Avaliem:O Dilema da Ratoeira Dentada

    Autor Mensagem
    Hawklord
    Veterano
    # out/12


    O Dilema da Ratoeira Dentada
    Música concreta.
    Apreciem
    O
    pi
    ne
    m

    cafe_com_leite
    Veterano
    # out/12 · Editado por: cafe_com_leite
    · votar


    Que estranho.

    Lelo Mig
    Membro
    # out/12 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Hawklord

    Tu é muito novo prá mexer com essas paradas de alucinógeno....pega leve...hehehe!

    Falando sério, acho até legal algumas coisas deste tipo dentro de um trabalho ou música que peça este tipo de expressão.

    Mas só isso, soa como o que chamamos em música de "qualquer nota" entende?

    Hawklord
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Lelo Mig
    Mas só isso, soa como o que chamamos em música de "qualquer nota" entende?
    Não
    Se chama música concreta

    23DouglasP
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Hawklord
    Eu acho que isso nem de música deveria ser chamado.

    SharedBR
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Pra que pediu pra opinarem, se você não pretende receber a critica de modo construtivo?

    Slash_1989
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Hawklord
    é valido como experimentação, descobrindo novas possibilidades para se usar numa musica, mas não vale como musica.

    d.u.n.h.a.
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Clichê pra cacete isso aí. Já ouvi essas chatices umas 100 vezes.

    Lelo Mig
    Membro
    # out/12
    · votar


    Hawklord

    Não......Se chama música concreta

    Hummm....então me explica de forma objetiva:

    O que difere a "música concreta" de "qualquer nota" ou de "barulho"?

    Então, vou responder, educadamente, como fiz da primeira vez, de forma mais clara, ok?

    Acho até legal algumas coisas deste tipo dentro de um trabalho ou música que peça este tipo de expressão. Mas fora de um contexto musical completo, ou parte dele, prá mim, PARTICULARMENTE, a música concreta soa como "qualquer nota" ou "barulho"!



    Scrutinizer
    Veterano
    # out/12 · Editado por: Scrutinizer
    · votar


    SharedBR
    Não vi críticas específicas à música dele, mas críticas direcionadas à música concreta. E eu não vejo problema nenhum em defender um dos estilos mais influentes da música eletrônica nesse sentido.

    Hawklord
    Postou no fórum errado, aqui nego parou de evoluir no Wagner e foi treinado, condicionado e limitado pela harmonia ocidental. Tudo que foge disso não é bom ou não é música, por que? Porque acham que suas opiniões valem como verdades.

    Em resumo, gente que não sabe quem foi Pierre Schaeffer e Pierre Henry para a música em geral não merece atenção.

    Gostei da música, btw, tirando a bateria, though.
    Mas música é absolutamente subjetiva, e então isso não é, exatamente, um defeito. (algo que todos deveriam aprender)

    O que difere a "música concreta" de "qualquer nota" ou de "barulho"?

    Nada.
    Mas você tá dizendo que Pierre Schaeffer pra você é barulho?
    Bom, mas tudo bem, você disse algo importante, que é uma opinião pessoal.

    Lelo Mig
    Membro
    # out/12 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Quero apenas salientar que alguns argumentos do tipo:

    "nego parou de evoluir no Wagner e foi treinado, condicionado e limitado pela harmonia ocidental"

    Podem servir para alguns, ou muitos, mas não à mim, ainda mais por quem não me conhece pessoalmente e e nunca viu/ouviu o acervo de mais de 2.000 Cds/Vinis que possuo, entre eles:

    Boulez, Pierre Schaeffer, Messiaen, Karlheins Stockhousen, Milhaud, Edgard Varése, Pierre Henry e bandas como Faust, Guru Guru, Amon Dull, Frank Zappa, Pink Floyd, Tangerine Dream, Fluid Druid e etc, que utilizaram muito a música concreta.

