| Autor | Mensagem | 
| Scrutinizer Veterano
 | # fev/13 

Para quem acha que não se pode criar mais nada no mundo das artes.
 http://en.wikipedia.org/wiki/PLOrk

E muitas outras andaram surgindo desde então, aqui umas gravações que achei por aí:

http://plork.cs.princeton.edu/listen/debut/
 https://soundcloud.com/hansteg/oberlinfinal-mp3#new-timed-comment-at-2 5658

Já tá na hora de criar uma no Brasil. =D

| 
| -Dan Veterano

| # fev/13 · votar

Bacana!

Mas bateu uma tristeza. Um monte de gente num palco com laptops... a magia se perdendo...

| 
| Edson Caetano Veterano

| # fev/13 · votar

-Dan
 Depende do que é magia pra você... Ninguém entende o mais simples, cada um tem seu mapa, sempre vai ter espaço para a orquestra clássica tradicional

Não vai se perder nada, eles vão continuar por aí apenas ganhamos mais uma submodalidade de se fazer musica, alias arte

| 
| -Dan Veterano

| # fev/13 · votar

Edson Caetano
 Depende do que é magia pra você... Ninguém entende o mais simples, cada um tem seu mapa, sempre vai ter espaço para a orquestra clássica tradicional

A magia pra mim é aquele monte de  instrumentos feitos de diferentes tamanhos e formas, conforme a física que artesãos e engenheiros aperfeiçoaram durante o tempo, exigindo uma perícia técnica dedicada por apaixonados pela coisa. Vai além de fechar os olhos e apenas ouvir o som.

Claro, essa é a magia pra mim.

Não vai se perder nada, eles vão continuar por aí apenas ganhamos mais uma submodalidade de se fazer musica, alias arte

Vc ta certo.

| 
| Scrutinizer Veterano
 | # fev/13 · votar

A magia pra mim é aquele monte de instrumentos feitos de diferentes tamanhos e formas, conforme a física que artesãos e engenheiros aperfeiçoaram durante o tempo, exigindo uma perícia técnica dedicada por apaixonados pela coisa.

E isso não acontece com computadores?

| 
| -Dan Veterano

| # fev/13 · votar

Scrutinizer
 E isso não acontece com computadores?

não.

| 
| Edson Caetano Veterano

| # fev/13 · votar

-Dan
 Então o cara que programa, compõe e cria em computadores tem menos mérito? É a mesma coisa de antes isso é a falta de magica para VOCÊ hehe

Eu admiro e muito os que tem domínio completo sobre a maquina sem admirar menos os convencionais

| 
| Scrutinizer Veterano
 | # fev/13 · Editado por: Scrutinizer · votar

-Dan
 Romantização besta do mundo acústico.
 O mesmo trabalho que os luthiers tiveram para criar os instrumentos os engenheiros tiveram para os computadores. E ninguém faz isso nenhum dos dois sem "amor" e grande devoção pelas áreas.

O que imagino é que você não perceba que isso aconteça.

| 
| -Dan Veterano

| # fev/13 · Editado por: -Dan · votar

Edson Caetano
 Então o cara que programa, compõe e cria em computadores tem menos mérito? É a mesma coisa de antes isso é a falta de magica para VOCÊ hehe

Não me referia a compor. Me referia ao espetaculo ao vivo. E exato, não é a falta de mágica para o Anderson Silva do banner aqui do lado. É a falta de mágica pra mim.

Mas uma coisa tenho que dizer que é apenas sobre performances ao vivo. Eu mesmo faço em computadores.

| 
| -Dan Veterano

| # fev/13 · votar

Scrutinizer
 Romantização besta do mundo acústico.
 O mesmo trabalho que os luthiers tiveram para criar os instrumentos os engenheiros tiveram para os computadores. E ninguém faz isso nenhum dos dois sem "amor" e grande devoção pelas áreas.

Bela frase. Não vejo quando discordei disso quando disse que a magia de uma apresentação ao vivo se perde pra mim. Eu sou um engenheiro que crio no PC com amor.

Bestas pra vc ou não, as romantizações são pessoais.

O que imagino é que você não perceba que isso aconteça.

Imaginou errado então.

| 
| Scrutinizer Veterano
 | # fev/13 · votar

-Dan
 Não falei sobre o seu sentimento, mas sobre seu comentário dar a impressão de que não há "aquele monte de instrumentos feitos de diferentes tamanhos e formas, conforme a física que artesãos e engenheiros aperfeiçoaram durante o tempo, exigindo uma perícia técnica dedicada por apaixonados pela coisa", o que não é verdade.

| 
| -Dan Veterano

| # fev/13 · votar

Scrutinizer
 Não falei sobre o seu sentimento, mas sobre seu comentário dar a impressão de que não há "aquele monte de instrumentos feitos de diferentes tamanhos e formas, conforme a física que artesãos e engenheiros aperfeiçoaram durante o tempo, exigindo uma perícia técnica dedicada por apaixonados pela coisa", o que não é verdade.

Sim, laptops, interfaces de audio e etc tb são fantásticos. Mas eu citava  uma orquestra com instrumentos musicais, que eu acho mágico. Malz se ficou dúbio.

Ademais, eu faria parte de uma laptop orquestra, se convidado.

| 
| makumbator Moderador

| # fev/13 · votar

Scrutinizer

Ah, mas essas propostas são antigas. É similar aqueles concertos com máquinas de escrever, com helicóptero, e tem os antigos com fita etc...

Tem também toda aquela vertente de compositores que usam orquestra convencional e elementos estranhos misturados no palco, seja som pré gravado, instrumentos eletrônicos, elementos com interação da platéia, etc...

É até legal. Não sou contra.

| 
| Scrutinizer Veterano
 | # fev/13 · votar

makumbator
 Ah, sim, tem até um conjunto antigo que fazia computer music em conjunto em 1986. Acho que o que é novo é o formato de "orquestra". Cada um tem seu próprio conjunto de auto-falantes mais ou menos omnidirecionais tentando replicar a acústica de um instrumento, e não é tão velho se for pensar nas outras orquestras, que mudaram continuamente durante séculos. Computer Music tem muito potencial ainda, é antigo mas não é, tem sempre algo novo aqui e ali acontecendo.

|