[ TRIBUTO70 ] Rock Nacional decada de 1970 - Ouçam! Comentem!

    Autor Mensagem
    kiki
    Moderador
    # mai/13 · Editado por: kiki


    E lá vamos nós, num dos tributos mais vagarosos da história do FCC (eu lancei a ideia há mais de um ano atrás).

    ==========================================

    https://soundcloud.com/tributosfcc/sets/tributo-70

    Tecnicolor
    Os Mutantes
    kiki

    Summer Smile
    "Sorriso de Verão", Recordando o Vale das Maçãs
    Edson Caetano

    Professor Digital
    Agentss
    Casper

    Vida de Cachorro
    Os Mutantes
    kiki

    Ando Jururu
    Rita Lee
    JJJ

    Fala
    Secos e Molhados
    gpedinno

    ==========================================

    O conjunto, ainda que modesto, está com uma qualidade geral muito boa.
    Pode ainda sofrer acrescimos, a depender da resposta de alguns participantes. Resolvi publicar pois alguns participantes estão ansiosos pelo resultado, e o (vigésimo) prazo já se esgotou, e mais um adiamento terminaria com minha já falida credibilidade como organizador.

    Além disso, a depender da disponibilidade e vontade dos colegas, acho que merecia uma segunda edição algum dia, uma vez que as possibilidades são amplas e muitos nomes grandes ficaram de fora (Secos e Molhados, Raul, O Terço, etc.).

    É isso aí, espero que gostem!

    Seguem nas postagens abaixo algumas fichas técnicas das participações.

    kiki
    Moderador
    # mai/13
    · votar


    Ficha Técnica - Ando Jururu

    JJJ
    Na batera usei patterns prontos levemente editados.
    O resto é "humano" mesmo: guitarra, baixo, teclado, voz.
    No final tem uma guitarra a mais.
    Ah, tem um pandeiro também (real).


    kiki
    Moderador
    # mai/13
    · votar


    Ficha Técnica - Professor Digital

    - nome completo da canção e ano, nome do artista/compositor

    Professor Digital, da Banda Agentss, composta no final dos anos 70
    e lançada como compacto no início dos anos 80.

    - ficha técnica básica da gravação, contendo nomes de todos os participantes e o que gravaram.

    Véio Casper - sem mais participações.

    Equipamentos:

    Roland PMA-5;
    Moog Minitaur;
    Nord Drum;
    Dave Smith Instruments Mopho (desktop);
    Waldorf Rocket;
    DOD 565-B Stereo Chorus;
    Mixer Nashville NX-1900-S;
    BOSS BR-600;


    - um parágrafo sobre a canção, contando porque voce escolheu ela, como voce a conheceu, etc.

    Agentss é considerado a primeira banda eletrônica da história no Brasil. Conheci por
    causa do Eduardo Amarante, um dos Agentss, que depois foi um dos criadores da
    banda ZERO, nos anos 80, banda que ouvi bastante e ficou na memória.

    kiki
    Moderador
    # mai/13
    · votar


    Ficha Técnica - Summer Smile

    Edson Caetano + um amigo que cantou

    escrevi o nome em ingles pensando nos direitos autorais, mas nem rola né, mudei muito a musica

    kiki
    Moderador
    # mai/13
    · votar


    Ficha Técnica - Vida de Cachorro

    kiki

    - nome completo da canção e ano, nome do artista/compositor
    Os Mutantes, do seu álbum "Mutantes e Seus Cometas no País do Baurets", de 1972.

    - ficha técnica básica da gravação, contendo nomes de todos os participantes e o que gravaram.
    Dois violões nylon (Eagle DH69) praticamente dobrados, aberto em, estéreo.
    Voz minha mesmo, com um reverb natural excessivo de um quartinho azulejado de casa.
    Tudo gravado com um zoom h4n (mic condenser embutido).
    Mixado no Reaper, com eq/reverb/compressor nativos.

    - um parágrafo sobre a canção, contando porque voce escolheu ela, como voce a conheceu, etc.
    Não lembro como conheci. O seu violão foi inspirado na Blackbird dos Beatles (só descobri depois de conhece-la), e nessa versão fiz elas ficarem ainda mais parecidas.

