Como dar efeitos especiais as musicas?

    Autor Mensagem
    AndrewAndroid
    Veterano
    # fev/13


    Algumas musicas não usam o som natural do instrumento, um exemplo são os pedais de guitarra usados para distorcer o som da guitarra. O teclado tem vários efeitos diferentes, mais o que eu quero mesmo é aprender a mudar esses sons para um efeito ainda mais perfeito. A musica da madonna Hung Up foi feita usando uma amostra da musica gimme gimme gimme do grupo sueco abba, e são sons semelhantes a esse que queria usar. Uma mistura eletrônica, que não seja pesado, hipnótico, e extremamente bem composto.
    Alguém sabe que instrumento possivelmente foi usado? Eu acho que foi piano? E como se chama essa transformação...Mixagem, masterização, não tenho ideia.

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    AndrewAndroid

    Cara, estes efeitos não são simples assim, como colocar um pedal numa guitarra e pronto.

    Hung Up usa o trecho original de Gimme Gimme (que foi feita com sintetizador), com algumas alterações, efeitos colocados em studio.

    Não é coisa que dê para explicar aqui, você precisa ter um conhecimento básico de efeitos em studio, uso de synths e etc.

    Ouça Gimme Gimme original e você irá perceber que não foi refeito, Madonna usou propositalmente o trecho do Abba, como uma homenagem a canção. Só modernizaram, trataram o som, deixando com uma cara mais moderna e encaixando na canção dela.

    Essa transformação faz parte do arranjo, da produção e edição, é um processo anterior a equalização e masterização, independente de ser executada em instrumento, software musical (DAW), ou qualquer trambolho eletrônico ou acústico (neste caso eletrônico).

    Um pequeno exemplo: Neste clip em que fiz um cover/homenagem a um camarada aqui do fórum, à partir do 2:44 minutos eu uso a trilha original gravada por ele, corto e edito a melodia vocal dele, encurtando as frases, coloco dois delays em tempos dispares para "picotar" o vocal original e uso synthetizadores de fundo fazendo melodias e efeitos sobre o vocal e violão originais "alterados e editados".





    LeandroP
    Moderador
    # fev/13
    · votar


    Lelo Mig
    software musical (DAW),

    O que é este termo "DAW" que sempre vejo escrito entre esses assuntos?
    [desculpe a preguiça de pesquisar]

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/13
    · votar


    LeandroP

    DAW - Digital Audio Workstation.

    Estação de Trabalho de Áudio Digital.

    Normalmente é um programa/interface sequenciador, com capacidade para composição, por notação musical ou piano roll, e/ou gravação de audio e midi.

    Um software que agrega em sí, módulos para composição e arranjo, edição de audio e midi, adição de efeitos, equalização e master.

    Basicamente isso.

    LeandroP
    Moderador
    # fev/13
    · votar


    DAW - Digital Audio Workstation.
    Estação de Trabalho de Áudio Digital.


    Nossa! Tão óbvio!
    Valeu Lelo Mig!

    Scrutinizer
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    http://www.amazon.com/Computer-Music-Tutorial-Curtis-Roads/dp/02626808 23

    1234 páginas para você começar a entender como funciona.
    Depois pega mais uns anos de prática para ganhar experiência em pegar essa teoria e transformar em música.

    Ou você pode ignorar a teoria mas ter que gastar 10x mais com tempo de prática.
    Ou então você pode ser que nem o Skrillex que paga outras pessoas para fazer essas coisas "difíceis".

    Mas para não dizerem que serei um professor muito filho da puta, tem uns cursos aqui que podem te interessar: www.coursera.org
    Digital Signal Processing, Sound Design, Musical Production...

    waltercruz
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    O Skrillex é um 'fake' então? uia..

    Scrutinizer
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    waltercruz
    Sim, coisa bem deprimente, do tipo que ele tem que fingir que tá fazendo algo apertando botões e mexendo em faders que não fazem nada.

