Autor |
Mensagem |
Yago J-rocker Veterano |
# nov/12
Seguinte pessoal, vou começar a ensinar musica em escolas publicas aqui da região pelo projeto Mais Educação e estou procurando algum método musical para crianças pequenas, algo muito fácil de entender e com o mínimo de teoria possível... a ideia inicial da coisa é montar um grupo de flauta doce e variar nos instrumentos após certo tempo... gostaria de algo bem interativo e divertido que faça a aula parecer bem atrativa, pois minha maior preocupação é manter os alunos interessados na coisa, uma das principais ideias do projeto é ensinar musica de forma divertida, então não estou preocupado em criar "virtuoses" na minha classe :) Quem puder me dar dicas agradeço muito :D ---------------------------------------------------------------------- ---- [obs]: Usei a busca mas não achei algo parecido com o que quero, peço então desculpas caso esteja quebrando alguma regra do fórum pois sou novo aqui, obrigado ^_^
|
dibass Veterano |
# dez/12
· votar
Yago J-rocker Mano, procura o Damiusc http://forum.cifraclub.com.br/membro_112860.html
Ele dá aula em algumas escolas aqui na cidade e tem turmas de crianças. Portanto entende um tanto do assunto. Valeu, abraço!
|
Marthin87 Veterano |
# dez/12
· votar
Pode ser útil: Meu Piano é Divertido - Mario Mascarenhas.
|
Yago J-rocker Veterano |
# dez/12
· votar
Vou entrar em contato com ele dibass, vou conferir o livro Marthin87, seria legal já ter algo pra segunda, continuo na luta vlws :)
|
fernando tecladista Veterano |
# dez/12 · Editado por: fernando tecladista
· votar
Marthin87 Pode ser útil: Meu Piano é Divertido - Mario Mascarenhas.
o livro não é do mascarenhas, é da alice botelho o livro em sí é com partituras simples, com partes de acompanhamento escrita para o professor tocar junto com a parte do aluno no piano praticamente uns 90% do livro 1 são exercicios da autora cada um com um nome como se fosse uma musiquinha: o cavalinho, o gatinho, mi o novo amigo, totó, a escada...
mas acho que esse é um livro para aula de piano individual, não para projetos de aula em grupo
-------------------------------------
acho que pra aprender algumas músicas basicas de 5 notas devem prender atenção do aluno coisas como: asa branca, mery tinha um carneirinho, do velho mario (ia ia io) marcha soldado o pastozinho....
partitura simples destas você encontra muitas em DÓ maior, mas acho mais pratico para flauta em SOL M porque fazer sair som logo de cara do dózão da flauta é dificil
talvez a ideia também de parte deles fazerem algo ritmico com esses instrumentinhos de 1,99 pandeiro, chocalho, reco-reco
em algumas músicas alguns faz um ritmo simples (tum tá tum tá, ou tum tá tá) enquanto outroas fazer a flauta
|
Yago J-rocker Veterano |
# dez/12
· votar
Eu também estava pensando em algo assim fernando tecladista, inclusive acabei de lembrar que eu tenho aqui os volumes 2 e 3 do livro Minha doce flauta doce do Mario Mascarenhas que tem algumas dessas musicas, planejo usá-los, acho que repertório vai ser o menor problema. estou agora tentando imaginar em algum método de ensinar o básico de partitura pra a molecada pra facilitar na hora de passar as musicas pra o grupo, mas isso pode ser deixado um pouco mais pra frente. Dicas?
|
Ken Himura Veterano |
# dez/12
· votar
Yago J-rocker Esquece da flauta doce no início porque é capaz de você sair maluco com os apitassos!
Criança é mais atraída por ritmo, então começa com "brincadeiras" musicais em que o ritmo seja o elemento chave: você faz algum padrão rítmico e pede pra garotada imitar ou imitar andando. Aí você introduz elementos aos poucos, como divisão binária e ternária, acentos métricos, inícios anacrústico e tético, tempos forte e fraco etc. Sempre mandando a garotada imitar. Usar um exercícios de movimentação corporal é ideal nessa fase. E botar eles pra ouvir música percussiva. Varese, Stravinsky, Bartók, baterias de escolas de samba etc.
A partir daí, você começa a introduzir elementos de teoria e a flauta-doce, sempre misturando com exercícios rítmicos.
O problema de tacar um instrumento e a partitura logo de cara para crianças é que muitas não sabem nem ler direito ainda; ler a partitura pode virar um problema e ela só tocar de cor, sem saber acompanhar os outros. Por isso a importância deste trabalho de "fundamentação" rítmica; vai desenvolver a capacidade de percepção rítmica, além de chamar a atenção deles.
|
Ken Himura Veterano |
# dez/12
· votar
Tem um exercício muito bom, mas mais avançado, que é "andar" sobre o compasso desejado. Veja o funcionamento:
Sem sair do lugar, vamos fazer o seguinte: no tempo forte, damos uma pisada forte à frente com o pé que estiver livre; no fraco, pisamos normalmente onde o pé livre está colocado, sem fazer muito barulho.
Contando que vamos começar com o pé direito, suponho que você fale pra fazer um compasso de 2 tempos: pé direito - pisada forte, pé esquerdo - pisada fraca; e vai repetindo este padrão.
3 tempos, seguindo o que já está em andamento: pé direito - forte, pé esq. - fraco, pé dir. -fraco; esq - forte, dir - fraco, esq - fraco; e repete.
4 tempos - dir - forte, esq - fraco, dir - fraco, esq - forte; repete.
Aí, você começa a pedir sequencias de números ou compassos mistos, tipo 2-2-4-3-2-4 ou 5 (2+3), 7 (3+4), 11 (4+3+4) e por aí vai.