    Ficha Técnica - Tecnicolor

    kiki

    - nome completo da canção e ano, nome do artista/compositor
    Álbum homonimo d'Os Mutantes, gravado em 1970 mas lançado apenas em 2000.

    - ficha técnica básica da gravação, contendo nomes de todos os participantes e o que gravaram.
    Violão (o mesmo esquema da anterior).
    Guitarra telekiki, em linha, com guitar rig.
    Baixo Samick PB, em linha com guitar Rig.
    Bateria midi pelo EZDrummer.
    Voz.
    Tudo gravado pelo zoom H4n (em linha ou microfonado)
    Mixado pelo Reaper.

    - um parágrafo sobre a canção, contando porque voce escolheu ela, como voce a conheceu, etc.
    também não lembro como conheci, mas é uma dos mutantes que eu gosto muito e vivo tentando tocar (acho que ainda não consegui plenamente).

    Casper
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Ouvi superficialmente, comentarei posteriormente, mas
    destaco Tecnicolor e Ando Jururu, ficaram bem legais,
    o vocal de Ando Jururu ficou muito bom mesmo.

    tito lemos
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Achei super legal as 5 músicas, só quero deixar registrado algo que percebi: Todos tem dificuldade em um aspecto, e realmente isso parece ser uma das coisas mais complexas nesse mundo de gravações/mixagens - a voz. Eta coisinha complicada é encaixar a bendita voz! Em todas as gravações, ela parece estar fora de contexto, e isso acontece comigo também. Tecnicolor, por exemplo, está com a mixagem dos instrumentos excelente, quando entra a voz, sabe quando a gente ouve duas músicas ao mesmo tempo? Não tá dentro, parece que não faz parte...

    Pessoal, não estou colocando defeito, isso é uma dificuldade minha também (as vezes dá muita raiva!). Só to apontando algo que todos nós precisamos ainda comer muito feijão pra fazer bem.

    Destaque nesse sentido pra "Ando Jururu", é onde a voz tá mais "dentro", mais ainda tá "fora" (kkkkk).

    Abraço a todos, muito feras as versões!

    kiki
    Moderador
    # mai/13
    · votar


    tito lemos
    sem duvidas! eu acho que essa é uma das partes que eu mais sofro, pra executar e pra mixar!
    até por isso sempre que possivel eu "terceirizo".

    alias, tá a deixa pra se voce conseguir enviar as suas, eu coloco lá!

    tito lemos
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    kiki
    Mas eu nao to falando de técnica vocal e afinação não, caro kiki. To falando de gravação/mixagem mesmo.

    Abração!

    Casper
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Caro tito lemos e kiki:

    Vergonhoso meu vocal, de longe o mais bizarro e tosco.
    Todo o resto ficou até aceitável, mas o vocal estragou
    até a parte razoável. Perdoem minha participação...

    gpeddino
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    TIve (muitos) problemas no último mês. Posso enviar minha participação agora?

    kiki
    Moderador
    # mai/13
    · votar


    tito lemos
    Mas eu nao to falando de técnica vocal e afinação não, caro kiki. To falando de gravação/mixagem mesmo.
    sim, eu entendi!
    mas eu reitero que eu sofro com os dois! hahahaha

    inclusive, se puder, comente alguma coisa que estiver muito gritante, ou que voce tenha alguma sugestão de melhora (eq, efeitos, sei lá).

    gpeddino
    deve!
    vale para o tito também!

    JJJ
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Opa! Marcando pra ler os comentários e ouvir com calma amanhã!

    gpeddino
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: gpeddino
    · votar


    Aqui vai!

    https://www.dropbox.com/s/llpsql5l2jqlbd4/fala.mp3

    Ficha Técnica - Fala

    gpeddino

    - nome completo da canção e ano, nome do artista/compositor
    Canção que encerra o primeiro disco homônimo dos Secos & Molhados (1973), composta por João Ricardo e Luhli, da dupla Luhli e Lucina.

