Autor |
Mensagem |
Gui Tsuu Veterano |
# dez/12
Galera,
Tava vendo alguns tópicos sobre composições e etc aqui pelo fórum, e decide compartilhar alguns métodos que eu utilizo para compor, acho interessante e não sei as pessoas costumam utilizar métodos também, se tiverem compartilhem comigo também ;]
Deixo claro que não estou aqui querendo compartilhar técnicas de desenvolvimentos de composição, nem tenho tanta habilidade assim e isso se adquiri estudando o/ . mas vamos voltar para os métodos:
O primeiro é sobre a maneira de armazenar as letras, acho que acontece e aconteceu com muitos, escrever em caderno e acabar perdendo o caderno, colocar localmente em sua maquina, e acabar perdendo o arquivo por formatações ou etc, escrever emails para você mesmo ou registrar em notas de um celular e acabar virando uma bagunça tão grande que você acaba desistindo de utilizar esses meios. Tudo isso já aconteceu muito comigo, e achei uma maneira muito organizada através do "Cloud computing" do google de guardar minhas composições. Vocês, já ouviram falar no google drive (antigo google docs)? É um espaço na internet onde você pode armazenar arquivos no estilo Office (Word,Excel,P.POINT...). Vantagens: além de você gerar arquivos de texto bem organizados e poder acessar em qualquer lugar que tenha internet, você ainda pode compartilhar e dar privilégios para outros usuários alterarem o arquivo, ou seja mais de uma pessoa pode compor a letra simultaneamente (caso esteja compondo em conjunto). Desvantagem: precisa ter acesso a internet. De todos os métodos para armazenar foi o melhor que eu encontrei e mais estavél (você só ira perder o arquivo se perder sua conta do google), e o melhor que você pode dar continuação a suas composições de qualquer lugar, não sei se vocês sofrem também de crises de inspiração quando estão fora de casa XD
|
Gui Tsuu Veterano |
# dez/12
· votar
Segundo método que utilizo muito, e é sobre composição da melodia vocal. Esse método é bem simples e acho que muitos utilizam, normalmente não levo muito trabalho com o instrumental, normalmente crio a base, ciclos dos versos,refrão e intro... "brisando" e encaixando as notas, quanto mais original e fugindo de qualquer padrão que alguma outra música segue melhor pra mim XDD. Agora que vem a parte que me dava muito trabalho, encaixar uma melodia vocal (as vezes ela sai antes da base também). Já criaram uma melodia, e ficaram tão focados nela, que não conseguiam encaixar uma letra descente? Comigo isso sempre acontece, querer respeitar aquele padrão que a sua melodia exerce, e encaixar palavras nela em vez de fazer a melodia se encaixar as palavras que você quer usar, e uma coisa que to fazendo muito recentemente é em cima de uma mesma base criar pelo menos três melodias vocais, e ir mesclando elas durante a sequência de versos da maneira que for mais interessante para música e letra, e isso gera um resultado muito bom em minhas músicas, elas ficam bem imprevisíveis fugindo da mesmisse, e algumas melodias que acabam não encaixando já fica de auxilio pra encaixar alguns backing vocals.
|
Gui Tsuu Veterano |
# dez/12
· votar
Terceiro, gravar a composição em n estilos, testando uma versão mais lenta, uma mais rápida, uma agressiva, outra calma...e em cada uma delas encaixar algum detalhe, isso gera elementos interessantes no final das minhas músicas...
|