Autor |
Mensagem |
Filippo14 Veterano |
# set/12 · Editado por: Filippo14
Bom gente, sempre curti muito musica instrumental e a algumas semanas passei a ouvir muito Tribal Tech, Allan, Frank Gambale. Esse tipo de som me contagiou muito. Queria saber se tem alguma dica para tocar esse gênero musical.O fusion veio da mistura de música erudita, jazz e rock, lógico com algumas variantes, mas na base seria isso ai. Ao se estudar jazz, logo se ve que a música muda a quase todo acorde, não tendo tom em muitas delas. A questão é que na minha concepção, o fusion é mais "tonal", parece que ele segura mais no tom e as mudanças são mais visiveis, mas ao mesmo tempo suaves. Quando muda o "tom" ou ideia do momento, percebe-se de uma forma bem diferente em relação a mudança do jazz, por isso gostaria de saber, se eles usam algum tipo de cadencia, ou as vezes apresenta uma mudança de um acorde X para um Y resolvendo no Z, bom esse tipo de coisa. Acredito que esse tópico poderia virar um local para troca de informações quanto a abordagem e à harmonia e melodia desse tipo de música não parando apenas em guitarristas, mas abrangendo todo o estilo.
Abração
|
Lelo Mig Membro
 |
# set/12
· votar
Cara, não há fórmula X+Y = Z.
Quando este tipo de coisa é aplicado, a música se torna um pé no saco, um porre.
Independente de jazz, rock, funk, fusion a música, mesmo que feita por músicos com formação, é intuitiva.
Fusion, o próprio nome sugere "fusão" de Jazz + Algum ou vários estilos.
Basta isso para ser Fusion, não necessita de nenhuma equação matemática para definir passagens, mudanças e etc.
|
clebergf Veterano
 |
# set/12 · Editado por: clebergf
· votar
Filippo14
Cara, fusion é praticamente sem regras cara é pegar td q vc estudou e combinar... Como disse o Lelo Mig tem bastante de intuição, porém a intuição aparece depois de se estudar e internalizar os conceitos, pelo menos essa é a visão que eu tenho.
Tem um cara que eu curto muito é o Mateus Starling, de tanto curtir o som dele comecei a fazer aulas com ele. Ele tem vídeos aulas do assunto e dois cds que são fusion.
|
Filippo14 Veterano |
# set/12
· votar
Lelo Mig clebergf Sim, eu sei que não tem regras, não consegui explicar bem talvez. Na harmonia do fusion é comum ter centros tonais? Existe alguma saida comum para cair em outro tom?
Melhor ainda, alguem tem um pdf de musicas de fusion, de preferencia com a melodia em partitura e a harmonia acima da mesma? Eu estudo jazz, samba, mas gostaria de entender esse lance do fusion, queria analisar alguns songbooks do Tribal Tech, Allan Holdsworth, Frank Gambale e qualquer outro nome que vcs conheçam. Creio que assim ja me ajudaria muito.
Valeu, abração
|
Filippo14 Veterano |
# set/12
· votar
Ajuda ai gente
|
Filippo14 Veterano |
# set/12
· votar
Po ninguem curte um fusion?
|
Filippo14 Veterano |
# set/12
· votar
up
|
Filippo14 Veterano |
# set/12
· votar
Ae gente, aproveitando, ouvi falar de um guitarrista de Fusion, o Pat Menethy, alguem conhece algum songbook ou algo sobre ele e os outros que pode ajudar?
|
Filippo14 Veterano |
# set/12
· votar
Tópico inutil, ninguem ajuda. Algum Moderador fecha ai
|
Hawklord Veterano |
# set/12
· votar
o fusion é mais "tonal" não sei da onde você tirou isso
|
Filippo14 Veterano |
# set/12
· votar
Hawklord Miles Davis para mim é jazz, fusion segue outra linha, mais rock
|
Rednef2 Veterano |
# set/12 · Editado por: Rednef2
· votar
Fusion é aquilo mesmo que Lelo Mig falou, é a fusão do Jazz com outro estilo.
Viaja nesses:
Esse é Jaco Pastorius:
|
Rednef2 Veterano |
# set/12
· votar
Filippo14
O fusion surgiu do album "Bitches Brew" de Miles Davis
|
Filippo14 Veterano |
# set/12
· votar
Rednef2 Não sabia disso, achava q era com o Holdsworth mesmo è que eu vejo muita diferença musicalmente, nem de analise, pois não conheço nenhuma harmonia de fusion, mas ao ouvi-las, parece-me que elas são muito diferentes de uma Donna Lee por exemplo. Percebo que elas não mudam tanto quanto uma Giant Steps, é isso que eu quis dizer, tem tempo do musico da melodia se desenvolver, da tempo dele criar algo em cima daquele acorde e não ficar "fritando" em cima de uma base cheia de acordes com aproximação e pequenas cadencias improvisando muito bem em cima, porem, "preso ao tempo" do acorde, não da tempo de desenvolver uma ideia tonal como para mim aparenta ter no fusion, não sei se eu fui claro agora, pedindo até mais, existe algum songbook de fusion? O realbook é de jazz, tenho ele, mas gostaria de saber se existe um proprio para esse estilo ou que haja musicas desse estilo. Valeu
|
Eric Clapton Veterano |
# set/12
· votar
Filippo14 Holdsworth mesmo
E pra ser sincero, Holdsworth é até mais rock progressivo do que o fusion propriamente dito.
Vide suas bandas.
|
Filippo14 Veterano |
# set/12
· votar
Eric Clapton Ahh, vc acha? Pra mim aquilo é fusion mesmo
|
Hawklord Veterano |
# set/12
· votar
Filippo14 Miles Davis para mim é jazz, fusion segue outra linha, mais rock
dizer que o pai do fusion não é fusion... eu hein
|
Eric Clapton Veterano |
# set/12
· votar
Filippo14 Ahh, vc acha? Pra mim aquilo é fusion mesmo
EU não acho, eu tenho certeza.
Procure por bandas clássicas de Progressivo dos anos 70 em que ele fez parte como Tempest, Soft Machine, Soft Works, Gong, Gongzilla e UK
|
Filippo14 Veterano |
# set/12
· votar
Eric Clapton Bandas que ele fez parte é uma coisa, a carreira solo dele é outra. A carreira solo dele e um Jethrull Tull não têm nada a ver
|
Rednef2 Veterano |
# set/12
· votar
Filippo14 Nunca parei pra analisar diferença de fusion e Jazz, mas acho que Jazz deve ter umas coisas mais "quebradas".
Não sei se tem songbook de fusion não, tenta procurar no google.
|
Filippo14 Veterano |
# set/12
· votar
Rednef2 É bem isso que eu quis, dizer, mais "quebradas". Tentei ja, parece que não tem mesmo
|
nogravity Veterano |
# mai/13
· votar
Bom, tem um pdf do Allan no 4shared, juntamente com um vídeo instrucional que talvez ajude! Abraço.
|