Ritmo da música nas cifras

    Autor Mensagem
    JonaTHANNM
    Membro
    # jan/13


    Boa tarde,

    estou aprendendo a tocar violão pelo cifra club, até agora foi todas pelas vídeo aulas, porém, tem algumas cifras que eu encontro no site que tem acordes mais simples mas que não tem a vídeo aula, e gostaria de saber como eu poderia saber o ritmo para tocar ela.

    Obrigado!

    brunowebguitar
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    JonaTHANNM
    Se a batida não está descrita na cifra, tenta ouvir a música e seguir a batida e o ritmo!!

    JonaTHANNM
    Membro
    # jan/13
    · votar


    Obrigado pela resposta, mas como eu disse, estou aprendendo ainda, não estou muito acostumado a conseguir pegar o ritmo de ouvido...

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    JonaTHANNM

    Só uma coisa Jonatan, prá você não ficar com conceitos errados e adquirir vícios. (caso vc já não saiba, pq não me ficou claro na sua dúvida)

    Cifras representam os acordes, ou seja, harmônia. Não têm nada a ver com o ritmo.

    Um F#7, é um F#7, seja num Jazz ou num Samba. Então, diferente de partituras, não é possível tocar com precisão, através de cifragem (nem tablatura) uma canção que você nunca tenha ouvido.

    Escrevi isso, apenas para "frisar", já que é um dado importante.

    Assim sendo, se na indicação de ritmo está escrito "samba lento" por exemplo, você ouve a música em questão, para atentar ao tipo de batida que esta sendo utilizada, já que existem inúmeras. E/ou procura alguma video aula ou explicações de que batidas podem ser usadas nesse tipo de ritmo.

    Existe, aquela representação com setas, tipo duas para baixo, uma para cima outra para baixo. Mas isso também não é preciso.

    Electric Eye
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    JonaTHANNM

    Te aconselho a não ficar pegando músicas só com vídeo-aulas, você vai ficar mal acostumado, aliás já está um pouco né. Tente pegar músicas sem o auxílio das aulas, pegue uma cifra e descubra o ritmo você mesmo ouvindo a música.

    JonaTHANNM
    Membro
    # jan/13
    · votar


    As músicas que são tocadas nas vídeo aulas são apenas "ritmos" que os professores passam de acordo com o que ouvem da música então?
    Não é o ritmo preciso, mas que mesmo sendo diferente, acaba saindo com a mesma sonoridade?

    Electric Eye, como eu disse, estou aprendendo sozinho, apenas com os vídeos, não tem como por enquanto eu aprender algo sem saber algum ritmo.

    O que percebi, é que tem 3 "ritmos" que bastante música utiliza, talvez isso me ajude quando for tentar sem os vídeos...

    Mas peguei todas as dicas que me passaram, agradeço muito por elas, e vou treinar quando chegar em casa!

    Obrigado!!!!!!!

    cafe_com_leite
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    JonaTHANNM
    Uma dica que te dou cara é: Ouça bastante música, principalmente do gênero que você quer tocar ( mas não exclusivamente) e experimente, pegue seu violão e experimente as coisas, as batidas, os acordes. Muita coisa que eu sei aprendei sozinho experimentando as coisas, e depois de algum tempo fui saber que existe de fato tal coisa e a sua teoria e tal.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ritmo da música nas cifras