É um exercício super comum nas turmas iniciais de percepção nas faculdades, onde os professores têm que nivelar todo mundo e praticamente começar um curso de percepção do zero.
|
Yago J-rocker Veterano |
# dez/12
· votar
Ken Himura cara, você matou a charada... eu estava justamente atrás desse exercício, vi uma ou duas vezes alguem fazendo isso na TV mas na época não dei muita importância rsrs, se esse exercício tiver algum nome específico eu gostaria de saber. com certeza vou usar sim, se tiver mais alguma dica nessa linha de método por favor compartilhe conosco.
|
Ken Himura Veterano |
# dez/12
· votar
Yago J-rocker Pô, deve ter um nome sim, mas não sei, fiz na faculdade e nunca perguntei o nome hehehe. Sei que em vários métodos de solfejo rítmico, Gramani em especial, tem instruções pra fazer isto nos exercícios, depois que houver uma certa fluência neles.
Tem um que é ótimo também, mas é pra pessoas mais crescidas já. É o de você abrir uma contagem em alguma fórmula de compasso qualquer e pedir pra cada um da turma falar 2 (ou mais) números quaisquer da contagem. Tipo 5 pessoas, contagem de 10/8. Um fala o 1 e o 8, outro o 2 e o 10, outro o 3 e o 4 etc. Depois você muda. Aí muda de novo.
Ou manda todo mundo andar durante esta contagem e todos baterem palmas no tempo forte.
Daí o nível baixa, tipo você mantendo um exercício do Gramani em mãos e pés e improvisando uma melodia com a voz em outra divisão por cima. O céu é o limite! hehehe
|
Yago J-rocker Veterano |
# dez/12
· votar
Ken Himura Ok, andei um pouco offline esses dias rsrs Isso vai ser de grande ajuda mesmo, bem, agora estou meio confuso quanto associar a flauta doce com esse método rítmico mais na frente... essa minha "obsessão" com flauta doce é porque é o material que foi comprado pela escola pra esse projeto, tem uns outros instrumentos tbm pra acompanhar e tals mas o foco é flauta doce...
eu tow conversando aqui com o Damiusc e pegando umas dicas
|
Ken Himura Veterano |
# dez/12
· votar
Yago J-rocker A princípio, não vai ter quase associação, porque a flauta vai exigir um esforço maior de atenção nas propriedades melódicas né, e é uma escolha ótima porque é um instrumento bem fácil de usar na musicalização.
Mas você pode tentar demonstrar pras crianças o ritmo das músicas usando o método rítmico. Geralmente vai ser 4/4 neste início mesmo. Legal seria você conseguir dividir a aula nestas duas partes e ensiná-las ao mesmo tempo (depois que começar de fato a aula de flauta).
|
Yago J-rocker Veterano |
# dez/12
· votar
Uhum, pensei em algo assim e quanto a "sair maluco com os apitassos", acho que não vai acontecer porque eles vão poder levar o instrumento pra casa pra matar a vontade rsrsrs, assim a coisa fica mais produtiva. Começo amanhã lá com eles e serão aplicadas essas dicas discutidas aqui :)
|
ammachado Veterano |
# dez/12 · Editado por: ammachado
· votar
Não sei se é exatamente este, mas a descrição do Ken Himura me lembrou "O Passo" (www.opasso.com.br)
|
Yago J-rocker Veterano |
# dez/12
· votar
ammachado Pode não ser exatamente o método que o Himura-san citou, mas com certeza é o método que eu vi na TV e estava buscando, é exatamente esse, lembro que na reportagem o criador do método disse que tinha criado o negócio e estava usando para ensinar de forma mais interessante e blá blá blá...
lembro tbm que ele estava usando um tipo de tapete com uma partitura escrita nele onde ele ia pisando e a garotada ia acompanhando na flauta, parece realmente muito eficaz...
vou procurar adquirir esse método pra usar, pena que não descobri isso antes... antes tarde do que nunca né rsrs... muito obrigado ammachado, será de grande ajuda :)
|
Ken Himura Veterano |
# dez/12
· votar
Não sei se era O Passo não porque os movimentos que pratiquei são levemente diferentes, e a professora não está listada no site deles. Acredito que seja algo baseado neste sistema misturado com próprio trabalho do Gramani.
|
Yago J-rocker Veterano |
# dez/12
· votar
E aew pessoal, atrasou um pouco mas hoje foi a primeira aula com a molecada...
Bem, na aula segui a metodologia que discutimos aqui, fizemos umas dinâmicas musicais e tals... não foi nem um pouco como o esperado, houve muita evasão por parte dos alunos, também foram muito indisciplinados por mais que eu tentasse por ordem na coisa... não culpo apenas os alunos até mesmo porque eu tenho essa inexperiência de ensino musical em escola públicas...
Perante esse impasse eu tristemente devo anunciar o fim de minha carreira como professor de música, agradeço a todos os presentes nesse tópico pelas dicas... me demiti hoje mesmo kkkkkk
Sério, é uma grana que não vale a pena o esforço, admiro quem consegue exercer tal tarefa mas pra mim não rola um negócio desses hein, só me daria bem se fosse alunos com 15+ anos de idade.
De qualquer forma seria algo temporário mesmo, até porque planejo fazer faculdade (caso passe) no próximo ano.
Obrigado por tudo e flws o/
|
Ken Himura Veterano |
# dez/12
· votar
Yago J-rocker Mas já desistiu, cara?
|
fernando tecladista Veterano |
# dez/12
· votar
Yago J-rocker
certa vez juntaram uma criançada que não estavam com interesse nenhum e me colocaram para ensaiar algumas músicas, como um coral, mas simples, sem divisões de vozes
foi o inferno na terra
|