Sobre Laptop Orchestras

    Autor Mensagem
    Scrutinizer
    Veterano
    # fev/13


    Para quem acha que não se pode criar mais nada no mundo das artes.
    http://en.wikipedia.org/wiki/PLOrk

    E muitas outras andaram surgindo desde então, aqui umas gravações que achei por aí:

    http://plork.cs.princeton.edu/listen/debut/
    https://soundcloud.com/hansteg/oberlinfinal-mp3#new-timed-comment-at-2 5658

    Já tá na hora de criar uma no Brasil. =D

    -Dan
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Bacana!

    Mas bateu uma tristeza. Um monte de gente num palco com laptops... a magia se perdendo...

    Edson Caetano
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    -Dan
    Depende do que é magia pra você... Ninguém entende o mais simples, cada um tem seu mapa, sempre vai ter espaço para a orquestra clássica tradicional

    Não vai se perder nada, eles vão continuar por aí apenas ganhamos mais uma submodalidade de se fazer musica, alias arte

    -Dan
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Edson Caetano
    Depende do que é magia pra você... Ninguém entende o mais simples, cada um tem seu mapa, sempre vai ter espaço para a orquestra clássica tradicional

    A magia pra mim é aquele monte de instrumentos feitos de diferentes tamanhos e formas, conforme a física que artesãos e engenheiros aperfeiçoaram durante o tempo, exigindo uma perícia técnica dedicada por apaixonados pela coisa. Vai além de fechar os olhos e apenas ouvir o som.

    Claro, essa é a magia pra mim.

    Não vai se perder nada, eles vão continuar por aí apenas ganhamos mais uma submodalidade de se fazer musica, alias arte

    Vc ta certo.

    Scrutinizer
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    A magia pra mim é aquele monte de instrumentos feitos de diferentes tamanhos e formas, conforme a física que artesãos e engenheiros aperfeiçoaram durante o tempo, exigindo uma perícia técnica dedicada por apaixonados pela coisa.

    E isso não acontece com computadores?

    -Dan
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Scrutinizer
    E isso não acontece com computadores?

    não.

    Edson Caetano
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    -Dan
    Então o cara que programa, compõe e cria em computadores tem menos mérito? É a mesma coisa de antes isso é a falta de magica para VOCÊ hehe

    Eu admiro e muito os que tem domínio completo sobre a maquina sem admirar menos os convencionais

    Scrutinizer
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: Scrutinizer
    · votar


    -Dan
    Romantização besta do mundo acústico.
    O mesmo trabalho que os luthiers tiveram para criar os instrumentos os engenheiros tiveram para os computadores. E ninguém faz isso nenhum dos dois sem "amor" e grande devoção pelas áreas.

    O que imagino é que você não perceba que isso aconteça.

    -Dan
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: -Dan
    · votar


    Edson Caetano
    Então o cara que programa, compõe e cria em computadores tem menos mérito? É a mesma coisa de antes isso é a falta de magica para VOCÊ hehe

    Não me referia a compor. Me referia ao espetaculo ao vivo. E exato, não é a falta de mágica para o Anderson Silva do banner aqui do lado. É a falta de mágica pra mim.

    Mas uma coisa tenho que dizer que é apenas sobre performances ao vivo. Eu mesmo faço em computadores.

    -Dan
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Scrutinizer
    Romantização besta do mundo acústico.
    O mesmo trabalho que os luthiers tiveram para criar os instrumentos os engenheiros tiveram para os computadores. E ninguém faz isso nenhum dos dois sem "amor" e grande devoção pelas áreas.


    Bela frase. Não vejo quando discordei disso quando disse que a magia de uma apresentação ao vivo se perde pra mim. Eu sou um engenheiro que crio no PC com amor.

    Bestas pra vc ou não, as romantizações são pessoais.

    O que imagino é que você não perceba que isso aconteça.

    Imaginou errado então.

    Scrutinizer
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    -Dan
    Não falei sobre o seu sentimento, mas sobre seu comentário dar a impressão de que não há "aquele monte de instrumentos feitos de diferentes tamanhos e formas, conforme a física que artesãos e engenheiros aperfeiçoaram durante o tempo, exigindo uma perícia técnica dedicada por apaixonados pela coisa", o que não é verdade.

    -Dan
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Scrutinizer
    Não falei sobre o seu sentimento, mas sobre seu comentário dar a impressão de que não há "aquele monte de instrumentos feitos de diferentes tamanhos e formas, conforme a física que artesãos e engenheiros aperfeiçoaram durante o tempo, exigindo uma perícia técnica dedicada por apaixonados pela coisa", o que não é verdade.

    Sim, laptops, interfaces de audio e etc tb são fantásticos. Mas eu citava uma orquestra com instrumentos musicais, que eu acho mágico. Malz se ficou dúbio.

    Ademais, eu faria parte de uma laptop orquestra, se convidado.

    makumbator
    Moderador
    # fev/13
    · votar


    Scrutinizer

    Ah, mas essas propostas são antigas. É similar aqueles concertos com máquinas de escrever, com helicóptero, e tem os antigos com fita etc...

    Tem também toda aquela vertente de compositores que usam orquestra convencional e elementos estranhos misturados no palco, seja som pré gravado, instrumentos eletrônicos, elementos com interação da platéia, etc...


    É até legal. Não sou contra.

    Scrutinizer
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    makumbator
    Ah, sim, tem até um conjunto antigo que fazia computer music em conjunto em 1986. Acho que o que é novo é o formato de "orquestra". Cada um tem seu próprio conjunto de auto-falantes mais ou menos omnidirecionais tentando replicar a acústica de um instrumento, e não é tão velho se for pensar nas outras orquestras, que mudaram continuamente durante séculos. Computer Music tem muito potencial ainda, é antigo mas não é, tem sempre algo novo aqui e ali acontecendo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre Laptop Orchestras