Sobre casas de shows, eventos, festas, etc de Sábados a tarde.

    Autor Mensagem
    bezerrabru
    Veterano
    # fev/13


    Bom dia pessoal, tudo bom?
    Ontem vi uma coisa no facebook e achei interessante compartilhar com vocês, vale o debate.

    Segue abaixo a conversa de um músico (em negrito) e de uma produtora de eventos (Omiti os nomes, datas e tudo que mostre quem são os personagens da história).

    "Ola!

    Meu nome e Fulana de tal e sou diretora comercial da Produtora X.

    Atualmente realizo festas pela cidade de SP, festas particulares, de faculdade, coorporativas, em bares, casas noturnas e litoral.
    Possuímos em nosso casting diversas bandas cadastradas, cada uma para um perfil de publico e local.

    Atualmente temos um projeto que chama-se "Venha tocar conosco, vai ser legal", que tem o intuito de divulgar o trabalho de bandas e artistas que buscam uma oportunidade para divulgar e/ou apresentar seu trabalho, sendo com musicas proprias ou covers.

    O projeto acontece a cada 15 dias, aos sábados, a partir das 14hrs.

    Obrigado por informar o local exato desta palhaçada e falta de respeito conosco profissionais da música.

    Vamos lá...


    Sao 8 atracoes que se apresentam nos mais variados estilos musicais.
    A banda, dupla, grupo deve vender 20 convites no valor de R$10,00 para homens e mulheres.

    Em outras palavras faremos o trabalho que vocês deveriam fazer...

    Desses 20 convites, a banda nao ganha nada, o valor e integralmente repassado para a casa.
    A banda que nao vende 20 convites, arca com o que faltar.
    Ex. A banda vendeu 15 convites = R$150,00. Ficara faltando 5 convites = R$50,00.
    A banda paga esse valor.

    Que legal...pagar pra tocar hahaha...que falta de respeito...quer dizer que se não vendermos nenhum convite teremos que desembolsar R$ 200,00 pra tocar?????
    Nossa que “negócio da China” rsrs.


    A partir do 21 convite vendido, a banda ganha 100 por cento da venda de cada convite.

    Isso quer dizer que ser vendermos 21 convites ganharemos R$ 10,00 ??? pra rachar na banda??? Não paga um saco de pipoca pra cada um...

    As bandas se apresentam por 30 minutos cada uma e com intervalos de 15 minutos entre uma banda e outra para desmontarem e em seguida, outra entrar.

    O intuito do projeto e com que as bandas ganhem um espaço para se divulgar.

    Pra mim o intuito do projeto é fazer a casa lucrar num Sábado a tarde às NOSSAS CUSTAS...

    Fazemos flyer virtual, divulgamos via facebook, no site do espaco, convites e parceiros.
    Ainda dispomos de fotografa profissional Coisinha de Jesus, que cobre toda a festa e disponibilizamos as fotos gratuitamente.

    A casa oferece ainda, toda estrutura de som e iluminacao, bem como o corpo da bateria, o baterista deve levar: pratos, caixa, pedal, banco.
    Disponibilizamos ainda de 5 mics e 5 pedestais, 2 caixas de som altas, 2 subs, 2 retornos e acustica. Os amplificadores a banda deve levar.
    Todos os músicos abrem comanda e todo consumo na mesma, deve ser pago na saída da casa.
    Oferecemos aos músicos água, devido ao grande numero de bandas, nao e possivel dar consumaçao.

    Só Agua? Nem um pão com mortadela? A coisa "tá" feia mesmo.

    A banda também deve fazer uma lista, com nome e sobrenome de vossos músicos para que estes entrem VIP.

    Era só o que faltava...álém de pagarmos pra tocar,ainda pagar pra entrar no bar rsrsrs...outra coisa senhora produtora...VIP é quem paga mais e por isso não pega fila, tem um lugar reservado etc...o “não pagar entrada” é simplesmente “CORTESIA”.

    Estrutura da casa:
    Em anexo envio fotos da casa, bem como de nossa proxima festa. A casa comporta 300 pessoas.
    Temos mesas, cadeiras, cozinha e estrutura para servir, lanches, porçoes tradicionais, entre outros.

    Fico a disposicao.

