não curto apenas cantar, tenho de acompanhar no instrumento, mas é que quase todas minhas referências tocam e cantam, me sinto mais á vontade!

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Regulus.

    Toquei numa banda, muitos anos...

    O vocalista era absurdamente bom enquanto cantor e tocava violão muito bem, contudo, sem expressividade alguma, duro e sem interação alguma com o público.

    Sabíamos que nas gravações ele era o vocalista perfeito, mas ao vivo, não criava o elo necessário entre o público e a banda. Elo esse, que se não existir, a banda não decola, por melhor que seja.

    Para nossa sorte, ele era um cara consciente e atento as suas deficiências, o que permitiu, que ouvisse o que tínhamos a dizer. Na verdade, ele não era tímido fora do palco, mas no palco era, e essa timidez, se traduzia em aparente frieza e falta de empolgação.... justamente o ingrediente que faz a "galera broxar".

    Ele entrou para um grupo de teatro (como sugeriu nosso amigo gpeddino) e num curso de dança de salão.

    Em pouco tempo ele era outro.

    O vocalista numa banda de Pop, Rock, etc, é acima de tudo um ator e um mestre de cerimônias... é o elo de ligação entre a banda e o público e têm de se preocupar com isso.

    Minha banda não existe mais, por outros motivos. Mas o vocalista, hoje, fez vários musicais de sucesso, atua com outra banda e têm um trabalho como ator consolidado.

    Rednef2
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Lelo Mig
    Qual o nome desse vocalista?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida : Vocês se sentem desconfortáveis?