slvr Veterano |
# set/12 · Editado por: slvr
Fala, galera!
Tô abrindo esse tópico com o intuito de criar um debate acerca desse tema, com o foco voltado especificamente para música.
Afinal, quais são os fatores determinantes para, enquanto alguém tem um interesse razoável por alguma coisa, outros se tornam completamente obcecados? Por que enquanto uma pessoa trata o instrumento musical como um passa-tempo, outro passa mais de 10hrs por dia estudando-o? Seria um fator da própria personalidade estimulado pelo meio? Qual as verdadeiras motivações por trás disso?
Sobre outro tema diretamente ligado: O que é ser genial musicalmente? Seria um dom divino, inato do indivíduo ou algo desenvolvido? Que fatores influenciam para sermos percebidos como geniais? Habilidade, originalidade, a cultura na qual estamos inseridos, etc.
Pesquisando um pouco sobre Mozart, por exemplo, vi que seu pai, antes dele nascer, já tinha uma mentalidade de ´criar´ um grande pianista, algo nunca visto antes, pois se sentia um pianista frustrado. Era um sentimento meio doentio, e desde os primeiros anos Mozart já estava em profundo contato com a música, tendo o pai como professor e estudando durante o dia inteiro. O mesmo acontecia com outros gênios, como Beethoven, que também começou nos seus primeiros anos e era espancado pelo pai quando se recusava a estudar. Passavam o tempo inteiro fazendo isso. Mesmo assim, a primeira obra tida como realmente genial de Mozart foi em 1777, quando já tinha 21 anos.
Será que essa coisa que muitos julgam ser uma benção, que nasce com o indivíduo, não é apenas algo desenvolvido? Algo em comum entre todos esses notórios artistas é o fato de terem sido ´obrigados´ a embarcar na música desde bebês, praticamente. Claro, vão ter muitas variáveis para alguém ser percebido como gênio, mas particularmente acredito que não existe talento inato. Vão ser diversos os fatores que vão influenciar as pessoas a perceberem essa genialidade, como cultura, época, uma capacidade de perceber algo extremamente grandioso e único no artista, a geografia (e se esses grandes gênios da música fizessem essas mesmas obras em outros países?)
O objetivo desse texto é gerar dois questionamentos: Até que ponto somos responsáveis pelos nossos interesses e desinteresses? O segundo: Será que não levamos o conceito de genialidade ao pé da letra? Será que essa coisa que muitos julgam ser uma benção, algo inato, não é apenas algo desenvolvido? Reflitam sobre o quão delicado é o caminho que alguém tem que traçar para ser visto com tamanha grandiosidade, já que são diversos os fatores que influenciam tudo. (e se algumas das grandes obras fossem compostas décadas atrás ou á frente, em outro continente, outra cultura, com outra família) Não sei se conseguem perceber a idéia, mas quero dizer que o caminho traçado para terem obtido exatamente o que apreciamos hoje foi extremamente sútil.
*Tem um livro chamado ''O gênio em todos nós'', o título parece meio auto-ajuda, mas não é, haha. Muito interessante, fala exatamente sobre isso e contesta essa idéia que a maioria tem em relacão a dom. Vale a pena.
Desculpa se falei alguma merda, a tentativa foi mostrar um ponto de vista que a grande maioria não vê. Ficam os questionamentos! Opinem!! Abraço
|
Pão Quente Veterano |
# set/12
· votar
Bom eu acredito que se tu traçar um objetivo e seguir em frente com a mentalidade "eu vou chegar lá, ou quero", e for obsecado e obstinado tu vai chegar lá.. Haveram altos e baixos nessa trajetória porém se mantivermos o nosso foco é possivel sim chegar lá. Isso vale pra música ou qualquer outra coisa, até pra lavar louça o/... não sei como mas vou lavar essa pia de louça... O importante é continuar praticando, errando e aprendendo, errando de novo e de novo, repetir repetir, ficar realmente obsecado.... Pra mimnão existe genialidade se a pessoa sabe e se a pessoa é boa ela fez o que eu disse aí em cima... treino pratica... treino treino treino... errando bagaralho, sem a vontade a perseverança não é possivel alcançar os nossos objetivos e digo de novo.. isso vale para a múscia... isso vale para tudo...
|
Thiago Fernaandes Veterano |
# out/12
· votar
O primeiro de tudo é ter disciplina e foco , pois estudando diariamente você realmente conseguirá chegar em um nível muito melhor. Mas há algumas pessoas que tem maior facilidade do que outras, é notável, algo chamado de dom ... Além de toda essa teoria, obtida por meio de estudos diários, há também algo meio dificil de se explicar, algo como um "feeling" uma "vibe", algo que você sente quando está tocando e consegue até transpor para que outras pessoas sintam também, e isso é fenomenal ! Olhe um Yamandu Costa tocando seu violão , existe ali uma técnica muito elevada aliada com um "feeling" impressionante. São coisas que não são adquiridas com técnica nenhuma, é claro que a técnica engrandece muito a forma de tocar, mas o "feeling" ou como queira chamar é algo mágico. Estude diariamente e toque sempre para sentir e passar para as pessoas coisas boas, tocar as pessoas, afinal quem define a genialidade que você tanto busca não somos nós, é o publico que ouviu e sentiu algo de alguma forma. Chico Buarque me toca muito quando canta e ele próprio não se considera cantor, de fato. É isso amigo , espero que tenha conseguido expor algo nesse tema tão relativo e interessante.
|