Dúvida teoria musical

    Autor Mensagem
    Edgar primavera
    Veterano
    # ago/12


    Boa noite, eu estou com uma duvida sobre uma imagem que tem num livro de teoria musical que eu tenho, alguém pode me ajudar?

    imagem

    eu não entendi a parte do Dó> tom maior> Ré> tom menor> Mi

    pelo que sei, o Mi é um tom maior que o Ré, ou estou errado?

    Scrutinizer
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: Scrutinizer
    · votar


    O que está embaixo indica a distância entre as duas notas nos lados, e uma nota "maior" que a outra, é um termo estranho, eu não entendo o que você quer dizer com isso.

    LeandroP
    Moderador
    # ago/12
    · votar


    Eu não entendi isso aí não, tem como postar a página para considerar o contexto?
    2

    Scrutinizer
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    LeandroP
    Parece que tem relação com a intonação justa e que assim tem semitons com tamanhos diferentes.

    LeandroP
    Moderador
    # ago/12
    · votar


    Scrutinizer

    Só se for isso mesmo. Pra instrumentos não temperados.

    Edgar primavera

    Diz pelo menos o nome do livro.

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/12 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Edgar primavera

    Este desenho se refere a uma escala de Dó maior e seus intervalos.

    Não existe nota maior ou menor. De modo bem simplificado, o que define se uma escala é maior ou menor é a posição de sua terça.

    Quanto a esta referência escrita embaixo dos intervalos "tom maior" "tom menor" etc, não sei o que significam.

    Como disseram acima, pode ter a ver com instrumentos não temperados.

    Instrumentos não temperados (violinos, violoncelos e fretless em geral) possuem a definição de "comas" (comas são 9 divisões entre um tom e outro).

    De forma geral é legal você usar a regra de intervalos

    escala maior: tom/ tom/ semitom /tom/ tom /tom /semitom

    escala menor: tom/ semitom/ tom/ tom /semitom /tom /tom/

    exemplo:

    escala maior de dó:
    dó ré mi fá sol lá si dó

    escala menor de dó:
    dó ré mib fá sol láb sib dó


    Obs: Sou autodidata, se falei merda, os maestros me corrigem aí depois!!

    Edgar primavera
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Desculpem por não ter postado a página inteira para voces entenderem melhor, aqui está:

    imagem

    o livro é Teoria Musical da autoria de Bohumil Med

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/12
    · votar


    Obviamente no texto, o autor esta se referindo (neste exemplo) ao sistema natural.

    A divisão não era de 4.5 comas para semiton e sim 5 comas /semiton/4 comas tom ou 5 comas /semiton/4 comas tom e esta foi uma briga secular entre físicos e músicos, até o tratado de Bach, que convencionou 4,5 comas como padrão divisório. O que estabeleceu um padrão de 12 semitons iguais na oitava.

    Desta feita, o que ele mostra como tom maior/semiton menor e etc, é o sistema métrico "perfeito", antigo, serve como cultura, mas não é mais utilizado, pelo menos na música ocidental.

    LeandroP
    Moderador
    # ago/12
    · votar


    Lelo Mig
    Desta feita, o que ele mostra como tom maior/semiton menor e etc, é o sistema métrico "perfeito", antigo, serve como cultura, mas não é mais utilizado, pelo menos na música ocidental.

    Isso pra instrumentos temperados. Pra instrumentos não temperados acho importante. De qualquer forma, é bom saber, entender essa subdivisão entre uma nota e a sua repetição (oitava).

    Jm7
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Ae Edgar primavera
    o semitom indica que não existe E# e portanto nem Fb,já este tom menor não posso dizer nada pois não sei se faz referência à escala de C não a outra outra.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida teoria musical