    Esse projeto beneficia só a casa e vocês da produtora e é uma falta de vergonha na cara e de respeito conosco profissionais da música.
    Muito obrigado Produtora,mas não me interessa fazer parte deste circo.
    "


    Confesso que toquei em um destes eventos, e vimos como oportunidade de apresentar o som para amigos e familiares que tinham interesse em ver, entramos no negocio para levar 50 pessoas e conseguimos, entretanto não demos continuidade nas outras datas.

    O que acham?

    LeandroP
    Moderador
    # fev/13
    · votar


    É uma cilada, Bino!

    LeandroP
    Moderador
    # fev/13
    · votar


    Passa o link... Tenho uma oportunidade pra quem gosta de ganhar a vida sem muito esforço.

    snd
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    É praticamente um karaoke muiiito caro.

    Eddie Van Hallen
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    bezerrabru
    O maior problema não são esses exploradores que cobram das bandas para tocar. São as bandas que gostam de ser exploradas e participam disso.

    bezerrabru
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    LeandroP
    É uma cilada, Bino!
    Passa o link... Tenho uma oportunidade pra quem gosta de ganhar a vida sem muito esforço.

    Bota cilada nisso cara, só não passo o post do Face porque divulgaram dados pessoais da mulher, como email, telefone, enfim...

    snd
    É praticamente um karaoke muiiito caro.

    Principalmente se a banda não vender os tais 20 ingressos.


    Eddie Van Hallen
    O maior problema não são esses exploradores que cobram das bandas para tocar. São as bandas que gostam de ser exploradas e participam disso.

    Vejo que algo tem que ser vantajoso pra ambos, minha banda participou DESTE evento que está em debate, mas não queremos mais voltar, neste esquema só "compensa" se vender todos ingessos, porque ai rola um troco. Mas assim, banda vender ingresso é meio "bizarro", isto só seria válido se a banda produzir o próprio show.

    Edson Caetano
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Isso não é para músico profissional, isso é para amadores

    Acha que é fácil arrumar um showzinho em uma casa decente, badalada, não, não é facil

    Com este esquema todo mundo ganha, a produtora claro, a casa de eventos, inclusive vai ajudar ela a ter um capital a mais para segurar a galera profissa da noite, o músico profissional, afinal vai tirar os amadores do circuito, o músico amador vai ter a chance de se apresentar para pelo menos 150 pessoas ou mais

    Paa quem tem pretensões profissionais, isso é a maior roubada sim, mas para uma tarde com amigos, cervejinha, fazendo um som, trocando idéias com outras bandas, outras galeras, se mostrando para o pessoal, isso é fantástico para o amador

    Já toquei em muitos festivais exatamente do genero, só não existia obrigação de pagar 20 convites, mas isso é a coisa mais normal do mundo

    Mesmo o músico amador deveria poder mostrar seu som em condiçoes bacanas, isso faz bem para todo mundo repito, inclusive ao profissional

    Meu ponto de vista heim

    Gui Tsuu
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Cara, te falar que não é só esse evento, talvez você fique indignado, mas muitas casas fazem isso, e te digo que para uma banda mais amadora com músicos não muito bons (meu caso), foi uma ótima oportunidade. Outra coisa que te digo, tem mercado para tocar pop rock chato nacional, sertanojo e metaleiros doentios (desculpa o preconceito, mas é mais uma indignação por recusarem a nossa apresentação só por não fazermos as musicas que eles querem ouvir).

    Não vejo isso como um latrocínio, é só mais uma forma de ganhar dinheiro, lugares que bandas ganham cache a casa costuma cobrar R$ 30,00+ da entrada dos seus clientes, pensa nos seus amigos e fans que tão pagando 30 pilas para te assistir, a injustiça nesse caso pode não ser com o músico, mas com seus fans sim, a verdade é que tudo gira em torno do dinheiro, se isso não desse dinheiro você veria bandas tocando em calçadas, poucos estabelecimentos com palco e etc...

    A realidade é que o que chamamos de arte também é visto como entretenimento, e aquilo que chamamos de entretenimento também é visto como fonte de lucro

    Gui Tsuu
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Como o Edson Caetano disse, para músicos profissionais é uma cilada, esses eventos é para bandas amadoras, que não tem oportunidade de tocar em lugares maiores por falta de capacidade dos músicos, equipamentos ou por não querer se vender tocando qualquer coisa por ai.