    Eu não sou nenhum conhecedor da música dele, mas já vi muita gente achando estranho a nova cara da música dele, sem alguns efeitos bem característicos, aparentemente porque o produtor que trabalhava com ele foi fazer outras coisas e ele teve que se virar sozinho.

    Eu não achei onde eu vi essas denúncias, ele explicava tudo bonitinho. Mas pelo menos a primeira parte é só assistir uns vídeos ao vivo dele que mostre o que ele faz.

    makumbator
    Moderador
    # fev/13
    · votar


    Scrutinizer
    Sim, coisa bem deprimente, do tipo que ele tem que fingir que tá fazendo algo apertando botões e mexendo em faders que não fazem nada.

    Hashhsa! É análogo aos tecladistas que fingem que tocam ao vivo, mas na verdade estão só dublando um arquivo midi carregado no sintetizador, e não estão nem solando sobre uma base, e sim fingindo tocar. Tem vários em casamentos que fazem isso (trabalho nessa área e estou mais do que acostumado a ver isso).

    Scrutinizer
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    makumbator
    É, mas nesse caso Skrillex é uma das caras do "dubstep" e tem milhares de fãs em todo o mundo... Meio deprimente. =/

    makumbator
    Moderador
    # fev/13
    · votar


    Scrutinizer

    É, eu sei por alto quem é o tal cidadão. Mas acho que é deprimente em todos os casos...hashsah!

    waltercruz
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Tinha um blog antigo, deadact, que acompanhava esses tipos de coisa... Do Skrillex eu não sabia :) apesar que nem gosto de dubstep...

    Scrutinizer
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Bom, não vou ser completamente injusto, ele faz sim algumas coisas, um ou outro botão e fader funcionam, mas tudo de forma muito "nas coxa" se comparado a qualquer outro no meio num ponto em que ele tem que apertar coisas que não fazem nada para não ficar parado.

    No texto ele também falava sobre como ele tinha um sistema no computador para disfarçar os erros (muito comuns) que ele comete (mesmo o controle sendo extremamente limitado)...

    AndrewAndroid
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Scrutinizer
    Obrigado pela dica. Eu pensei mesmo em fazer um curso ou coisa parecida de produção musical, mas não acho de geito nenhum, mais com isso já dá pra começar.

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/13
    · votar


    AndrewAndroid

    Só uma coisa, para ficar claro prá você uma diferença.

    Esse exemplo que o Scrutinizer cita o de Dubsteps, é feito, geralmente, por DJs ao vivo... e aí o bicho pega, a coisa é bem mais difícil.

    Uma coisa é você pegar a música da Madonna e "enxertar" uma do Abba, no conforto de um estúdio, parando, voltando a música, recortando partes do áudio, testando efeitos e soluções que se não ficam boas você simplesmente deleta e etc.

    Outra coisa, "colar" a música do Abba na da Madonna, "ao vivo", numa pista de dança, diante de milhares de pessoas dançando que se você parar vão te vaiar... Isso é o que fazem estes DJs.

    Ainda que não seja muito minha praia, fazer essas colagens e efeitos ao vivo é outro departamento... e não é prá qualquer um.

    Vá no youtube e digite:
    Reaper, Cubase, Fruit Loops (tutorial básico ou iniciante)

    Servirá para você ter uma ideia inicial de como são essas DAWs e se ambientar melhor.

    Comece vendo tutoriais de DJs ou música eletrônica feitas somente nas DAWs, deixando a parte de gravação e inserção de instrumentos reais mais prá frente.

    edalko
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    AndrewAndroid
    Tem dois brinquedinhos novos que podem dar as sonoridades que vc deseja:
    a) Korg Kaossilator KO-2
    b) Kork Kaoss Pad 2

    O primeiro é para criação de loops de bateria e efeitos, e o segundo para aplicação de efeitos em músicas ou trilhas pré gravadas.
    Com os dois juntos vc comanda a festa! kkkkkkk





      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como dar efeitos especiais as musicas?