Journey: primeira trilha de video game a concorrer ao Grammy

    Autor Mensagem
    gpeddino
    Veterano
    # fev/13


    Achei que seria interessante postar sobre isso, já que muita gente que não é fã de videogames nem deve ter ouvido falar. A trilha sonora do jogo Journey, lançado para o Playstation 3, no começo de 2012, concorreu nesse fim de semana ao Grammy (não ganhou, já que o prêmio foi para Trent Reznor, pela trilha do filme Millenium). Foi a primeira vez na história que a trilha completa de um video game recebe esse tipo de reconhecimento (sem contar uma canção retirada da trilha do jogo Civilization IV, que ganhou um Grammy em 2011).

    A trilha, toda orquestral, foi criada por Austin Wintory, um americano de 27 anos. Dá pra ouvir as 18 faixas aqui: http://www.youtube.com/playlist?list=PL60408EBD7150DDA5
    (recomendo a 17. Apotheosis, linda demais)

    Aproveito também pra erguer a bola desse tema que ainda parece tão recente e pouco explorado pra ter alguma substância. Será que as trilhas de video game estão se aproximando das trilhas de cinema em sua complexidade e qualidade? Será que este pode vir a ser um campo de trabalho promissor para nós, músicos?

    Comentem!

    Mulambojr.
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Vim seco achando que a banda Journey tinha feito uma trilha sonora.
    Não acompanho o mundo dos games, então não sei de nada. Mas ouvi e achei legal.

    Será que este pode vir a ser um campo de trabalho promissor para nós, músicos?

    Comentem!


    Acho que sim, mas não no Brasil. Provavelmente o cara tem Q.I muito bom para fazer trilha para esses grandes jogos, acho que é um campo de trabalho promissor, mas não "para nós", e sim para meia duzia.

    Abraço!

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    gpeddino

    Já algum tempo este mercado de games vem crescendo vertiginosamente, com grandes investimentos e produção de peso.

    As animações, efeitos, sonoplastia, roteiros, trilha sonora são de primeira grandeza, envolvem grandes investimentos.

    Ouça trilhas como as de Diablo, Dragon Age, God Of War e etc, e terá uma ideia da dimensão, qualidade e proporção da coisa.

    Contudo, músicos, muitas vezes pretensamente confundem um pouco as coisas. Um compositor de trilhas é bem diferente de um músico. O fato de beltrano ou Ciclano tocarem prá caramba, não quer dizer que serão bons compositores de trilhas, a grande maioria não sai da mesmice de seus trabalhos solos, e um compositor é uma outra categoria, tem uma outra relação com a música como um todo, sua relação e interatividade.

    A grande maioria dos compositores, nem são grandes instrumentistas (não estou dizendo que tocam mal, estou dizendo que a maioria não é brilhante como "músico"), contudo sua criatividade, conhecimento, e visão ampla, muito além de seu instrumento fazem a diferença para um músico comum.

    Peguemos um exemplo brasileiro, como Tom Jobin. Tom foi um músico comum, muito longe de ser um virtuose ao piano. No entanto foi um compositor/arranjador assombroso.

    Por isso, acredito ser um ótimo campo de trabalho futuro, mas não para a maioria de "nós músicos"!

    Além de que é um mercado restrito, fechado e complicado de ingressar.

    Arimoxinga
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: Arimoxinga
    · votar


    Lelo Mig
    God Of War

    cara essa é a trilha mais marcante que já ouvi (ficando atrás só de super Mario) entre os jogos, nem sei quem a compôs mas, o cara pegou totalmente o clima do game um excelente compositor.

    E olha só o que rolou no Brasil e vocês deixaram passar batido:

    http://www.gamemusicbrasil.com.br/?page_id=33

    Eu tinha visto isso rolar ano passado(acho que postaram aqui) só que está longe do meu nivel hahaha

    Scrutinizer
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Como você sabem que é um mercado tão restrito se não estão por dentro da indústria de jogos? Que curioso. Eu acho mais restrito no sentido que poucas pessoas se interessam em se tornarem compositores, como disse o Lelo Mig, é outra história, bem diferente dos sonhos dos instrumentistas daqui.

    Eu não sou muito fã de música para vídeo-jogos orquestradas, cheia dos clichês das trilhas dos filmes hollywoodianos que já saturou há muito tempo, mas é legal ver que finalmente estão atraindo atenções.

