Colocar suas caraterísticas em covers?

    Autor Mensagem
    Gui Tsuu
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: Gui Tsuu


    Bom, isso rola mais com os vocais, mas em geral cada músico da banda, acaba criando certos "vícios", quando vamos tocar nossas próprias músicas tranquilo, afinal nós que produzimos nossas músicas.

    Agora, quando vamos fazer certos covers, as vezes eu sinto que se eu colocar minhas características vou acabar fugindo completamente do "objetivo" da música, parece que eu estou sendo infiel ao original. Em um determinado show, optei por tentar "imitar" o máximo possível o vocal do Kurt Cobain na música Heart Shaped Box, as críticas dos nossos amigos que foram nos assistir em vez de apontar o que devo melhor ou mudar, me deixou mais confuso em relação á isso.

    Certos amigos, disseram que ficou legal demais, e que curtiram muito a música, outros disseram que eu forcei a voz demais, e isso soou estranho e deram a dica para eu não forçar a voz para tentar imitar certo artista etc...

    Após esse show, comecei a reparar na banda inteira nos ensaios, o guitarra solo é fanático pelo John Frusciante, e isso começou a me incomodar, quando a gente faz um cover de RHCP fica lindo demais, mas em alguns solos mais simples de outras bandas, percebo ele enfeitando demais, ele acaba fugindo do proposto. O baterista tem a mão meio pesada também, e em algumas músicas levinhas percebo aquela batera sendo espancada, e pensouu "UOU vamos manerar nisso ai" XD

    Bom, queria saber a opinião e receber algumas dicas, se tipo essa história de tentar fazer o mais próximo do original é legal? Ou se o legal mesmo é fazer um cover mostrando um diferencial de cada músico da banda, ou se dosar as duas coisas (acho que essa história de dosar seria o mais difícil de fazer) seria a melhor opção?

    []'s

    LeandroP
    Moderador
    # fev/13
    · votar


    Eu procuro ser fiel à música e a mim mesmo. Tem que ser equilibrado, ter bom senso. Embora seja um cover, sendo eu tocando, tem que ter "o eu no som" também. Sou meio radical quando a exigência é demais. Se quiser ouvir o som idêntico, coloque um CD e aumente o volume.

    Gui Tsuu
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    LeandroP

    Hmmm, é cara no caso a exigência foi ao contrário, teve gente q gostou da "fidelidade" ( já vou adiantar que passou longe de ficar idêntico) mas não disseram por exemplo cara, acho que você tem fazer ficar mais próximo possível, a crítica de quem não gostou foi "você forçou demais" ...

    No caso das minhas analises com o pessoal da banda, é que parece que eles querem se alto afirmar, e não se tornam maleáveis, como você mesmo disse "Tem que ser equilibrado, ter bom senso..." isso ta sendo bem difícil de lidar, sabe na busca de fazer algo bom? Nunca pensei que diria isso, mas está bem mais fácil mandar nossas composições do que covers XD

    MarcosMalmsteen
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    LeandroP

    Sou meio radical quando a exigência é demais. Se quiser ouvir o som idêntico, coloque um CD e aumente o volume.

    Cara, concordo mesmo! Procuro respeitar as "marcas registradas nos solos", mas sempre tento colocar o meu estilo de tocar...
    Não gosto de ser apenas um reprodutor de notas, e tb nao quero ser mais um guitarrista copia de outro figurao da guitarra...
    O lance de tocar cover e tirar solos desses caras... é poder absorver um pouco do feelling e da pegada de cada cara... isso acrescenta muito, pra mim me ajudou muito como guitarrista...
    Com a banda que eu estou já tive que tirar coisa do Sambora, Van Halen, Blackmore, Steve vai... esses caras fizeram historia...

    Jm7
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Apenas 1 palavra pra responder esta pergunta: Indispensável

    gpeddino
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Eu tenho uma banda cover de Radiohead (sou vocalista) e muita gente já me critica de antemão por isso. Mas no palco eu sempre busco colocar um pouco da minha própria interpretação, sem imitar o Thom Yorke (seja na voz ou nos trejeitos).

    MatheusBar
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Abdicar o direito de colocar sua marca na música é abdicar o direito de ser músico.
    Música é interpretação, caso contrário, não haveria muita diferença entre um pianista e alguém datilografando uma poesia de terceiro.
    Se um vocalista quiser que sua banda de apoio toque igual ao original, meu conselho a este é colocar uma backtrack.

    vinibassplayer
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    as opiniões vão estar sempre divididas sobre isso msm... eu prefiro colocar meu jeito e tocar nos covers.
    até pq eu aprendi técnica sozinho e toco de um jeito mto particular e difícil de mudar pra algo desse tipo..

    Gui Tsuu
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: Gui Tsuu
    · votar


    É num sei, concordo com muita coisa que vocês falaram, mas as vezes parece que eu vou fugir muito da proposta da música, por exemplo, a gente fez um cover de Aerials do SOAD, cara minha voz não tem nada a ver com a voz do Serj, não combina com o estilo nem nada, ficou uma bosta, decide nem tentar mais, só que foi foda que fui meio contraditório ao pessoal da banda que queria tocar SOAD

    Acho que o negócio é desencanar dessa história de cover e só mandar nossas composições msm ;pp

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Colocar suas caraterísticas em covers?