    E repito, pela terceira vez:

    "Acho até legal algumas coisas deste tipo dentro de um trabalho ou música que peça este tipo de expressão."

    Fora de um contexto maior, mais específico e complexo, para mim, soa como "barulho".

    Scrutinizer
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Messiaen
    Milhaud
    Já procurei exaustivamente gravações das músicas eletroacústicas desses dois e nunca consegui achar. =/
    Mas na concepção do John Cage não existe contexto, som é som e apenas isso.
    Sem contar todo o desenvolvimento do noise que se deu depois da década de 70.

    e nunca viu/ouviu o acervo de mais de 2.000 Cds/Vinis que possuo
    Você também não me conhece pessoalmente e não pode saber se ouvi tudo isso. Dos que citou, só não conhecia Fluid Druid, e dos álbuns que possuo atualmente (mais de 500) nenhum possui harmonia tonal e 75% é música eletrônica. Não é questão de quem tem o pau maior, é só para não assumir coisas a partir desse fórum.
    A mensagem nem foi pra você, mas para 90% do resto do fórum que por acaso caem na categoria que descrevi.

    Hawklord
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Só não entendo como minha resposta não foi educada

    Scrutinizer
    Não acho que seja o forum errado por causa disso, acho que isso que torna esse o forum certo.
    Acho que esse tipo de som serve justamente pra chocar e deixar as pessoas acostumadas só com música tonal desconfortáveis

    Hawklord
    Veterano
    # out/12 · Editado por: Hawklord
    · votar


    Lelo Mig
    Respondendo a sua pergunta, (pode não ser objetivamente,mas tanto faz) soa como o que chamamos em música de "qualquer nota" entende? me soa ofensivo e arrogante, do tipo, " eu sei escrever contra-tempo com 4 vozes e você só faz ruidinho!"

    Scrutinizer
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Hawklord
    Contraponto, cara, não contra-tempo. :P

    Hawklord
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Scrutinizer
    claro

    d.u.n.h.a.
    Veterano
    # out/12
    · votar


    esse tipo de som serve justamente pra chocar

    A menos que voce toque isso pra alguem que ficou congelado desde o século XIX ninguém vai ficar chocado, no máximo entediado.
    Acredite cara, todo mundo já ouviu um cliche atonal desses. Tão cliche quanto um 12 bar blues com solinhos na penta-blues.

    Hawklord
    Veterano
    # out/12
    · votar


    d.u.n.h.a.
    essa doeu

    Scrutinizer
    Veterano
    # out/12
    · votar


    todo mundo já ouviu um cliche atonal desses
    Quem começou a ouvir música clássica semana passada também acha mozart, beethoven e bach tudo igual.

    Nem quero dar o rabinho pro Hawklord, a música não é tão boa assim (ele tem melhores), mas pelo menos ele tenta, né, merece um crédito...
    Eu conto com os dedos de uma mão a quantidade de pessoas desse fórum sobre quem eu posso dizer a mesma coisa.

    Lelo Mig
    Membro
    # out/12 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Hawklord

    "me soa ofensivo e arrogante, do tipo, " eu sei escrever contra-tempo com 4 vozes e você só faz ruidinho!"

    Entendi, amigo, revendo meu texto após sua colocação, realmente soa arrogante sim, mas acredite, não foi minha intenção.

    O que quis dizer com o "qualquer nota" é a colocação e organização delas, sob uma forma anárquica ou fora dos padrões convencionais, o que à priori, é a definição de música abstrata.

    O "qualquer nota" não foi no sentido pejorativo, tipo: "De quem não sabe usar as notas".

    Contudo, peço desculpas assim mesmo... na certeza que consegui esclarecer melhor o sentido, agora.

    Hawklord
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Lelo Mig
    se for assim sim

    Lelo Mig
    Membro
    # out/12
    · votar


    Scrutinizer

    Estou sem toca vinil no momento (estou providenciando uma nova pick up) e meus vinis, por conta disso, estão guardados na casa de minha mãe.