    Uma recomendação: ouçam as trilha dos jogos Katamari Damacy.
    http://www.youtube.com/watch?v=WuAEzTahg9o
    http://www.youtube.com/watch?v=iMH49ieL4es

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/13
    · votar


    Scrutinizer

    Como você sabem que é um mercado tão restrito se não estão por dentro da indústria de jogos?

    Scrut, eu realmente não faço parte desse meio, mas não costumo basear minhas respostas em "achismos". Quando é um assunto que não se trata de mera opinião pessoal, procuro só me ater ao que tenho alguma informação.

    Nesse caso específico, tenho alguns amigos na área (que prefiro não citar nomes aqui) mas que conhecem o meio e estão envolvidos com ele. E segundo eles é que faço tal afirmação.

    Se você quiser maiores informações (ou achando que é meramente uma opinião leviana), basta solicitar e te passo maiores informações sobre quem são e qual suas relações com o meio.

    Scrutinizer
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Lelo Mig
    Então temos fontes discordantes.
    No brasil não vale comentar, mas eu acho que não faz sentido esse papo desanimador sobre qualquer área que já seja de interesse de pouquíssimas pessoas (quantos dos seus amigos queriam isso desde o começo?).

    -Dan
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: -Dan
    · votar


    gpeddino
    Aproveito também pra erguer a bola desse tema que ainda parece tão recente e pouco explorado pra ter alguma substância. Será que as trilhas de video game estão se aproximando das trilhas de cinema em sua complexidade e qualidade? Será que este pode vir a ser um campo de trabalho promissor para nós, músicos?


    Já me aventurei nisso, claro, em jogos independentes. Há mercado sim, uma vez que a imersão sonora causada pela música é um dos pilares mais importantes do entretenimento nos games. Mas não espere começar produzindo para a Square, Blizzzard, etc... Tem muitas equipezinhas de 2 3 caras criando joguinhos (seja de celular, seja em flash, seja nas stores da vida), precisando de compositor.


    O caminho é gigante e ser extremamente versátil musicalmente é pre-requisito primordial para começar. É mais necessário ter cabeça musical do que técnica musical e ser perito em produção musical (manjar de DAWs, plugins, VSTs, etc) é outra coisa fundamental.

    Se tiver mais interesse, cavuco uns blogs e foruns legais sobre o assunto.

    -Dan
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Scrutinizer
    Então temos fontes discordantes.

    Então está dizendo que o mercado não é restrito?

    Scrutinizer
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    -Dan
    Não, é bem restrito, só acho que exageram...

    Acho que a mesma idéia de que quem ouve sobre alguém que quer ser músico imagina alguém que quer virar um guitarrista numa banda de rock famosa eles devem imaginar que quem quer ser compositor de trilha sonoras quer compor para a linha principal do Mario na Nintendo com o Koji Kondo...
    Ou seja, ignoram o monte de trabalhos menores que existem por aí, e aí realmente fica complicado.

    gpeddino
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    -Dan
    Aceito mais informações! A área de games independentes me interessa bastante...

    -Dan
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Scrutinizer
    Não, é bem restrito, só acho que exageram...

    Acho que a mesma idéia de que quem ouve sobre alguém que quer ser músico imagina alguém que quer virar um guitarrista numa banda de rock famosa eles devem imaginar que quem quer ser compositor de trilha sonoras quer compor para a linha principal do Mario na Nintendo com o Koji Kondo...
    Ou seja, ignoram o monte de trabalhos menores que existem por aí, e aí realmente fica complicado.


    Entendi seu ponto e compartilho da tua visão.

    -Dan
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    gpeddino
    Aceito mais informações! A área de games independentes me interessa bastante...

    Tem tempo que não acesso, então não sei sobre as atualizações desses sites, ou se existem novos sites mais interessantes.

    http://gamenotes.org/ (esse o cara não atualiza mais)

    http://ocremix.org/forums/forumdisplay.php?f=39 (sempre tem alguem caçando compositor aqui)

    http://www.gamemusicbrasil.com.br/

    http://gmbr.forumeiros.com/f7-formacao-de-equipes (aqui vc começa do zero mesmo. As equipes geralmente são de adolescentes brincando de programar, ou seja, dificil esperar algo serio daqui. Mas se tiver que começar de algum lugar...)

    http://www.gamebrain.com.br/ (aqui é um nivel acima do link que postei acima. Mas me parece que está meio morto).

    Nefelibata
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Vale muito a pena ouvir o metal da trilha do Command & Conquer (jogo de 95, salvo engano).

    Muito boa, riffs animais e marcantes. Músicas com começo meio e fim.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Journey: primeira trilha de video game a concorrer ao Grammy