    E repetido que em muitos outros lugares é assim também, só não são tão bem divulgados, em um outro lugar o dono quis até cancelar o nosso show porque não tínhamos a grana total, o gerente que chamou a gente pra tocar lá que quebrou um galho e trocou uma ideia com o dono, isso foi bem humilhante saca "Não queremos sua música, queremos seu dinheiro"

    Mulambojr.
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Concordo com o Edson Caetano. Para músico que está começando a tocar fora de casa é legal, porem, acho que 30 minutos é muito pouco tempo para a banda se mostrar, então, não sei se vale a pena. Acho que compensa mais tocar em um barzinho mais tosco, meio trash mesmo, vai ir bastante gente do mesmo jeito, você pode não ganhar nada mas tambem não vai ter que pagar, e vai ter sua comida gratuita, alem de que as pessoas frequentam esses lugares, e você pode conseguir "fãs" da sua banda, e aí você consegue ir tocar em lugares maiores. Isso é o que eu acho, claro, visto que nunca saí do quarto, AINDA, hehe.

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/13
    · votar


    bezerrabru

    Eu acho que alguns músicos, principalmente os iniciantes ou que nunca saíram de seus quartos, têm uma visão muita equivocada do mercado.

    O cara acha, que uma casa têm que dar, espaço, infra estrutura, som, iluminação, pista lotada e ainda pagar um puta dum cachê para bandas e músicos desconhecidos. (não tô falando em bons ou mals, tô falando em conhecido).

    Em que mundo vocês vivem? Querem que músico seja motivo de caridade?

    Galera, a casa faz um negócio. Ela compra bebida, bota limão e cobra 3 vezes o preço... paga quem quer, mas o cara do supermercado ou da distribuidora também lucrou vendendo, certo?

    A casa paga aluguel, telefone, material de limpeza, funcionários, impostos...está simplesmente "alugando" seu palco. Não vejo problema nisso.

    Acho este tipo de negócio, uma oportunidade bastante interessante para quem nunca subiu num palco com a banda, nunca tocou para desconhecidos, nunca botou sua banda à prova "alive" com todas as alegrias e percalços que isso implica.

    Se o cara não tem 20 amigos para pagar 10 cada para ver sua banda... melhor "baixar as portas da garagem".

    Se o músico em questão é profissa, têm seu público e etc, aí a coisa muda de figura, mas o "negócio" sempre existe.

    Não pense que alguém paga Hum Milhão de dólares de cachê pro Metallica, porque acha o Metallica o máximo....

    ...se ele paga 1 milhão, tá ganhando pelo menos metade disso de lucro.

    Edson Caetano
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Lelo Mig
    Você tocou em um ponto muito interessante, é isso


    Olha pessoal, eu tenho um salão de eventos profissionais, eu cobro 550 pelo periodo das 8 da manha até as 20horas, não pode entrar mais de 100 pessoas

    Aí a banda que se revoltou com a proposta vai ter que pagar a empresa de sonorização, arrumar comes e bebes, organizar segurança, puff, evaporou toda a grana, vai fazer um evento tosco

    Nem permito mais esse tipo de coisa, agora é só churrasco e confraternizaçoes mesmo

    Com 200 reais que pode ser rateado entre os fãs e ainda ganhar em cima se vender em excesso, o cara tem um show prontinho, para o amador vale a pena sim

    Gui Tsuu
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: Gui Tsuu
    · votar


    Mulambojr.
    Ultima vez que toquei lá com a minha banda, como mantenho contato com a produtora, uma banda cancelou de ultima hora ela ficou na mão e olha o que ela me propôs (com minhas palavras adaptando a situação):

    "vou enviar os ingressos para vocês, vocês vendem o máximo de ingressos que conseguirem, se caso não alcançar a quantia pela falta de tempo não precisarão arcar com os R$ 200,00 propostos, a apresentação vai das 17h00 às 17:50"

    fomos lá tocar, a próxima banda que iria tocar depois da gente deu pra trás, ela pediu pra gente tocar até as 18h30 e nós (sem repertório ensaiado) topamos, tocamos 1h30 de show "amador" errando bastante, não pagamos a quantia, lógico que isso foi uma exceção, mas é muito bom tocar lá, até o técnico de som é moh gente boa, já fomos tocar em outros lugares, e na moral o técnico não estava nem ai, deixou eu cantando no mic seco, nem um reverb rolou....

    eu aconselho as bandas que estão começando a irem la sim, não fazendo comercial do evento, mas como músico amador tentando a sorte com a banda eu dou esse conselho...