    - ficha técnica básica da gravação, contendo nomes de todos os participantes e o que gravaram.
    Tudo feito no Ableton Live 8. Sequenciei bateria e baixo usando os samples do próprio Ableton. Toquei piano (Garritan), sintetizador (Pro-93) e guitarra (Strato SX, com Guitar Rig). E cantei.

    - um parágrafo sobre a canção, contando porque voce escolheu ela, como voce a conheceu, etc.
    Sempre fui um grande fã do Ney e dos Secos, e essa música sempre foi desafiadora pra mim. Tanto pra ter mais conforto, tive que diminuir o tom para C (o original é em D). Considero um dos melhores encerramentos de disco até hoje. E o solo original de synth do Zé Rodrix é ousado e espetacular.

    tito lemos
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    gpeddino
    Tá ai uma voz bem encaixada! Qual mic você usou, meu caro?
    Minha preferida até o momento!

    Abração!

    gpeddino
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Valeu, Tito!

    Usei o único que tenho: um Seinheiser e845!

    tito lemos
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    gpeddino
    Dinâmico ou Condenser?

    Edson Caetano
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Summer Smile
    Original Sorriso de Verão da banda Recordando o Vale das Maças

    Coloquei o nome em ingreis temendo os direitos autorais de cover, mas como comentei está tão diferente que não precisaria disso hehe

    O tempo estava encurtando o amigo Tito carregado de trabalho hehe, mandei uma guia para o colega Rubinho Jack (cantor da minha banda claro) e ele me devolveu, mas ele cantou em cima da minha guia, ou seja, perdi o controle de mixar a voz individualmente, portanto não deu para trabalhar só nela, apenas joguei um reverb geral nesta pista (Breverb da Cakewalk) e deixei passar as desafinadas e escorregões dele, até porque era os anos 70 e eu tava chapado ehhe

    Bateria di verdade, captada inteira com dois mic AKG como OVERs, sendo executada por um amigo Marcos Martinelli (da minha extinta banda Curtisom) novamente a bateria inteira junta, só tive acesso ao LR

    Depois a geral é tudo di mim, no Studio E, teclados principais Kronos fazendo um monte de firulas, inclusive a flautinha que era para ser o timbre principal, DAW Sonar X2, Guitarra Les Paul Fernandes, Baixo Tagima

    E só... até que deu para me virar e concordo com o Tito, o grande gargalo é o Vocal, a bateria eu poderia ter sequenciado e rolaria de boa, mas a voz não tem como enganar, ou enrolar hehe, os mics usados provavelmente foram Betas 58 da Shure

    E depois comento todos individualmente

    Legal Kiki mandou ver na organização, mesmo que de forma lenta, virou

    JJJ
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: JJJ
    · votar


    kiki
    Como se trata de músicas que muita gente não conhece, seria legal colocar a ordem das músicas no primeiro post. E incluir a nova do gpeddino lá também. E também de quem é o original (tem umas aí que eu não sei!).

    Comecei a ouvir agora.

    kiki
    Moderador
    # mai/13 · Editado por: kiki
    · votar


    gpeddino
    to adicionando lá!
    to ouvindo agora, mas vindo de voce sabia que seria coisa boa!

    JJJ
    adicionei a lista no post inicial!
    mas entrando na faixa no soundcloud tem o nome do artista tambem (é que no set fica escondido)

    Edson Caetano
    eu mantive o nome em ingles, achei divertida a ideia!

    Bateria di verdade,
    caraca, vou ate reouvir!

    Legal Kiki mandou ver na organização, mesmo que de forma lenta, virou
    pois é, já fui melhor que isso, mas essa vida de gente grande tá difícil...

    Casper
    Todo o resto ficou até aceitável, mas o vocal estragou
    até a parte razoável. Perdoem minha participação...

    queisso, a sua tem uma proposta diferente!

    acho mais complicado o meu caso, que queria ser sério.

    JJJ
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Pô, eu achei muito bom no geral! Concordo que os vocais são a parte mais delicada aqui, até porque é o que mais fica evidente na música, então, qualquer mínimo deslize fica logo óbvio.