    De Olivier Messiaen eu tenho Quatour Pour La Fin Du Temps, Turangalila Symphonie (estes dois certeza) e acho que tenho o Cronocromia.

    Do Darius Milhaud, La Création Du Monde e Viola Concerto No. 1; Quatre Visages.

    Se alguma dessas obras te interessar, me mande um recado, que assim que tiver com a pick up de novo eu digitalizo e mando prá você.

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Hawklord
    Avaliem
    O
    pi
    ne
    m


    você pediu.... então

    eu já estudei esses trecos ai quando fiz conservatório e tinha que ficar ouvindo essa paradas

    você pode querer entrar nesse ramo mas tem que estudar os processos de composição desses caras
    a principio me pareceu algo de alguém que comprou um sampler hoje e fez alguns testes
    a batera tocando um 4/4 básico ali no meio matou o que seria algo pra romper o conceito de música ritmica e tonal ocidental

    outro fato é que esses caras faziam música usando fita, cortando invertendo mudando velocidade e tudo mais
    hoje qualquer um te as ferramentas com qualquer programinha de áudio, então pra chocar alguém hoje você precisa revirar um programa de áudio pelo avesso

    Hawklord
    Veterano
    # out/12
    · votar


    você pode querer entrar nesse ramo mas tem que estudar os processos de composição desses caras
    na minha opinião,não necessariamente, mas compreendo
    por enquanto só estou experimentando em busca de novos sons e maneiras de uni-los
    a principio me pareceu algo de alguém que comprou um sampler hoje e fez alguns testes
    diria que não é bem assim

    Ramsay
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Isso não merece nem comentário!!
    É shit puro!!!

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Hawklord
    na minha opinião,não necessariamente, mas compreendo

    sim necessariamente
    porque se eu quero ser um bluesman eu vou ouvir e estudar os caras do blues
    se eu quero ser um pianista erudito eu vou estudar os caras desse ramo

    não faz logica o discurso de autodidata em nenhum ramo
    ainda mais nessa tipo de som onde "pesquisa sonora" vem a frente
    se você quer entrar nessa linha e não quer estudar os caras desta área, vai cair no conceito "qualquer nota"

    Lelo Mig
    Membro
    # out/12 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Hawklord

    O fernando tecladista está certo. Ouça os grandes nomes do gênero, que já foram citados:
    Boulez, Pierre Schaeffer, Messiaen, Karlheins Stockhousen, Milhaud, Edgard Varése, Pierre Henry e etc

    e se quiser ouça algumas coisas mais modernas como:

    Popol Vu, Tangerine Dream, Guru Guru, Faust (tem um Faust heavy/melódico, não é esse não) , Henry Cow, Soft Machine, Edgar Froese, Klaus Schuze e etc. Bandas como Pink Floyd, King Crimson, Frank Zappa, Van Der Graf Generator, também se utilizaram muito de elementos concretos.








    Brasileiros aconselho Tom Zé e Hermeto Paschoal.

    Hawklord
    Veterano
    # out/12 · Editado por: Hawklord
    · votar


    Lelo Mig
    fernando tecladista
    Cara, Popol Vu, Tangerine Dream, Guru Guru, Faust , Henry Cow, Soft Machine, Edgar Froese, Klaus Schuze, Frank Zappa ,Varesse e Stockhausen eu já conheço tudo.Até Tom Zé e Pascoal.
    Se por estudar vocês acham que ouvir esses caras e tentar tirar umas ideias e tal já vale, eu estudo bastante.

    P.s:por estudar eu entendi pegar uns livros e tal e ficar estudando metodos de composição e manipulação de som, algo que eu até pretendo fazer, mas não agora

    joaormrt
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Quer minha sincera opinião? Uma bosta, horrível, péssimo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Avaliem:O Dilema da Ratoeira Dentada