    Outra coisa que me incomoda é chamar o trampo dela de exploração, a casa cobra uma grana dela pra ela promover o evento, ela trabalha com as bandas e nem contrato com as bandas ela faz, ou seja se as bandas deixarem ela na mão, ela tem que arcar com o preju...

    vou usar as palavras do Lelo Mig como as minhas:

    "Eu acho que alguns músicos, principalmente os iniciantes ou que nunca saíram de seus quartos, têm uma visão muita equivocada do mercado."

    eu sou exemplo vivo disso, e hoje sei que o buraco é mais embaixo!

    Mulambojr.
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Gui Tsuu

    Entendi. Bacana isso dái que aconteceu com você.
    De fato, o lugar é muito bom para iniciantes. O que menos importa nesse momento é ganhar o dinheiro, o importante mesmo é a experiência de estar no palco, saquei, haha.

    Abraço.

    bezerrabru
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Primeiramente pessoal, este diálogo nem é meu, chegou ao meu email porque já participei deste festival

    Edson Caetano
    Cara, concordo até certo ponto. Vantajoso para a banda seria se o show fosse mais selecionado.
    Desanimei de tocar neste lugar porque vi bandas que o guitarrista não sabia nem fazer o acorde de Dó maior, e tocou vendo cifras impressas. Ví isto na minha frente.

    Não sou profissional, nem tenho pretenções para tal, na verdade procuro lugar pra tocar e nem tenho o desejo de lucrar, tanto é que a grana que ganho com minha banda revertemos para gravar o CD dela.

    Acho que daria para ser um show melhor para as bandas, ao invés de inflar o show com 8 bandas, 4 bandas com qualidade e tempo.

    Gui Tsuu
    Não vejo também como latrocinio, vejo como oportunista até certo ponto, agora se é certo ou errado vai de cada um e de seus conceitos. É mais uma discussão filosófica e de principios.
    Agora o que aconteceu com sua banda, de que o dono quis cancelar o show, é complicadíssimo. Chega a ser falta de respeito.


    Mulambojr.
    Exatamente, ao menos minha banda está partindo pra este lado. Tocar em bar trash com nossa organização. Ao meu ver vale mais um show onde não se ganha nada além da consumação, mas que não precisa vender ingresso, do que vender 20 ingressos e ter "lucro zero" e ainda ter que levar o equipamento.

    Lelo Mig
    Matou a pau cara, sério.
    Concordo com você sobre esta questão de caridade, cache e condições.
    Mas assim, não vejo esta produtora como picareta 100%, mas faz o show SOMENTE pelo cachê, e isto implica diretamente na qualidade do mesmo. Para quem nunca subiu no palco, isto é interessante mesmo, quando eu tinha lá meus 15 anos vivia nestes festivais hardcore, tanto tocando e vendendo ingesso quanto vendo bandas de colegas.

    Hoje em dia tento pesar se vale a pena ou não, já que com a experiência vem as exigencias. O que eu penso é que, se 4 bandas se organizarem, da para organizar um evento com maior qualidade, já que da parte do palco a banda saberá mais como otimizar o som, espaço e até mesmo o tempo.


    GERAL
    Olha, acho que o lance é pesar bem os objetivos de cada músico/banda.
    A produtora leva isto como um trabalho, e tem que obter lucro do mesmo. A casa nem deve ceder o espaço a troco de nada, o que não pode acontecer é "tocar" o pessoal pra fora antes do evento acabar. Fechei um evento desses, e a produtora, fotografa e técnico de som foram embora. Assim quem eles viraram as costas, o pessoal da casa começou a "varrer os pés" de quem estava no bar.

    Mas também é um caso em muitos de sucesso por ai.

    Acho válido para experiência, um pouco de divulgação (mesmo que entre amigos), e nada mais que isto.
    Vejo que mesmo entre os amadores tal fato não é muito aceito, meus irmãos são músicos também e eles jamais aceitariam um negócio desses (inclusive um dos meus irmãos é baixista mais de 20 anos e ao menos 1 final de semana por mês viaja para tocar, ele jura de pés juntos que nunca vendeu 1 ingresso sequer pra tocar).

    Uns enxergam o copo como meio cheio, agora outros enxergam como meio vazio. É isto

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Sobre casas de shows, eventos, festas, etc de Sábados a tarde.