    Mas eu curti pra caramba, dou os parabéns a todos e agradeço aí pra quem curtiu minha gravação, mas tenho que dizer uma coisa... Me chateou deveras a quantidade ínfima de músicas e participantes. Na boa... UM ANO de tentativa de levar a coisa no maior fórum musical do país e só me aparece meia dúzia de gatos pingados?!? Gatos pingados com qualidade, certamente, mas... putz, é desanimador que com tantos músicos bons por aqui, haja uma quantidade tão pequena de músicas.

    E não é só porque é música brasileira, não. Algum tempo atrás, teve um tributo ao Pink Floyd, banda que dispensa qualquer tipo de apresentação, e também ficou na meia dúzia. Só o dos Beatles, até onde eu sei, é que deu um pouco mais certo. Mas é pouco, face à quantidade de excelentes músicos que eu sei que existem aqui.

    Desculpa o desabafo, kiki! E, obviamente, você está totalmente isento de qualquer culpa nisso. Pelo contrário, você tentou sempre dar um gás na galera, esticou o quanto deu. Mas, pelo jeito, ninguém tá muito a fim de produzir nada além do tradicional "avaliem minha versão de Sweet Child o Mine!!!". Triste...

    kiki
    Moderador
    # mai/13
    · votar


    JJJ
    Na boa... UM ANO de tentativa de levar a coisa no maior fórum musical do país e só me aparece meia dúzia de gatos pingados?!?
    Desculpa o desabafo, kiki! E, obviamente, você está totalmente isento de qualquer culpa nisso.
    hahahha, to nada, deixei a peteca cair.

    no lançamento teve muita gente afim, mas com os atrasos o povo foi sumindo.

    mas tributo depende muito da disponibilidade da galera no periodo, as vezes dá mais, as vezes dá menos.
    até hoje fico triste de não ter participado melhor do tributo grunge do tito.
    e outros grandes nomes como o bahia, o makumba, o over, nem deram as caras nesse.
    todo mundo tem uma vida pra cuidar por fora daqui!

    mas continuarei insistindo, mesmo devagar eu fico satisfeito!

    gpeddino
    cara, o soundcrawd ta me trollando, nao quer uploadear de jeito nenhum... só dá erro. vou ter que tentar de novo outra hora, desculpe a enrolação!

    gpeddino
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    tito lemos
    Dinâmico mesmo!

    Obrigado ao povo que gostou! Gostei muito das faixas postadas até agora, especialmente Ando Jururu, que é uma música que eu sempre curti.

    Casper
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Caro JJJ e kiki:

    Eu entendo a situação. Eu organizo regularmente algumas JAM's
    de teclado, que sofrem o mesmo tipo de problema. Só insisto
    em continuar porque gosto dos resultados, e acho um exercício interessante.
    Eu gostaria que mais participassem, não somente os mesmos
    6 ou 7 que participam regularmente, mas ja é uma vitória ter
    participantes regulares.

    E peço minhas desculpas, nesse tributo fui um dos que demorou
    para entregar.

    Quanto ao meu vocal, não é algo que sei fazer. Sempre fiz tudo
    instrumental, estou ainda tentando encontrar um modo de
    fazer a coisa, eu nem tenho os microfones certos para essa
    tarefa, porque nunca antes havia me preocupado com isso.
    Mas a hora de aprender chegou. Vou me dedicar para
    passar menos vergonha na próxima.

    Sobre as participações, gostei de todas as partes instrumentais, mas
    Ando Jururu e Fala se destacaram, pelo vocal mais bem colocado.

    Parabéns a todos participantes!

    JJJ
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: JJJ
    · votar


    kiki
    adicionei a lista no post inicial!
    Valeu!

    kiki
    todo mundo tem uma vida pra cuidar por fora daqui!
    Claro... mas tenho achado o fórum um pouco mais "esvaziado" nos últimos tempos... Nesse momento, estou vendo só SEIS(!) membros conectados. Parece pouco demais, não?

    tito lemos
    Destaque nesse sentido pra "Ando Jururu", é onde a voz tá mais "dentro", mais ainda tá "fora" (kkkkk).
    gpeddino
    ...especialmente Ando Jururu, que é uma música que eu sempre curti.
    Casper
    gostei de todas as partes instrumentais, mas
    Ando Jururu e Fala se destacaram, pelo vocal mais bem colocado.


    Valeu, galera! O fato do meu vocal ainda estar meio "fora" (concordo), e todos os problemas de voz apontados, é porque realmente o vocal é a parte mais sensível e a mais evidente. Houve uma das músicas com batera real, mas normalmente o pessoal aqui usa samples de bateria (que normalmente são muito bem gravados). Teclados funcionam de forma semelhante. Guitarras e baixos hoje em dia tem o auxílio de hardware e software que fazem verdadeiros "milagres" ao timbre. Mas o vocal - embora existam alguns gadgets interessantes para dar um "up" - é a parte mais crítica e mais difícil. Pro vocal ficar realmente "pro", dá trabalho!

    Gilberto Juba
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Putz, acabei furando neste tributo... parabéns a todos pelas gravações e ao kiki por terminar a parada... hehe

    gpeddino
    "Fala" ficou bacana hein!? Essa música é linda, queria ter gravado.. parabéns!!

    kiki
    Moderador
    # mai/13
    · votar


    ovam! ovam!

    JJJ
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    kiki

    taí

    kiki
    Moderador
    # mai/13
    · votar


    JJJ
    só não positivei pq tá bugado

    kiki
    Moderador
    # mai/13 · Editado por: kiki
    · votar


    Tecnicolor
    Os Mutantes
    kiki

    a mix geral não ficou boa, até para os meus padrões amadores...
    voz um pouco timida, pois era quase-provisória, mas acabou ficando por falta de disposição minha em regravar.

    Vida de Cachorro
    Os Mutantes
    kiki

    gravei logo no comecinho e depois perdi os arquivos (problemas no pc), acabou ficando essa que eu ia regravar a voz também...

    Summer Smile
    "Sorriso de Verão", Recordando o Vale das Maçãs
    Edson Caetano

    gostei da qualidade musical, as execuções estão muito boas, só que a qualidade da gravação incomoda pelo excesso de ruídos.
    soa quase como se fosse um disco de vinil antigo (será que era essa a proposta? =p). pelo visto você pecou em tudo o que era mais acústico.
    não conheço nem a banda nem a canção, então não sei avaliar o arranjo, achei bom, nada muito ousado, mas eficiente.

    Professor Digital
    Agentss
    Casper

    também não conhecia a canção, tampouco a banda.
    a qualidade geral tá boa, gravação bem bacana.
    mesmo a voz, que voce difamou, achei legal, dentro da proposta da música. não consegui entender uma palavra do que disse, mas achei divertido. só um pouco cansativa, não dá pra ouvir várias vezes seguidas.
    tem um clima eletrônico que já é quase anos 80 (voce já tava encaminhando o próximo tributo?), não tanto anos 70.

    Ando Jururu
    Rita Lee
    JJJ

    caracoles, achei excelente!
    não conheço a canção, não sei como é o arranjo, mas a funkeira da sua versão ficou muito boa!
    aí vem a minha crise: pra mim essa sua a voz tá muito boa, além do que eu consigo avaliar. queria saber dos demais o que exatamente faz com que ela soe ainda "deslocada", ainda não desenvolvi esse ouvido...

    Fala
    Secos e Molhados
    gpedinno

    covardia!
    que sua extensão vocal permite invadir a praia do ney a gente já sabia, mas ainda assim tem um timbre próprio.
    o arranjo apoiado no piano ficou excelente, e os demais instrumentos vão entrando aos poucos, bem discretamente. a guitarra bem baixinha deu um toque a mais, curti muito!

    no mais, fico feliz com o resultado, no geral achei bem legal!
    eu acho que poderia haver uma nova edição num futuro não tão distante, sobraram propostas.
    talvez fazer um tema tão amplo não seja uma boa, não sei...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [ TRIBUTO70 ] Rock Nacional decada de 1970 - Ouçam! Comentem!